Por: Klycia Gaudard

E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.” (Gênesis 9:20-26)

Sabemos que Noé teve uma direção de Deus para construir a arca. E ele construiu, mesmo debaixo de criticas de pessoas. E conforme Deus havia falado, começou a chover .

Imagina uma direção que você tem, e que parece uma loucura e você não sabe quando isso vai acontecer… e você vê isso acontecendo, tudo se concretizando, Deus o abençoou porque tinha uma aliança com ele, foi algo fantástico o que aconteceu ali, mesmo parecendo loucura.

Noé era um lavrador e ele voltou ao seu trabalho após o acontecimento. Ele plantava uvas e acredito que foi isso que ele fez. (o lavrador, deve usufruir do fruto do seu trabalho), só que Noé se empolgou, e bebeu muito, se embebedou. Sabemos que ele tinha três filhos que o acompanharam em todo tempo de construção e eles estavam dentro da arca, viram a concretização da palavra de Deus. A Bíblia diz que Deus abençoou a Noé e sua família, ou seja, seus filhos.

Os filhos estavam muito perto dele, sabe alguém que está muito perto de você e vê as suas lutas? Seus avanços? Seus fracassos? Alguém que acompanha você que vê que você cresceu, mas que ainda tem coisas que precisam melhorar? Isso é família. Meu esposo Renato sabe as falhas que eu tenho e onde preciso melhorar.

As pessoas que convivem conosco veem onde erramos, vê nosso comportamento, tem gente observando você, gente que conhece você. Isso é relacionamento. E os filhos de Noé conheciam o pai, sabiam o que ele era bom e o que precisava melhorar. Só que Noé pisou na bola.

Eu tenho dois filhos e fico observando a diferença na personalidade dos meus filhos. Tem filho que gosta de fazer piada, outro é mais sério. Mas olha o que aconteceu, Noé ficou bêbado na tenda, um dos seus filhos entra vê o pai assim e sai para falar com seus irmãos. “Vocês não sabem que está bêbado lá dentro.” “Não sabe o que aconteceu, o que acabei de ver… o papai além de bêbado está pelado” ele vai contar o que acabou de ver.

Qual é a atitude dos irmãos na mesma hora que ele fala? Eles correm para cobrir a vergonha do pai, mas eles não cobrem de qualquer forma, eles pegam uma grande manta colocam nos ombros, entram de costas na tenda, para que não vejam o pai, o cobrem  e saem da tenda. Olha a atitude desses dois filhos. Olha a diferença de atitude. Um saiu correndo para contar o erro do pai, os outros cobriram a nudez da vergonha pelo ato do pai. Eles não apenas queriam cobrir como não queriam nem ver a nudez do pai. Olha a diferença de comportamento, atitude e postura.

Qual foi o resultado dessa diferença?

Foi uma diferença com resultados perpétuos. Aquele que zombou, riu, foi amaldiçoado pelo pai. Por causa daquela atitude acabou tornando-o servo dos seus próprios irmãos. Aquele filho iria reinar com autoridade, mas ele perdeu isso, porque expôs a vergonha do seu pai.

Isso não é uma coisa só do Antigo Testamento. Em I Pedro quando Pedro fala da convivência, do relacionamento.

E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.”1 Pedro 4:7,8

No texto acima Pedro está se referindo ao amor de Jesus, mas também a algo que está em

O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.” Provérbios 10:12

Quero que saibas que existe uma responsabilidade sobre a sua vida em relação aos erros das outras pessoas. Essa responsabilidade não é de você sair da tenda e ir contando as outras pessoas o que aconteceu.

Quando você levanta uma acusação contra outra pessoa, quando aponta o dedo, expõe a vergonha dos outros, o erro, muitas vezes, você só está dando vazão a algo que já pensava sobre aquela outra pessoa e agora achou a oportunidade perfeita. Não use o erro das pessoas como ponta pé para você falar mal dela.

Outra coisa que acontece é que, as vezes, expomos os erros das outras pessoas, quando aquilo tem algo a ver conosco, aquilo tem a ver comigo, eu não suporto aquele tipo de coisa em mim. Ou eu não posso fazer determinadas coisas e quando alguém faz eu me espelho naquilo e acuso a pessoa para eu poder ficar bem. Para que eu me sinta melhor, para que melhore até a minha auto estima, para que pense: eu estou melhor nisso. Eu acuso a outra pessoa para que eu fique bem na fita. Isso é pecado, errado!

O amor precisa cobrir, para isso, precisamos amar intensamente as pessoas. Independente do que aquela pessoa tenha feito. Temos que amar intensamente.Quando você mostra e espalha o erro do outro, com a intenção de expor, você está desobedecendo a palavra de Deus não está andando em amor e por isso, está em pecado.

Quantas vezes eu já ouvi Guto dizer: “eu prefiro sofrer o dano”. Ele prefere sofrer o dano, acolher as pessoas e dar uma nova oportunidade, sentar, conversar e acalmar aquela situação e andar em paz com Deus e isso me ensina uma grande coisas primeiro que eu preciso melhorar muito, que preciso tomar cuidado com as minhas palavras e com a impressão errada que posso vir a ter de determinadas pessoas e que não era nada daquilo que eu pensava. Se eu abro a minha boca para espalhar o erro, quando eu for checar a verdade e ver que é diferente daquilo, quem vai estar errada sou eu.

Quando alguém perto de nós fizer algo errado, nós precisamos cobrir aquilo e não quer dizer com isso que você vai ficar escondendo os erros dos outros debaixo do tapete, não é isso. Até porque a bíblia fala para falar com a pessoa sobre o erro dela, mas o que estou dizendo é que não devemos sair falando e expondo para os outros os erros das pessoas. Não devemos espalhar e fazer piadas sobre aquilo.

Não vamos aproveitar as oportunidades para expor os erros das pessoas, não vamos fazer como os filhos de Noé nem vamos mostrar a nudez das pessoas.

Com as suas palavras você pode queimar a influência de uma pessoa e aquela pessoa talvez nunca mais recupere a sua influência naquele grupo novamente.

Tome cuidado com as suas palavras, comportamentos e atitudes. Ame ao próximo ardentemente.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!