O Treinamento de diretores ocorre anualmente e é direcionado para as equipes de liderança das novas unidades do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, equipes em reativação, transição e em reciclagem. Cerca de 150 pessoas de todo o país se reuniram no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande (PB), durante três dias intensos de instruções indispensáveis.

O Rhema já alcançou a marca de 150 escolas fundadas pela coordenação brasileira e são milhares de graduados com suas vidas transformadas pelo estudo da Palavra de Deus. Entre os principais motivos para um crescimento tão consistente está o cuidado constante para manter a diretoria de cada escola alinhada com a visão e acolhida pela liderança do Ministério Verbo da Vida (MVV). Entre as iniciativas para essa manutenção, uma das principais é o treinamento que ocorreu recentemente.
O primeiro dia da programação já começou com um período de música dirigido por Camila Dias, que recepcionou a todos em um ambiente de refrigério na presença de Deus. A coordenadora das Escolas Bíblicas do Ministério, Juliana Borba, deu as boas-vindas oficiais a todos os presentes e logo convidou o Apóstolo Guto Emery à frente. Ele introduziu com um tempo inesquecível de imposição de mãos sobre todos os diretores.
“A imposição de mãos não é uma liturgia do Verbo da Vida, mas uma ordenança bíblica”, disse ele.

Guto e outros integrantes da diretoria do Ministério oraram por cada um dos diretores, que saíram deste momento emocionados com tudo o que Deus os comunicou. “Você está trabalhando em algo celestial e foi ungido para isso. Quando a unção toma conta de nós, corremos mais que uma carruagem. Quando você experimenta da unção, desfruta de força em Deus”, disse Guto, ao finalizar a imposição. Ele ainda chamou Juliana à frente e também orou por ela, honrando todo o serviço excelente que ela tem realizado, conduzindo a equipe da Coordenação Rhema.
Em seguida, a própria Juliana foi quem deu continuidade ao treinamento. Ela confessou que a programação havia começado em um alto nível e logo explanou o conteúdo que preparou para os participantes. A coordenadora falou sobre a visão da instituição e reforçou que o Rhema é interdenominacional. Também ressaltou alguns ajustes necessários acerca do cumprimento da visão da escola e destacou que, apesar de ser uma escola aberta para todos os cristãos, o “jeito Verbo da Vida de ser” precisa ser exalado por cada um dos que fazem o Rhema. Assim, falou da importância de preservar os valores do Ministério.

“Crie momentos de paz, de alegria, tenha firmeza doutrinária e fervor de Espírito. Você é resposta! Fazemos o que fazemos porque entendemos que nosso trabalho, no Senhor, não é em vão!”, disse ela. Juliana ainda mostrou o organograma da coordenação, apresentando as equipes que fazem parte deste departamento do Ministério, que inclui mais de 20 pessoas.
A segunda parte foi direcionada aos aspectos legais que dizem respeito ao Rhema. Landsteiner Ventura, integrante da Coordenação Jurídica do Ministério, conduziu esta etapa do treinamento. Ele explicou que as diretorias representam a liderança do Ministério, por isso, é saudável estar sempre conectado à visão, seguindo cada instrução. O palestrante citou o regulamento da escola e falou que este é um documento que deve ser aplicado com total inteireza. “Se você estiver debaixo desse guarda-chuva, no que você precisar, teremos como lhe oferecer o suporte jurídico, moral e espiritual”, disse ele.
Landsteiner falou ainda da composição necessária para as diretorias das escolas e alguns deveres que os líderes possuem com relação aos colaboradores ou voluntários das escolas. Por fim, ele falou sobre a importância das atas e reuniões entre membros da diretoria e equipes. Após este tempo, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas para Landsteiner e Juliana. Para encerrar, também foi realizada uma reunião exclusiva para os diretores que vieram para a reciclagem.

“O primeiro dia foi esclarecedor. A gente pôde observar práticas que já são do dia a dia das escolas, mas que precisávamos aperfeiçoar. Agora, podemos nos dedicar mais a alguns processos, redistribuindo funções. A relevância das atas, por exemplo, é algo que a gente vai levar para o Rio de Janeiro e isso vai trazer bons frutos”, afirmou Ygor Borges, que será diretor em 2024, na escola em Campo Grande (RJ).
O segundo dia do treinamento começou com Kézia Guerra, líder do time de acompanhamento do aluno na coordenação. Ela iniciou falando sobre as atribuições do diretor e exortou que este deve gerenciar a unidade, levantar equipes, organizar o planejamento e zelar pela imagem da instituição.
Ela foi seguida pela coordenadora de RH do MVV, Klycia Gaudard, que deu foco ao tema Gestão de pessoas. Klycia falou sobre como liderar com sabedoria e obter uma equipe de alto rendimento. Para isso, ela pontuou e esclareceu sobre os seguintes tópicos.
- Organograma;
- Descrição de funções;
- Seleção;
- Adequar pessoas às funções;
- Treinamento;
- Monitoramento;
- Engajar pessoas.

