No dia 04 de junho, na Igreja Verbo da Vida Arapiraca (AL), houve um Culto de Missões pautado no Japão. Além de toda a unção carregada pelo tema, o evento foi significante e único, pois os ministros foram o Pr. Jefter e a sua esposa Gabriella. Eles são líderes da Igreja Verbo da Vida em Tóquio e falaram diretamente do outro lado do mundo.
De Tóquio à Arapiraca
A pregação foi feita por meio de uma videoconferência. Ingrid de Oliveira e pastor Lucas Kevin, dois membros e líderes de departamentos na igreja, conduziram a reunião em Arapiraca (AL), fazendo algumas perguntas.
Entre os principais questionamentos, inicialmente foi abordado o que levou cada um deles a reconhecer o chamado missionário e a perceber que o destino era o Japão. O Pr. Jefter percebeu seu direcionamento em um acampamento cristão na adolescência e desde então começou a imergir na cultura japonesa e aprender a língua. Já Gabriella descobriu seu chamado enquanto cursava o Rhema e, ao fazer um curso extra do Rhema nos Estados Unidos, sobre Estudos Bíblicos, isso ficou ainda mais claro. Quando foi pedida em namoro por Jefter, ela teve a certeza que precisava estar no Japão e auxiliá-lo nessa jornada.
O casal também sanou dúvidas sobre os desafios vivenciados naquele país. Eles comentaram sobre a grande diferença entre discipular brasileiros e japoneses, estes com pouquíssimo ou nulo conhecimento bíblico. Em especial, Gabriella também viveu uma difícil adaptação à cultura, pois, ao chegar no Japão, Jefter já estava imerso e acostumado com o país, ao contrário dela. Ela conhecia somente o esposo e não falava nem mesmo a língua local. Além disso, ensinar a Bíblia através de uma língua tão complexa como o japonês, com quatro alfabetos, também é uma dificuldade.
A inspiração para o casal foi Bud Wright e Mama Jan, que foram dos EUA para o Brasil, um país totalmente desconhecido para eles. Eles foram os responsáveis pela fundação do Ministério Verbo da Vida no Brasil.
Testemunhos de Tóquio
Eles também puderam relatar como funcionava a estrutura dos cultos. De início, eles alugavam estúdios de música para as ministrações, contudo, com a pandemia, e todos os locais fechados, a igreja se reunia em praças na cidade. Até que um pastor coreano cedeu um espaço para eles fazerem cultos ao longo da semana. Em um evento de Natal, o pastor Jefter convidou um amigo, que convidou outro rapaz. Este decidiu alugar um prédio para ser a estrutura da igreja, um local muito bem localizado. Esse local, hoje, é a sede do Verbo da Vida em Tóquio.
Gabriella reafirmou o poder do nome de Jesus com um testemunho pessoal de uma pregação dela. O Pr. Jefter estaria ausente em um fim de semana e encarregou sua esposa de pregar, mas ela comentou como estava relutante sobre isso, pois iria estar muito ocupada e não conseguiria planejar devidamente a ministração, em decorrência dos cuidados com a bebê do casal, a Satsuki. No dia do culto, uma visitante precisava de oração por libertação e, apesar de qualquer incerteza, Gabriella através do nome do Senhor, conseguiu ajudar a vida daquela mulher.
Finalização do Culto Missionário
Além de responder algumas perguntas, pastor Jefter e Gabriella tiveram um tempo para pregar sobre o que lhes viesse no espírito. Eles mencionaram a relação do apóstolo Paulo e Timóteo, abordando a importância de ter confiança na liderança, seguindo aquilo que eles delegam.
Anne Karolliny e Ingrid finalizaram o culto com um “Momento Missionário”, apresentando algumas informações gerais sobre o Pr. Jefter, Gabriella e o ministério em Tóquio, além da família Arcanjo, o Verbo da Vida e a Escola Bíblica Okazaki e o Rhema Japão.
Em suma, o culto de missões “De Tóquio à Arapiraca” foi marcante por conectar o Brasil e o Japão. Por fim, todos declararam que “O Verbo da Vida vai para as nações” por meio de missionários, orações e ofertas.