A cada ano, o tema do Dia Verbo da Vida de Missões (DVVM) promove uma verdadeira inspiração coletiva no Ministério Verbo da Vida (MVV), desde a sua escolha, criação das artes, nas suas estratégias e ainda na decoração de todas as igrejas. Para 2023, o título que foi aprovado por todos foi bem oportuno: Um Legado Missionário. O tema está relacionado aos 40 anos da chegada do Ap. Bud e Mama Jan Wright ao Brasil.
A escolha do tema deste ano quebrou a sequência de homenagens ao trabalho missionário nos diversos continentes, que começou com a Ásia e as Américas. Mas foi por um motivo justo. Afinal, as quatro décadas da chegada dos nossos fundadores ao nosso país tinha que ser marcado de uma forma especial.
Um tema para gerar consciência missionária
Larisse Farias, coordenadora da Agência de Missões Verbo da Vida, contou que a ideia para o tema do DVVM 2023 era de ser algo que trouxesse a consciência para as igrejas a respeito da visão missionária do nosso ministério. E tudo começou quando Suellen Emery, supervisora da Agência e da Escola de Missões Rhema, juntou toda a equipe para um brainstorm que definisse o tema para este ano.
“Quando lembramos que a chegada do pastor Bud Wright ao Brasil foi em 1983 e que, em 2023, estava fazendo 40 anos desse marco, paramos e amadurecemos essa ideia, pois é uma data comemorativa. Então, decidimos que neste ano iríamos focar nisso, celebrando essa data”, contou Larisse.
Suellen sempre fala que o ministério não quer que os holofotes estejam sobre uma pessoa apenas, mas sobre o que Deus está fazendo através dela. Larisse completou: “É impossível não falarmos do Pr. Bud e Jan e não ver o legado que ele deixou. Ele e Mama Jan são responsáveis por construir muitas coisas que têm impactado a nossa vida, não só no Brasil, mas em todo o mundo”.
Segundo a coordenadora, o legado de Bud e Jan partiu da decisão deles em obedecer ao Senhor e vir para o Brasil. E não foi só obediência para vir, mas também para se preparar, pois em uma etapa anterior, eles precisaram cumprir para se tornarem aptos para exercer o chamado.
Assim, eles fizeram o Rhema nos Estados Unidos e já vieram com uma bagagem pronta para que a Palavra da Fé pudesse ser plantada no Brasil. “Desde o primeiro passo, eles não queimaram a largada. Eles se formaram em junho e em agosto chegaram ao Brasil”, lembrou Larisse.
Ela ainda disse que estão com muita expectativa para o Dia Verbo da Vida de Missões deste ano, que será realizado em todas as nossas igrejas no próximo domingo, 20 de agosto. Larisse comentou: “A preparação das igrejas é maravilhosa. Todos os anos, recebemos um excelente feedback das igrejas. E, a cada ano, as igrejas estão abraçando essa ideia e realmente se preparam para esse dia. Elas preparam o louvor, decoram o lugar. Agora mesmo já tem totem de Bud e Jan em tamanho real. É uma grande festa”.
Um visual surpreendente
Segundo Filipi Rodrigues, diretor de criação do MVV, a primeira ideia para a imagem do tema de 2023 seria usar alguns missionários representando cada continente, o que se tornou inviável por diversos motivos. Além do que, é uma solução bastante utilizada quando se pensa em missões. “Quando se fala em legado, você pode tocar tanto no processo da vinda do Pr. Bud, quanto no que ele fez depois”, disse Filipi.
Foi justamente essa linha que Filipi pegou para construir a arte do DVVM 2023. Ele contou: “Eu pensei em missões. Missões lembra viagem e viagem lembra mala. Por outro lado, histórias lembram acontecimentos e acontecimentos lembram fotos. Então, fotos tem a ver com legado e mala tem a ver com missões. Aí, joguei essas fotos dentro dessa mala e coloquei ainda o elemento do farol, que tem a ver com a nossa marca”.
Para finalizar, Filipi juntou o selo, idealizado pelo colega de equipe Alek Queiroz, com uma imagem que representou bem a ideia e deu uma mexida na cor, para deixá-la mais quente, mais emotiva, mais calorosa, como ele mesmo falou. Depois só foi juntar fotos históricas do casal fundador. E o resultado ficou surpreendente.