A manhã foi concluída com Daiene Bonetti, da Coordenação da Editora Rhema Publicações. Ela ressaltou que até outubro de 2022, já se somavam 137 livros em catálogo no site da editora. Também explicou o diferencial que as unidades possuem quando dispõem de uma livraria local. Assim, Daiene convidou todos os presentes a aproveitar essa oportunidade de crescimento para alunos e escola, investindo em uma livraria Verbo Shop que possa dar suporte didático à unidade.
Gabriella Oliveira abriu a tarde do segundo dia apresentando a Alumni e falou sobre a missão dessa rede: “Manter os graduados conectados uns aos outros e à Palavra da Fé”. Ela falou que os alunos precisam conhecer a Alumni ainda dentro do Rhema e, por isso, existe a necessidade de um representante da Alumni local para estar em contato com a coordenação geral e ser o canal para conectar os alunos à plataforma.
Na continuidade, Morganna Neves, que é o apoio administrativo da Coordenação do Rhema, palestrou sobre o regulamento, um dos temas mais esperados do treinamento. Ela revisou os principais pontos deste documento que rege o funcionamento da escola. Falou dos pré-requisitos para alguém ser aluno do Rhema, matrículas, frequência, informações financeiras, normas, condutas e solenidades.

Rafael Willian, coordenador financeiro do Ministério, e Carlos Fontenele, responsável pelo financeiro do Rhema, falaram sobre diversas questões relacionadas às finanças das escolas. Ofertas, prebendas, aspectos contábeis e a rotina financeira foram os temas abordados. A tarde foi recheada de momentos de perguntas e respostas que fizeram toda a diferença. Essa etapa também contou com um período de oração, conduzido pelo mestre Manoel Dias. Ele falou que é imprescindível as equipes manterem o fervor de espírito, ressaltando a oração como chave para as unidades se manterem sob o mover sobrenatural divino.
Já no início da noite, todos foram alcançados por Thatianny Brito, Diretora do Rhema em Caruaru (PE) e secretária da supervisão das escolas em Pernambuco. Ela testemunhou sobre o crescimento na unidade que administra. Falou sobre estratégias para a captação e manutenção dos alunos, incluindo a realização de eventos para isso. “É importante manter um bom relacionamento com pastores das igrejas parceiras, proporcionando diversas ações de parceria, como treinamentos gratuitos para eles e suas lideranças”, destacou.
Thatianny veio ao treinamento com mais 13 pessoas, incluindo diretoria e auxiliares. Ela falou que trabalha no Rhema há 21 anos e é impressionante como, um treinamento após o outro, sempre aprende algo novo.
“Nunca cheguei aqui para ter a sensação de que eu já sei de tudo. A gente sempre aprende algo. Até porque, nesse processo, estamos sempre em busca do aperfeiçoamento. Particularmente, tenho uma um compromisso comigo, de estar todo ano aqui, porque esse treinamento é extremamente importante. Tem sido de refrigério, ensino, reciclagem e alinhamento para que a gente possa executar a vontade de Deus da forma que tem que ser feita”, disse Thatianny Brito.
“Foram dias maravilhosos. Aprendendo coisas novas, conectados com as outras unidades e recebendo da sabedoria que sai da boca de cada um dos palestrantes. Nós fomos realmente reciclados e sacudidos. Estamos com muita expectativa para 2024. Sabemos que Deus vai nos surpreender”, afirmou Patrícia Giácome, secretária da supervisão da grande João Pessoa (PB).
No terceiro e último dia, Kézia Guerra ministrou aos presentes mais uma vez. “O aluno precisa crescer, se encontrar e receber a revelação da Palavra. O nosso propósito é esse, trazer conhecimento e libertação”, falou ela às diretorias. Assim, Kézia deu o passo a passo para as lideranças acompanharem os alunos na jornada acadêmica, estabelecendo um contato pessoal, desde a matrícula até a graduação. “Cada aluno é único”, disse ela, que despertou sobre o cuidado com as vidas pelas quais a escola é responsável.
Com um rápido intervalo para um café, os participantes retornaram aos seus lugares para ouvir Maylla Tavares, vice-diretora da unidade Rhema Sede. Ela os inspirou acerca da monitoria, que segundo ela, é uma diaconia em sala de aula. Maylla explicou que os monitores representam a escola diante dos alunos com proximidade, por isso, precisam ser maduros e carregar a visão da escola.
“Deus derramou sobre você uma unção para que possa selecionar as pessoas certas para a monitoria. Não confiamos somente na força do nosso braço, mas no Senhor!”, disse ela, que testemunhou o quanto Deus tem sido fiel auxiliando-a na liderança da escola, junto ao seu esposo e diretor, Douglas Ferraz. Ela finalizou falando dos critérios necessários para uma monitoria excelente, entre eles, conhecer, amar, e compreender o propósito do regulamento Rhema.

