Ana Nóbrega mora no Rio de Janeiro (RJ), mas é natural de Fortaleza (CE). A cantora é uma das ex-vocalistas do grupo Diante do Trono e, atualmente, segue uma carreira solo bem-sucedida no universo da música cristã. Recentemente, ela visitou a Igreja Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB), para gravar o videoclipe da canção O Verbo, nova música de Euller Oliveira, que será lançada em abril, e conta com sua participação.
Durante sua visita a cantora nos concedeu uma entrevista. Ela conversou sobre chamado, identidade e falou do novo projeto com Euller. Confira:
PORTAL – Você já tinha visitado Campina Grande? Qual a sua experiência em nossa cidade?
ANA – Eu vim a Campina Grande em uma outra vez, quando ainda fazia parte do Diante do Trono e é sempre uma alegria a gente vir ao Nordeste. Campina é uma cidade muito importante e sabemos que é nesse lugar uma das maiores festas do Brasil.
Milhares de brasileiros e até pessoas de fora do país vêm aqui para celebrar “X” ou “Y”. Eu me lembro que, quando a gente esteve aqui com o Diante do Trono, nós viemos bastante focados em entronizar o Senhor Jesus. E eu sei que a Igreja do Senhor que está aqui em Campina Grande tem feito isso, dia após dia, de lembrar a essa cidade e a cada cidadão daqui que Jesus é o Senhor deste lugar. Jesus é o Senhor do Nordeste e esta região não tem padroeiro, pois Jesus é o Senhor e ponto final.
PORTAL – Como surgiu a conexão entre você e Euller para gravar a música O Verbo?
O fato que eu citei que me emociona é perceber, no meu coração, que mesmo com tantos anos de ministério, já tendo passado pelo Diante do Trono, e hoje ter meu próprio chamado e missão, coisas lá do começo não mudaram em mim. Aquela simplicidade, o cuidado, o zelo de perceber e encorajar o outro, além de levantar uma nova geração… isso não mudou. Então, quando eu olho para Euller, eu lembro de mim e agradeço a Deus por saber que nada mudou. Continuo olhando como Jesus olharia e acreditando como Ele acreditaria. Eu tenho certeza de que Euller vai muito além do que eu tenho ido e isso traz muita alegria para o meu coração.
PORTAL – Quando você a ouviu pela primeira vez, que mensagem essa canção lhe transmitiu?
Acho que é uma canção completa e profética, que tem a ousadia de dizer que até o que ainda não existe, o que ninguém ouviu falar, as pragas que a ciência ainda não tem nem remédio para curar ou sequer consegue imaginar que irão vir sobre a terra, Jesus já tem o poder sobre todas essas coisas. É uma canção fortíssima e poderosíssima. Só tenho elogios para falar, porque além dela ser linda e cristocêntrica, a produção ficou incrível! Tenho certeza de que todo mundo que ouvir O Verbo vai ficar muito impactado.
PORTAL – E como você descobriu seu chamado na música? Pode contar sobre o processo de embarcar nessa missão:
Assim, eu já nasci com esse dom da música, com esse talento e com habilidades artísticas. Isso só foi crescendo e se desenvolvendo ao longo do tempo. Eu nunca tive dúvidas. Isso foi o que me forjou e, sobretudo, o Evangelho, que é a mensagem que eu canto e carrego. Por isso é que eu nem sei dizer quando, mas tenho certeza de que foi desde o ventre da minha mãe que Deus derramou tudo isso em mim e só tenho me descoberto a cada dia.
PORTAL – Existem muitos outros jovens que também têm esse desejo de começar uma carreira na música. Qual o conselho que você daria?
Acho que a derrocada, não só de um cantor, não só de um líder de louvor, mas de qualquer profissão é quando a pessoa esquece de onde veio e da obra que Jesus fez na sua vida. É quando você acha que é demais e que tudo o que está acontecendo é porque você é o “bonzão”. Não, não é. Quem nos preserva é o Senhor! A gente nunca pode esquecer isso, então esse é o conselho que eu dou!
PORTAL – Você já trabalhou especificamente com adolescentes ou jovens? Como foi essa experiência?
PORTAL – Além de cantar, você também ministra a Palavra. Pregar é mais fácil do que cantar?
E o que falar de um pregador? Você pode dizer que é só compartilhar um texto da Bíblia, mas não. Eu acho que quem pensa assim não sabe que uma pregação requer estudo, requer profundidade e, acima de tudo, consagração. Você abrir a boca e falar, como tantos mestres, inclusive do Ministério Verbo da Vida, exige uma vida consagrada. Então não é só abrir a boca. Eu nem sei lhe dizer o que é mais difícil, mas sei que para ambas as coisas, só vai acontecer, se houver unção para cantar e para pregar. Eu acho que o mais difícil é a preparação para isso. É o antes de tudo, para você chegar no altar preparado e aí Deus fazer através de você.