Culto Memorial foi repleto de honra e gratidão

Centenas de pastores, amigos e irmãos em Cristo se reuniram para celebrar o legado deixado por ele.

“Eu sou imorrível”, declarava sorrindo Rozilon Lourenço, balançando a cabeça e o dedo indicador, nas muitas oportunidades que pregava e contava aos irmãos os feitos do Senhor. Ele tinha razão. Sua certeza estava amparada na promessa divina, expressa no Evangelho de João 5.24:

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

Foi para celebrar essa certeza que centenas de pastores, amigos, familiares e demais pessoas alcançadas por seu exemplo de fé se reuniram no Culto Memorial, realizado no Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande (PB), para darem um “até breve” ao amado ministro.

Na ocasião, Manoel Dias abriu o cerimonial citando I Coríntios 15: “É um até logo, pois é a nossa esperança”. Movidos por essa convicção, as lágrimas silenciosas deram espaço ao sorriso contido em meio à comoção existente, quando alguém parte para a glória deixando saudade. A cada homenagem prestada, muitas lembranças de sua presença divertida e fervorosa foram rememoradas pelos amigos e irmãos em Cristo.

Naquele momento, a vitória da vida sobre a morte foi exaltada e proclamada como forma de gratidão. A começar pela esposa, Dayane Rocha, que agradeceu todo apoio durante os meses de cuidados intensivos ao lado do marido. De mãos dadas com os filhos, Lucas e Pedro, ela demonstrou que a Rocha do seu sobrenome é a mesma na qual ela está firmada: Jesus Cristo. Pela graça e força concedida por Ele, aquela mulher de gestos mansos e postura inabalável se manteve firme e grata em todo o tempo.

“Vemos o quanto ele é amado. Vivemos muitos milagres e a minha fé salvou a mim e aos meus filhos. Estamos firmados na Rocha. A fé e a esperança fizeram os dias serem leves. Isso é ser Corpo de Cristo – o amor, o cuidado. Eu amo minha igreja!” — afirmou. Ela ressaltou a importância de ensinar as crianças no caminho certo, reforçando que seus filhos foram fundamentados na Palavra e sabiam que eram amados pela igreja.

CRENTE CRÊ O TEMPO TODO!

Sempre ao lado de Rozilon, Dayane contou que aprendeu grandes lições na UTI, principalmente sobre a abundante graça derramada sobre si e sua família durante todo o tempo. Com a voz embargada pela emoção, ela testemunhou que o Senhor sempre esteve ao seu lado.

“Talvez alguém possa pensar: ‘Ah, mas aí você orou tanto, declarou…cadê? Nem aconteceu’. Aconteceu, sim. A minha fé me salvou. A minha fé salvou meus filhos, e é por isso que estou aqui, bem, em paz. Claro que com uma dor imensa no coração, mas firme, porque estamos firmados na Rocha. E nós não cremos por causa dos resultados. Nós cremos porque o nosso trabalho é crer, temos que crer sempre porque somos crentes. O tempo que vivi na UTI, eu vivi cheia de fé e esperança. Os dias foram leves, mas se eu não tivesse fé seriam dias de terror. A minha fé me salvou naquele lugar, mantendo-me com esperança. Eu não sou a mesma mulher que eu era, se eu amava o Senhor, eu O amo muito mais. Se eu queria fazer a vontade de Deus, hoje eu quero fazer muito mais. Vale a pena servir ao Senhor.”

HOMENAGENS

Após a fala comovente de Dayane, alguns pastores e amigos de Rozilon Lourenço fizeram questão de homenageá-lo.

O Pr. João Roberto disse que a imagem que representa Rozilon era de ser engraçado e ele queria ser lembrado assim.

“Rozilon foi alcançado pela vida eterna, está sorrindo, ele foi vitorioso, ele fez bem a sua parte. Ele cumpriu o propósito de viver uma vida de fé, agradando a Deus. Deus criou o mundo para a vida eterna e esse objetivo foi cumprido”.

“Ele era cativante e com certeza fez algo que marcou nosso coração. Quantos de nós fomos incentivados por Rozilon para estar mais perto de Deus. Você foi encorajado a ser alguém melhor com uma palavra dele como amigo. Ele deixou muitos frutos”, afirmou o amigo Thiago Garcia.

No momento de prestar sua homenagem, o Pr. Humberto Albuquerque, da Igreja Verbo da Vida Zona Norte, em Recife (PE), leu o Salmo 50.23.

“Tive oportunidade de conhecê-lo em 1997. A imagem que eu tinha dele era de alegria. Quando eu pensava nele só me lembrava de missões e evangelismo. Rendi graças pelas histórias, muitas delas cômicas, e ensinamentos que ele deixou. Começou uma nova temporada na vida dele: na eternidade“.