Perilo Borba, coordenador de Comunicação do Ministério, foi o preletor no fim da última manhã. Ele apresentou a identidade visual e campanha publicitária do Rhema para 2024. Lembrou o quanto a marca é importante e não deve ser alterada. Perilo ainda trouxe uma citação do Apóstolo Bud Wright para motivar as diretorias a seguir a visão:
“A unção não está no nome (Rhema). A unção está na visão. Não adianta ter o nome e não seguir a visão“.
Ele falou sobre o quanto cada detalhe das unidades deve permanecer alinhado com a identidade visual, à exemplo dos crachás, carnês, módulos e fachadas. Também disponibilizou a sua coordenação para todo o apoio que as escolas precisem na orientação de suas equipes de comunicação. Para encerrar, ele apresentou a campanha 2024 às diretorias e convidou todos a ficarem de pé para orar declarando em fé os futuros alunos do Rhema.

Jannayna Albuquerque deu continuidade ao último dia de treinamento com uma palestra sobre as solenidades a serem realizadas pelas escolas. A integrante da coordenação Rhema explicou sobre o culto de ações de graças, que encerra o ano letivo dos alunos do 1° ano. Também forneceu orientações gerais sobre outras celebrações de fim de ano, como aula da saudade e imposição de mãos.
A ministra Suellen Emery também teve participação no aperfeiçoamento, falando sobre hospedagem e recepção ao professor. Ela leu versículos de I Coríntios 13 e inspirou as diretorias a andarem em completo amor. “Isto não depende da sua vontade, você precisa agir cumprindo os princípios em amor, independente de qualquer coisa. Você vai tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado também”, disse ela.

Ao final, Jannayna retornou à plataforma para falar sobre a formatura do 2° ano e o processo que torna essa festa excelente, afinal, todas as unidades seguem um mesmo padrão para a cerimônia. Todos os presentes participaram de uma simulação da solenidade de formatura e foi um momento de muita emoção. Para concluir, as equipes das novas unidades de 2024 foram reunidas para as últimas instruções.
“Participei desse treinamento pela terceira vez. A cada ano tem sido, realmente, uma parada obrigatória e necessária, para mim e minha equipe. Desde o ano passado, a gente iniciou um projeto de inclusão de surdos no Rhema. Estamos graduando a primeira turma de surdos com oito alunos. Tem sido um tempo extraordinário, em que a gente tem pregado a Palavra da Fé, mas tem preparado também intérpretes em libras pra expandir a Palavra na comunidade surda.
Aqui no treinamento, nós recebemos instruções para trabalhar especificamente com esse grupo e também com 30 venezuelanos que nós temos lá. Pessoas que estão sedentas e recebendo a Palavra. Temos avançado muito em nossa unidade e eu creio que tudo é fruto do que nós temos recebido nesse tempo de treinamento, honrando a unção e usufruindo daquilo que vem da vida da nossa liderança”, falou Luciléia Todelo, secretária da supervisão no Distrito Federal e Goiás.










































4 Comentários
Nosso apóstolo Guto um homen guiado pelo espírito juntamente com essa diretoria que tem sido uma benção tem feito essas instruções avançarem de forma.sobrenaturais.louvamos a Deus por homens e mulheres sensíveis a voz do espírito.
O senhor falou com o apóstolo Bud que as igrejas e as escolas devem estarem sempre na palavra .
Nossa diretoria tem sido um canal de benção para fortalecer e equipar as novas escolas para manter a visão a importância desse treinamento e para.manter a visão e equipar os novos integrantes das novas escolas cremos em crescimento extraordinário
Glória a Deus por essa instituição, somos grandemente por essa escola. A nossa diretoria e uma benção