“O Verbo da Vida vai para todas as nações”. Essa frase é uma das mais emblemáticas dentro da visão que Deus trouxe ao coração de Bud Wright, missionário norte americano, fundador do Ministério Verbo da Vida, que em 2013 foi para o lar celestial. Mas, antes de ir, fez questão de deixar, muito bem registrada a visão que estava em seu coração. Ainda em vida, ele pôde ver a expansão desta visão em alguns países, porém, após sua partida, o Ministério tomou projeções ainda maiores.
O Verbo da Vida chegou a vários países em quase todos os continentes e chegou à Alemanha!
A primeira Igreja Verbo da Vida na Alemanha, que funciona na cidade de Erlangen, é liderada pelo casal Hesdras e Bianca Santana há quase 5 anos.
Hesdras esteve conosco em Campina Grande (PB) para participar da Reunião Anual de Pastores e Diretorias, e, na ocasião, nos contou um pouco sobre a história da igreja na Alemanha, bem como o que está em seu coração para os próximos anos.
Confira a entrevista:
PORTAL: Como foi o início da obra na Alemanha?
A obra começou em 2019 quando recebemos um casal em nossa casa. Ela brasileira, ele alemão. Ele, uma pessoa inteligentíssima, estava passando por problemas de depressão, de insegurança no seu trabalho, e nós, então, começamos a orar, e promover encontros com ele. Foi quando ele entregou a sua vida a Jesus; começou a meditar na Palavra e, a partir desse momento, Deus começou a tocar em nosso coração para dar o primeiro passo em direção à obra naquela cidade.
Um pouco antes disso, em uma conversa, Gleison — supervisor do Verbo da Vida na Europa — nos deu uma palavra que foi para mim um divisor de águas. Ele nos disse:
“Meus amados, vocês pensam que é pouco o que possuem, mas, para muita gente, pode ser muito.”
Então, com essa palavra, nós entendemos que era o tempo de darmos esse passo de fé, em obediência ao chamado que o Senhor tinha e tem para nós. E aí começamos, em junho, oficialmente, com o primeiro culto presencial, já no hotel onde acontecem os cultos até hoje.
PORTAL: Como foi a receptividade das pessoas com a Palavra?
Tem sido maravilhoso! Realmente as pessoas não conheciam a Palavra da Fé. Muitas mulheres chegam até Bianca, minha esposa, e conversam com ela. E já há muito tempo ela tem ministrado na vida de mulheres, até mesmo na igreja que a gente fazia parte antes de iniciarmos o Verbo da Vida. Mulheres ali se identificaram bastante com o que ela ministrava, e se juntavam para ter momentos de oração, de comunhão, recebendo a Palavra que a gente tinha. E tem sido assim também na igreja que iniciamos; pessoas têm sido atraídas para a Palavra, desejando estar ali aprendendo.
Já no primeiro ano, uma irmã desejou fazer a Escola Bíblica Verbo da Vida online. E temos também duas mulheres casadas com alemães que estão estudando na Escola Ministerial. E, desde esse tempo, já vamos completar cinco anos de igreja, agora em junho. A receptividade com a Palavra é fantástica. Ela faz a diferença e toca profundamente as vidas.
PORTAL: Vocês sentiram o impacto dos desafios culturais e como foi superá-los?
Eu precisei me adaptar, aprender o idioma, correr atrás das coisas. Cheguei com 27 anos, agora estou com 48. Você vê realmente que esse conhecimento da cultura, das pessoas e do idioma fazem toda a diferença. No início, não foi fácil superar essas barreiras de idioma, de entender as pessoas. Mas eu amo viver essas coisas, esses desafios, e superá-los.
Acho que fui criado no Senhor para superar esses desafios, que para muitos talvez fossem gigantes, mas o Senhor realmente me preparou, desde o ventre, para poder cumprir e superar esse tipo de coisa. E tem sido realmente muito bom completarmos essa carreira. Bianca agora decidiu se aprofundar no alemão, ela tem trabalhado numa loja de artigos orgânicos no bairro que a gente mora. Uma amiga nossa, alemã, foi quem ofereceu essa oportunidade para ela ajudar um dia ou dois por semana. E ela está se sentindo muito bem com essa oportunidade de praticar o idioma ali, ajudado, pessoas se interessam em entender a cultura brasileira também, fazem perguntas a ela. Hoje, graças a Deus, não há muitos desafio culturais, nós amamos estar ali. Certamente amamos essa cultura.
PORTAL: Qual a importância do uso da tecnologia no início da obra e durante a pandemia?
Foi fundamental. Mantivemos a obra em funcionamento graças ao advento da tecnologia para termos os cultos online. O Zoom, o YouTube, outras ferramentas online que a gente utilizou na época, realmente foram vitais para que a obra não parasse. Fizemos culto todos os domingos durante a pandemia, não desistimos e não esmorecemos naquilo que o Senhor nos chamou para fazer. Continuamos e perseveramos naquilo que Ele nos confiou. E, hoje em dia, ainda temos um culto online durante a semana, que é feito às quartas-feiras. Ele facilita o acesso das pessoas e tem tido uma boa aceitação.