Visivelmente emocionado, o Pr. Cristiano Arcoverde também trouxe à memória alguns momentos compartilhados com Rozilon. Em seu perfil do Instagram, ele se referiu ao amigo como um “General de Deus”.

“Ele foi meu pai espiritual. Há 24 anos, Rozilon entrou na minha vida. Ele foi o pastor mais missionário que já conheci, amava estar no campo e pregar a Palavra. A gente cantava muitos hinos animados e vivemos muitos momentos maravilhosos. Ele foi também meu professor de História da Igreja e meu amigo-irmão. A sua história não termina aqui. Como eu sou grato”.


“É difícil encontrar alguém que não teve história com ele. Ele foi para Belo Horizonte (MG) cumprir o ‘ide’ e esteve conosco para colocar os primeiros fundamentos. Além do senso de humor, do ânimo que ele tinha, havia o sexto dom ministerial – o de entretenimento. Certamente, foi uma das marcas que ele deixou. As coisas que aconteceram com ele contribuíram para o avanço do Reino, o progresso do Evangelho e da visão do ministério”, afirmou Renato Gaudard com lágrimas nos olhos.

Em seguida, o também amigo Thiago Borba deu seu testemunho. “Ele era meu amigo, e sempre misturava palavras de sabedoria e divertimento. Ele não tinha uma vida preciosa para si, mas para os outros. Ele sabia o bem que podia fazer para outras pessoas. Por causa dele, criou-se o ‘pastor itinerante’. Ele começou e terminou sua vida bem”.


O Apóstolo Guto Emery foi o último a falar. Sempre sereno, apesar do tamanho da perda, ele se fez forte e trouxe uma palavra de conforto e esperança para todos.

“Posso ver a Palavra se cumprir na vida dele e na nossa também, e isso é reconfortante. Ele me ajudou muito no Ministério. O que o Ap. Bud fazia comigo, eu fazia com Rozilon — comentou sorrindo — Ele deixou as suas qualidades como frutos para nós. Eu sou grato a Dayane por ter deixado o Rozilon ir aonde ele precisava ir. Todo mundo tem uma história dele pra contar e isso é uma marca de uma pessoa que foi valorosa”.

BIOGRAFIA

Rozilon Lourenço e Dayane Rocha foram casados por 13 anos e pais de 2 filhos, Lucas e Pedro, de 10 e 6 anos, respectivamente. Ele ganhou o primeiro livro do Reverendo Kenneth Hagin em 1994, Crescendo Espiritualmente.

Natural de Patos (PB), viveu intensamente os seus 46 anos.

Em outubro de 1997, entrou no Verbo da Vida, sendo graduado pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema em 1998. Em 1999, ele iniciou o trabalho na Igreja Sede como pintor das treliças, por aproximadamente 6 meses. Durante uma conversa entre o Ap. Guto e o Pr. João Roberto, Rozilon foi convidado para viajar a Recife.

Não sabia ele que seria convidado por Guto para assumir umas das igrejas naquela cidade. À época, o Apóstolo assumiu uma e ele a outra. Interessante é que, antes disso, o Ap. Bud tinha dito a Guto que se Rozilon conseguisse colocar a igreja “em ordem” em 6 meses, ele seria ordenado direto, sem precisar o licenciamento antes, e assim, aconteceu.

Em fevereiro de 2000, Rozilon foi o pastor mais jovem do Verbo da Vida a ser ordenado pelo Ministério, e de lá até os seus últimos dias, ele dedicou sua vida ao chamado ministerial em tempo integral. Após pastorear a igreja em Recife por 7 anos, ele recebeu um convite para ir a Uberlândia (MG) iniciar a obra na cidade. Ele e Renato Gaudard ficaram à frente da igreja, que inicialmente acontecia nas casas e logo foi alugado um prédio.

Após 2 anos, Rozilon voltou para Campina Grande e foi convidado para elaborar o currículo e ser o primeiro diretor da Escola de Missões Rhema em 2007. Ele também foi o criador da tão famosa Aula de Resistência, onde buscou inspiração no Rhema dos Estados Unidos. Após sete anos à frente da Escola, ele “passou o bastão” para Suênia Ramírez.

Já em 2008, iniciou como supervisor em algumas igrejas, chegando ao total de 5 supervisões em: Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Fortaleza (CE), Caruaru (PE) e interior da Paraíba. Antes de partir, ele continuou com esse trabalho no interior paraibano e falava disso com muito orgulho.

TRAJETÓRIA

Rozilon Lourenço estava no Ministério Verbo da Vida desde a década de 90. Foi instruído e mentoriado pelo Ap. Bud e Jan, e por nosso Ap. Guto e Suellen Emery, bem como treinado por pastor João Roberto em Campina Grande.

