Conheça o processo inspirador de composição de músicas

Pr. Manassés Guerra e Cinthya Miranda contaram como nasceram suas canções e dão dicas sobre o assunto.
Composição de músicas

A composição de músicas é uma arte inspirada pelo próprio Criador. Dentro do Ministério Verbo da Vida, o Pr. Manassés Guerra e Cinthya Miranda contaram como nasceram várias de suas canções e deixaram algumas orientações e dicas para compositores.

Desse modo, o ato de compor é o que converte o despercebido em notável, dentro da área musical. A composição parte da primeira arte e o processo responsável pelo nascimento de uma canção não tem receita certa.

Conforme Manassés Guerra, o seu processo de composição é diverso. Ele contou um pouco de sua experiência adquirida através dos anos trabalhados na área:

Manassés Guerra

“Não tenho um processo único de composição. Muitas canções vieram em momentos em que estava sozinho. Já escrevi enquanto estava lendo a Bíblia; a canção ‘Cristo’ foi escrita dessa maneira. Estava estudando o livro de Colossenses e a inspiração surgiu.

Mas, em outros momentos, comecei a compor de forma aleatória. Assim, em um deles, estava dirigindo. Tem uma música que escrevi saindo da igreja. Nesse dia, um assunto específico foi ministrado e a partir dali a letra daquela música começou a tomar forma no meu coração. Uma vez, no hotel, estava relaxando e comecei a meditar sobre Salmos 45. O pensamento sobre tal tema me fez cantar sobre ele. Assim, nasceu a “Canção de Amor”. São várias as formas que eu recebi e compus uma canção”.

De fato, para Cinthya Miranda, cantora muito conhecida pelos sucessos Salmo 23 e Salmo 139, a composição é feita de maneira muito singular e é manejada de acordo com a personalidade de cada compositor:

“Para mim, compor é como transpirar. Eu deixo sair meus pensamentos e os revelo diante de Deus. A maioria das minhas composições surgem num momento de oração, onde eu exponho aquilo que estou sentindo. Pego o meu instrumento e começo a salmodiar a Palavra.

Sei que pessoas fluem de forma diferente na composição, mas, para mim, ela inicia no meu relacionamento com Ele ou de processos que estou vivenciando. Ao compor o Salmo 23, eu estava estudando a vida do rei Davi e, nesse momento, vi como ele escrevia os Salmos.

Nesse mesmo dia, depois de um Culto de Oração, à noite, não estava conseguindo dormir. Abri a Bíblia novamente neste mesmo Salmo, sentei na frente do teclado e comecei a cantá-lo para o Senhor. Para mim, a composição é esse transpirar da minha vida com Deus”.

Ao passo que, por ter um processo muito singular, no meio da composição, cada um descobre, por si só, o caminho das pedras. Mas existem etapas que todos os compositores enfrentam ao estar dentro desse universo. Dar forma à ideia enquanto a criamos é tão importante quanto tê-la, por isso, é importante observar os seguintes pontos:

1 – A composição mostra o caráter da fé.

É através da melodia e da letra que se coloca a identidade da inspiração que chega até os compositores. A música é uma ministração cantada e tocada, então deve-se zelar por aquilo que se expressa por meio das canções. 

“O que que me motiva a compor a minha música é a centralidade de Cristo. Creio que tudo que Deus pensou e planejou para o ser humano está restaurado na pessoa d’Ele. Entendo que quando você tem a revelação de Cristo e canta sobre ela, é ativado um estilo de vida a partir dessa revelação. Vejo a música como um instrumento, elemento, uma ferramenta de inspiração” (Manassés Guerra).

2 – As direções do Senhor sobre as composições sempre são importantes. Esteja sensível para o lugar que Ele deseja que você encaminhe seu trabalho.

“Compomos tantas e tantas vezes, mas eu sempre espero a sinalização do Senhor. Em 2015, compus o ‘Salmo 23’, porém, só foi gravada em 2018. Já compus exclusivamente para um irmão que passava por uma situação difícil e o Senhor me deu a inspiração de fazer uma canção para auxiliá-lo. Ali nasceu a letra e a melodia baseada naquela situação para fortalecê-lo. Vivi essa experiência e ela foi muito interessante” (Cinthya Miranda).

3 – Quanto mais conhecimento você tiver, mais ferramentas você terá para que a sua composição fique ainda mais enriquecida. Portanto, esteja sempre atento às dicas das pessoas que já têm experiência nessa área.

“Na minha jornada, algo que procurei foi sempre ouvir pessoas que já estavam nesse caminho antes de mim: músicos, compositores e cantores experientes. O cantor, no contexto do Reino de Deus, não é só o cantor, é também um ministro. Então, é muito importante entender que a nossa música está integrada ao nosso ministério” (Manassés Guerra).

De fato, compor é uma arte. Desse modo, os cristãos têm o privilégio de receber inspiração divina para fazer um trabalho eterno. Afinal, as canções inspiradas, de acordo com a Palavra, estimulam à adoração ao Senhor.

1 Comentário

  • O ministério de música verbo da vida e uma benção porque for músicas inspirada pelo espírito hoje podemos que os cantores que o senhor tem levantado nesse ministério e para nós abençoar de uma forma sobrenatural
    Louvamos ao senhor pela vida de nosso amado Manassés e Chymti Miranda por serem tão inspirados nas suas composiçoes
    Somos gratos ao senhor pelo espírito de sabedoria que repousa sobre eles

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!