“Todo esse processo criativo fez com que a gente chegasse nessa arte final que passa uma mensagem sem precisar ser traduzida. Ela é autoexplicativa, pois carrega uma mensagem só em você olhar”, resumiu o criativo.
Filipi considera que as principais marcas do Ap. Bud são a excelência e a alegria. Ele era excelente para as coisas de Deus. Ele era intenso. E eu absorvi muito isso dele. Quando eu encontrei o pastor, eu conhecei a visão que ele carregava. Eu ‘colei’ nessa visão porque tinha muita coisa com que eu me identificava”, concluiu.
Um gibi feito para as crianças
Larisse lembrou ainda que todos os anos, adultos e jovens têm acesso a um grande material e conhecem a história e as crianças não tinham um material tão específico para elas. “Mas neste ano, as crianças, na linguagem delas, com ilustrações específicas para elas. O nosso ilustrador Godofredo Couto desenvolveu toda a história, todo o material do gibi Bud & Jan. Assim, estamos muito felizes porque as crianças vão poder ler também sobre a história do Pr. Bud e vão poder contar aos outros, porque agora esse material está acessível a elas”, disse a coordenadora.
Godofredo, por sua vez, contou que a sua experiência com os livros do personagem Guerreirinho, em parceria com a editora Rhema Brasil, desencadeou o convite para o desenvolvimento desse novo material. “Fiquei muito honrado por essa nova parceria. Eu me divirto com as crianças e me alegro em saber que o que fazemos toca o seu coração com a Palavra de Deus. Realmente caprichamos para oferecer um material de qualidade”, disse o ilustrador.
O processo criativo do gibi Bud & Jan contou com a total colaboração da Agência de Missões Verbo da Vida, que fez o levantamento da história do casal fundador do MVV. A partir dos relatos, Godofredo iniciou a criação dos personagens que iriam representar as pessoas reais, como também a procura de imagens dos locais por onde eles passaram.
“Foi um desafio fazer esse gibi porque, diferentemente do Guerreirinho, as pessoas deveriam ser reconhecidas, mesmo tendo o formato de personagens de quadrinhos. Mas, graças a Deus, todos amaram a revista, especialmente as crianças, que, segundo os pais, não largam o gibi e querem também desenhar os personagens. É uma grande alegria ver a festa que eles fazem com a leitura”, festejou.
Godofredo contou também sobre um dos momentos mais emocionantes no processo de criação do gibi. Ele disse: “Para ter uma melhor visualização de uma das cenas da revista, eu subi no topo de um prédio no centro de Campina Grande para ter a mesma visão que Bud e Jan tiveram da cidade, quando o Senhor confirmou com eles sobre o local onde deveriam iniciar o Ministério Verbo da Vida.
Coube a Godofredo fazer ainda a adaptação da arte do DVVM para a versão infantil. Ele contou que, para essa composição, sempre busca fazer uma imagem que realce os elementos da arte original, acrescentando cores mais vivas e elementos que atraiam ainda mais a atenção dos pequenos. Vale lembrar que o gibi Bud & Jan está disponível no verboshop.com.br e nas livrarias das igrejas Verbo da Vida de todo o país.
2 Comentários
Estamos inspirando, respirando e transpirando esse dia. Será marcado como sempre em nossas vidas pois foi através desse casal que debaixo de uma visão nos conduziu até aqui. Esse legado carregaremos até o dia em que Cristo nos chamar. Somos gratos a Deus pelas vidas do apóstolo Guto e Suellen e todo o Ministério Verbo da Vida.
Estamos orando e com grande expectativa por esse dia, pois marca a vinda dos nossos apostolos, é uma alegria e motivo de celebrar porque hoje temos a palavra da fé nessa nação e indo para os quatros cantos da terra. Cremos em uma grande celebração, por que afinal são 40 anos de incontaveis frutos, de milhares de pessoas que foram tocadas pela unção desse casal, nos alegramos pelo nosso apostolo Guto, como nosso apostolo Bud foi guiado em colocar o seu sucessor um homem tão simples como guto que tem sido um referencial para todo o ministerio, um homem de Deus de carater de integridade de seriedade de boa reputação cheio do espirito e da palavra e que tem uma familia abençoada envolvida e comprometida nesse ministerio. Louvamos ao senhor pela vida de Suellem e guto.