Ele foi supervisor regional do MVV e além de ser o precursor da Escola de Missões Rhema, era também professor nas Escolas de Ministros e Missões.

Aos 46 anos, ele partiu deixando um legado para as Igrejas e membros do Verbo da Vida de um homem alegre, ousado e visionário. Perdemos um supervisor, ministro, mas também um líder, pai, esposo, amigo e parceiro de ministério.

O Verbo da Vida sempre carregará marcas de Rozilon Lourenço. Marcas missionárias, marcas de leveza e entusiasmo ao falar sobre fé. Honramos o homem que ele se tornou em Deus e louvamos ao Senhor pelos anos de dedicação ao chamado ministerial.

REPERCUSSÃO

Diversas mensagens expressando palavras de amor, gratidão e muita honra, pela dedicação e o legado deixado por ele, repercutiram nas redes sociais.

Suellen Emery, que atuou com ele na visão missionária implantada no Ministério, lembrou que Rozilon era incansável na obra de Deus, sempre cheio de ideias. “Ele sempre nos inspirou por missões. Leitor, estudioso, pesquisador que amava livros. Está deixando muitas saudades”.

Canrobert Guimarães ressaltou: “Com sua forma simples de ministrar, Rozilon alcançou e marcou a vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Ele deixa um legado marcante para essa geração. Agora está no descanso do Senhor”.

Dione Alexsandra, destacou a parceria com Rozilon. “Dentro da tristeza imensa desse momento, um consolo: ele se foi mas deixou a alegria como sua marca constante. Rozilon provou que existem parcerias no Ministério que levamos para a vida e para a eternidade” postou ela.

O Pr. Perilo Borba destacou o papel importante de Rozilon em sua vida. “Um dos maiores incentivadores do meu ministério. Sempre acreditou em mim e me instigou a fazer mais e melhor, a sonhar alto! Não à toa, o honrei convidando-o para escrever o prefácio de “Deus Curte. Eu Compartilho”, pois foi quem primeiro me instruiu a estudar e ensinar sobre o uso das mídias sociais de maneira equilibrada e estratégica pelos cristãos”.

A repercussão de sua partida também alcançou amplitude internacional, a exemplo de Tad Gregurich, dos EUA, e Ronda Rogers, do Rhema no México, que se referiram a Rozilon da seguinte forma:

“Um querido irmão e ministro do Brasil partiu para estar com o Senhor. Rozilon é conhecido por muitos de nós que ministramos no Brasil. Seu sorriso e inteligência são bem conhecidos, agora, no céu. Obrigado, Rozilon, por sua fidelidade ao Senhor.” (Tad Gregurich)

“Em nome do Rhema México, Caribe e América Central, enviamos nossas mais sinceras condolências à sua família e a toda a Família RHEMA Brasil. Oramos para que você tenha muitas lembranças doces.” (Ronda Rogers)

“Carrego uma unção que recebi da vida de Rozilon, carrego a tocha que ele carregou por muitos anos. Sou um dos frutos do seu ministério.” (Guilherme Ardilles)

“Conheço Rozilon há muitos anos e ele sempre foi a mesma pessoa cheia de alegria. Como amigo ministerial, aprendi muitas coisas sobre a vida e ministério em nossos momentos de encontros nos eventos. Suas ministrações sempre me inspiraram e continuará inspirando a avançar no plano de Deus.” (Eliezer Rodrigues)

Interessante que toda homenagem prestada a nosso querido Rozilon foi repleta de honra, uma forma dos irmãos pastores e amigos demonstrarem o quanto o amavam e de dizer um “até breve, a gente se encontra na glória”!

Pelo menos foi esse o sentimento presente durante todo o Culto Memorial e nas muitas mensagens publicadas se referindo a ele. É assim que iremos lembrar de Rozilon: vivo, presente em nossa memória, conjugado em todos os tempos do Verbo da Vida até a vinda de Cristo Jesus.

Em 06 de outubro de 2022, em comemoração aos 30 anos do Rhema em Campina Grande, foi gravado no estúdio do Ministério Verbo da Vida, o episódio onde Rozilon e Dayane participaram. Eles compartilharam suas histórias com a Instituição e como o Rhema foi importante para a trajetória familiar e ministerial deles. Você pode conferir pelo link.


2 Comentários

  • Foi meu professor no Rhema on-line , excelente no ensino e sempre alegre. Que o consolo do doce Espírito Santo esteja com toda a família, principalmente a Dayane e seus filhos.

    Resposta
  • Foi meu professor do Rhema (aulas online) muito engraçado e cheio de sabedoria.Está seguro com Cristo.Cumpriu sua carreira 🙏✋

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!