PORTAL: O propósito da igreja é alcançar nativos ou também imigrantes?
Há muitas mulheres casadas com alemães, incluindo brasileiras. E temos o desejo de juntar essas famílias.
Uma dessas mulheres disse: “Realmente é o que a gente precisa”. E ali, tendo os nossos cultos em alemão e em português, ela confirmou que ali deveria ficar.
A gente se esforça para ministrar a Palavra no idioma alemão. Não é fácil. Nesses quase cinco anos que temos de igreja, é praticamente só a gente, eu que sou o tradutor ali, oficial. Às vezes, eu mesmo me traduzo, quando eu estou ministrando. Tem sido um desafio bem grande esse, mas Deus tem dado graça e temos superado isso aí também. Glória a Deus por tudo!
PORTAL: Fale um pouco do trabalho de Bianca com as mulheres:
Bianca já tinha o costume de passar tempo com as mulheres da igreja, convidando-as para sua casa, orando juntas, celebrando aniversários e até mesmo criando um grupo de mães e um grupo de bazar no WhatsApp. Ela mantém contato com mulheres de todo o Brasil e algumas da Alemanha, facilitando a troca de itens e vendas entre elas. Sua dedicação e generosidade são admiradas por todas, pois ela as recebe em casa com grande hospitalidade e cuidado. Além disso, Bianca tem sido fundamental em ajudar e apoiar diversas pessoas, inclusive organizando um culto mensal para mulheres na igreja, onde todas são abençoadas e se alegram ao receber a Palavra.
Elas estão lá, incentivando os maridos a se juntarem a nós. Bianca tem feito tudo com maestria. Ela aprendeu com tia Sylvia e com Suellen, durante o tempo que passou no Brasil. E tem colocado em prática na Alemanha.
PORTAL: Trabalho secular e ministerial… como conciliar?
Sempre afirmo que estou totalmente comprometido com o ministério, pois é por meio do meu trabalho na empresa como engenheiro de desenvolvimento de motores a diesel que a obra missionária é sustentada. Meu salário possibilita que eu esteja envolvido nesse trabalho. Embora ainda não precise dedicar 100% do meu tempo à igreja, sou grato por ter a Bianca ao meu lado. Ela desempenha um papel fundamental no funcionamento da igreja. Ela me consulta sobre as decisões a serem tomadas e as executa com maestria. Sem ela, a obra não seria a mesma, e eu dificilmente conseguiria liderar sem o seu apoio. Sempre reforço que estou 100% no ministério, pois sirvo ao Senhor com dedicação. O fruto do meu trabalho na empresa não só sustenta minha família, mas também contribui para a obra do Senhor. É por meio disso que o Senhor é glorificado.
PORTAL: Fale um pouco sobre as perspectivas para o futuro:
Estamos em busca de um novo prédio para a igreja. Hoje, Bianca foi ver uma proposta com um casal. Este é o desafio número zero, pois queremos ter um lugar excelente para as crianças. Em primeiro lugar, pensamos realmente nelas. Temos um local super apropriado para poder ter um culto infantil muito bom. Então, queremos ter esse espaço excelente para as crianças. Esse local é amplo, pois nos últimos domingos, ao ver as pessoas chegando, eu disse: “Onde caberão essas pessoas?
E após organizar as coisas com as crianças, vamos começar a fazer evangelismo nas ruas. Ainda não iniciamos porque não temos a estrutura para receber mais pessoas. Mesmo sem fazer uma divulgação intensa, tanto online quanto evangelizando pessoalmente, já temos um bom número de pessoas vindo, imagina se divulgarmos. Então, se fizermos algo mais intenso, seria complicado onde estamos hoje. Estamos progredindo lentamente, avançando aos poucos e confiando que o Senhor vai prover a cada passo de fé que dermos, Ele realmente trará o sustento e a manutenção das coisas para nós.
Recentemente, o casal participou do podcast Fala Missionário, transmitido através do canal do Ministério Verbo da Vida no YouTube. Acompanhe mais detalhes da obra na Alemanha assistindo abaixo:
4 Comentários
Muito obrigado meus queridos!! Obrigado Ana pelo lindo texto!!
Amamos vocês muito!!
Abraços
Meus pastores amados🩷
Somos gratos por tudo o que o Senhor tem feito por nós através das vossas vidas. Reconhecemos e honramos a unção do Espírito Santo sobre a vida de vocês. Seguiremos avançando no poder, na Graça e na unidade de Deus.
Somos um!Somos muitos!
Sou grata a Deus pela vida do pastor Hesdras e da amada Bianca pelo amor e carinho e dedicação para comigo e todo minha família e toda a congregação e visível a marca de Cristo sobre a vida deles Obrigado mi sinto honrada em fazer parte dessa família de erlangen
Mi sinto honrada por Deus por receber o pastor Hesdras e a amada Bianca este exemplo de amor aqui na Alemanha para mim toda minha família e pra toda congregação obrigado pastor amor de vocês e dedicação sem medida