Verbo FM

Casamento e ministério

Zuleica Messias
Professora do Rhema e Escola de Ministros

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida(Provérbios 4.23)

Deus está de olho no nosso coração. Quando o nosso coração está correto, as atitudes se tornarão corretas. Deus não está impressionado com o que Ele vê aqui fora, mas dentro do nosso coração. Para Ele, o que de fato vale é a atitude do nosso coração.

O mundo está mergulhado cada vez mais em trevas, mas a Igreja vai mergulhar na glória de Deus. Deus sempre está de olho no coração. Oportunidades se abrem pelo coração.

Não existe ministério de sucesso desassociado de uma família de sucesso.

O ministro tem que saber cuidar bem da sua casa para poder cuidar bem do seu rebanho. Se ele não sabe cuidar do pequeno rebanho da sua casa, imagina da igreja?

A unção é importante na vida de um ministro, mas não é o único requisito para entrar no ministério e desenvolvê-lo com eficácia.

É bom fazer uma “pesquisa de campo” na família, com a esposa, com os filhos e até com os vizinhos, para perceber como anda os relacionamentos do ministro.

Cuidado para não dar “tristemunho” do evangelho em sua casa e na vizinhança. Isso tudo é importante para entrar no ministério e é essencial para permanecer nele.

Um ministro não deve ter cuidado apenas da sua casa, mas da sua vida conjugal também. Precisa aprender a manter o seu jardim em ordem e bem cuidado.

Em João 2.1-10, vemos que o primeiro milagre de Jesus foi em uma festa de casamento.

Casamento é uma aliança divina, mas vemos no Brasil, hoje, infelizmente, tanta banalização ao casamento. Atualmente, para muitos, o casamento é como um copo descartável que você usa e joga fora quando não serve mais.

Quando o casamento fica ruim é porque já estava deteriorado há muito tempo. Todo casamento precisa ser nutrido e regado assim como um jardim. Tem pessoas que ganham milhões, mas, de repente, gastam, gastam, gastam e aí o dinheiro acaba. Isso também acontece nos casamentos, porque de uma fonte da qual só retiramos e nada depositamos, um dia irá faltar.

Muitos casamentos terminam por coisas pequenas que os casais não resolvem e esses problemas vão se acumulando. Isso é perigoso!

Manter o seu casamento em ordem é uma responsabilidade sua e não de Deus. Tem muitos casais esperando que Deus faça algo, enquanto é responsabilidade do casal mudar de atitude.

Existem muitos problemas no casamento porque os casais ignoram os pequenos sinais. Observe as pequenas coisas do dia a dia e não “empurre com a barriga” os seus problemas e as diferenças, mas sentem, conversem e resolvam.

Às vezes, existem coisas acontecendo debaixo do nosso nariz e não estamos vendo, porque o nosso foco é outro.

Não adianta você querer o fruto de uma semente que você não plantou.

No casamento, a lei da semeadura também funciona. Se você planta, você colhe! Se você não planta, não colhe! Casamento é como conta corrente: você só poderá sacar se, antes, houve feito algum depósito.

Há pessoas querendo o retorno do que elas mesmas não deram.

Casamento não é loteria. Isso não tem fundamento bíblico. Casamento é a junção de duas pessoas vivas. Esse relacionamento precisa de investimentos para que dure a vida inteira.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!