“Vamo assar?”, a pergunta pode não fazer sentido para algumas pessoas, mas, para os gaúchos, tá aí um convite irresistível. É assim que eles se referem quando vão fazer um churrasco.
Arte que dominam muito bem e através dela se ajuntam para conversar, comer e servir. Isso mesmo! Servir comendo churrasco.
É assim que acontece na Igreja Verbo da Vida Zona Norte em Porto Alegre (RS), que está sediando a Conferência de Ministros Sul 2022.
Ben-Hur Pereira Cherubim, vice-líder do Departamento de Trânsito da igreja local, contou que a ideia surgiu para gerar comunhão entre os irmãos.
A gente começou fazendo uma escala com churrasco à noite, no encontro das Mulheres Virtuosas, para proporcionar um momento de comunhão com os homens.
A partir desse encontro, a gente marcou um churrasco: um trouxe a churrasqueira, outro trouxe a carne, outro trouxe uma bebida. Agora é tradicional nos eventos da igreja o Departamento do Trânsito fazer um churrasco aqui.
Além do churrasco à noite, a equipe também serve café, sanduíches, pão e, claro, chimarrão. Tudo ofertado pelos próprios voluntários do departamento.
“A gente tem um grupo com cinquenta membros. Então, a gente lança um dia antes que vai fazer um assadinho aqui. Aí cada um faz um pix ou traz alguma coisa”, contou Ben-Hur entusiasmado. Ele disse que o “assado” é para todos, e que sempre se multiplica.
Para ele, as expectativas são de que o departamento evolua ainda mais e chegue a 100 ou 150 voluntários, pois, “quanto mais crescer aqui, mais a nossa igreja vai crescer e a Palavra do Senhor vai poder alcançar mais e mais lugares aqui de Porto Alegre”.
Pelo visto, dependendo do empenho de Ben-Hur e demais voluntários, sempre orientados pelo seu líder, Elmor Silva, o crescimento será comprovado em breve, pois é inevitável.
Além da alegria, do abraço fraterno, da motivação e coração para servir com excelência, a equipe não abre mão de um ingrediente que é capaz de transformar qualquer “assado”: a oração. É tri-legal, tchê!