A pequena Estrela africana guiou seus pais até Jesus

A garotinha contribuiu para a salvação da sua família e o seu pai, Luiz, foi presenteado com uma viagem surpresa ao Brasil.

O africano Luis Chitsumba está vivendo o céu na terrra. Ele está muito maravilhado e feliz com tudo o que está acontecendo em sua vida. Luis é um dos participantes da Conferência de Ministros Nordeste 2024 vindos direto de Moçambique, na África. O que é mais surpreendente é que ele e sua esposa Talvina entregaram suas vidas a Jesus no ano passado por influência de sua pequena filha de três anos chamada Estrela.

Tudo começou quando ele sonhava em ter uma filha. Segundo disse, vivia alimentando esse pensamento e acreditando que o seu primeiro filho seria uma menina. “Graças a Deus, Ele me concedeu esse presente. Como foi uma menina, quis dar a ela o nome de minha mãe, que era Estrela”. E assim a pequena se tornou um presente de luz para a sua família.

Quando Estrela tinha apenas dois anos, uma vizinha adolescente a levava, aos sábados, para a Igreja Verbo da Vida de Maputo, em Moçambique, com a permissão dos pais. Com o passar dos anos, Estrela mostrou um comportamento diferente em casa, sempre orando pelos pais e louvando a Deus com as canções que aprendia no Departamento Infantil da igreja. A menina não sabia, mas ela estava enchendo sua casa com a Palavra de Deus na linguagem dela e influenciando os pais.

Segundo a missionária Katy Ramalho, que junto ao esposo Ricardo são os líderes locais, uma das músicas preferidas que Estrela cantava era Homenzinho torto. E foi assim até que um dia, em 2023, Estrela passou a convidar os pais para conhecer a igreja.

No primeiro domingo que ela os convidou, eles negaram. Mas no seguinte, Talvina foi e Luis ainda não. Duas semanas depois, a pequena Estrela convidou o pai mais uma vez e ele disse não. “Ela até chorou quando neguei e não podia mais dizer não. Então fui, e foi aí que tudo mudou na minha vida. Até que um dia, em um grupo de crescimento, explicaram sobre o novo nascimento e eu entreguei a minha vida para Jesus”, contou.

Ele também disse que, desde então, aprendeu muitas coisas que nunca tinha ouvido na vida. Ele disse: “O que é ensinado na igreja é tão diferente de tudo o que eu conhecia. Lá existe a verdade. E minha vida foi mudando dia após dia”. E assim, Luis e sua família permaneceram firmes na Palavra de Deus e se conectaram fortemente com a igreja. Hoje, Talvina serve no Departamento Infantil e ele no diaconato. Ambos também fazem parte da equipe do grupo de crescimento. Para Katy, esse é um testemunho vivo do poder de influência de uma criança.

Para o africano, estar no Brasil é um verdadeiro milagre: “É Deus operando em minha vida”. No início do ano, eu estava no carro indo para a igreja com o pastor Ricardo Ramalho quando ele disse que em maio eu iria viajar para o Brasil. Daí eu perguntei como isso ia acontecer. E ele disse que alguém tinha me convidado e pagou tudo para mim. Uau! Eu fiquei maravilhado com a notícia. Eu não esperava mesmo isso. Não estava nos meus planos. Foi uma grande bênção para mim”, comemorou.

Luis veio junto ao grupo de irmãos de Moçambique, incluindo o Pr. Ricardo e Katy. Ele falou que tudo isso se deve à insistência de Estrela em levá-los para a igreja. “Nunca pensei em dar um testemunho sobre a Estrela aqui no Brasil. É uma grande honra. Estou muito grato a Deus, à Igreja Verbo da Vida e ao povo brasileiro que tem sido muito receptivos conosco. Fomos muito bem recebidos. Glória a Deus!”.

Mesmo sabendo que iria ficar um tempo longe do papai, ele disse que Estrela ficou muito feliz e, ao mesmo tempo, emocionada quando soube que ele viria ao Brasil. “Ela chorou no dia em que eu vim para cá e queria vir junto comigo, mas sabia que não podia”.

Perguntado sobre os planos daqui em diante, Luis respondeu: “Estou muito focado em servir à igreja, para Deus. E é por isso que estou lá no grupo para aprender mais. Vou estudar na Escola Bíblica também para aprender mais, para que Deus possa me capacitar”.

Luis ainda deixou conselhos para pais de crianças pequenas com relação ao ensino da Palavra: “Eu apelo para que eles possam ouvir as crianças. A voz de uma criança para mim foi a voz de Deus para a minha vida. Era Deus falando para mim através da Estrela. Se eu não tivesse ouvido a voz dela, eu não estaria aqui hoje, eu não saberia de muitas coisas, eu não conheceria a Palavra”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!