Verbo FM

Eleição da CIPA movimentou o dia no MVV

Colaboradores da instituição elegeram membros para comissão que previne acidentes e assédio no ambiente do trabalho.
Klycia, Jéssika, Mayara, Ap. Guto, Thiago e Walberth

Na manhã desta quarta (10) ocorreu a primeira eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida, em Campina Grande (PB).

Na ocasião, o Ap. Guto Emery, Klycia Gaudard e Thiago Garcia explicaram a importância da eleição e o trabalho que será exercido pela CIPA dentro do MVV. Os representantes do Sindicato de Trabalhadores da Paraíba, José de Almeida Silva, e da Gestão em Segurança do Trabalho (GETRA), Alexandre José, participaram do processo eleitoral.

Durante a sua fala, o apóstolo fez questão de destacar a presença de Mama Jan, fundadora e vice-presidente do Ministério. Em seguida, ele explicou que devido ao crescimento exponencial do MVV era necessário implementar esse novo sistema. “Eleger a comissão da CIPA é uma forma de melhorar a segurança dos colaboradores”, disse ele, relembrando que no começo eram apenas 6 pessoas e “hoje somos mais de 500 igrejas e, por causa disso, precisamos nos aprimorar cada vez mais para que tudo flua melhor ainda”.

José de Almeida Silva, representante do Sindicato de Trabalhadores da Paraíba, ficou admirado com todo o processo: “Achei o pleito excelente, toda a condução do processo foi excelente. Desde o pessoal da comissão eleitoral até os eleitores que estão vindo votar. Todos eles estão muito felizes, sem contar com a excelência da Instituição que elaborou este pleito muito bem feito. A gente se sente bem seguro em conduzir uma eleição deste porte. Gostaria que todas as empresas, de um modo geral, que hoje mantém um quadro de funcionários apto a fazer a eleição da CIPA, que copiassem esse modelo muito bom e muito bem elaborado. Enfim acredito que esse é o caminho e que a democracia, neste país, tem que mudar. Deus abençoe cada um”.

Além deles, os candidatos a membros da comissão: Jéssika Waleska, Mayara Bandeira e Walberth Weydson tiveram a ótima oportunidade de, mais uma vez, apresentarem suas propostas aos eleitores.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma importante instância nas empresas. Sua função principal é promover a segurança e saúde ocupacional dos colaboradores, atuando na identificação e prevenção de riscos no ambiente de trabalho.

CIPA

A sua formação é definida pela legislação trabalhista, garantindo a participação de funcionários e representantes da empresa. Essa composição permite a existência de diferentes perspectivas, contribuindo para a efetividade das ações de prevenção.

Ela contribui para a redução de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo. A colaboração entre a CIPA e o RH é essencial para o sucesso da comissão. O RH, ao conhecer a rotina da CIPA e trabalhar em conjunto com ela, fortalece a promoção da segurança no trabalho e pode desenvolver ações efetivas para o bem-estar das equipes.

Em 2023, as CIPAs também passaram a ser responsáveis por tratar de assédio no ambiente de trabalho. Quem descumprir as medidas pode receber multas do Ministério do Trabalho e Emprego, com valores variando de acordo com o número de funcionários.

Para Rose Saraiva, colaboradora do MVV, “o processo de eleição da CIPA é bem importante e surpreendeu bastante. Além dos candidatos muito dedicados e interessados, durante todo o processo, foi uma eleição de paz. É muito bom saber que nossos líderes se preocupam com a vida e o interesse comum de cada funcionário. Amei, muito bom”, declarou ela.

O que chamou atenção da eleitora Ellen Cristina foram as propostas. De acordo com ela, todas foram bastante válidas. “Cada candidato foi bem forte em sua opinião acerca do que tem para oferecer para todos nós colaboradores. Foi uma campanha muito divertida e muito legal, um fato importante, porque não é assim que acontece nas demais empresas na cidade”, avaliou.

Waleska Bandeira, integrante da comissão eleitoral, destacou a fluidez da votação. “A gente viu que a fila era bem extensa, mas graças a Deus tudo fluiu normalmente e de forma muito tranquila”.

“Esse processo de eleição foi surpreendente. Estou cheia de expectativas para este tempo em nosso Ministério, pois esse é um lugar de segurança para nós”, afirmou Xênia Bandeira.

Quanto à lisura aplicada à votação, Gabriela Almeida descreveu sua experiência: “Nós entramos na sala, eles pediram pra gente assinar o nome, comprovando a presença, pediram para deixar o celular em cima da mesa, nos entregaram o papelzinho com assinatura do representante do sindicato e da GETRA. Depois foi só ir na urna, marcar o voto e depositá-lo, devidamente dobrado”, explicou ela o passo a passo.

De acordo com Walberth Weydson, um dos candidatos que detinha uma expressiva intenção de votos, a importância de uma eleição como essa é dar continuidade a tudo que o Ministério Verbo da Vida já faz com excelência.

Candidato Walberth Wedyson

“Eles sempre estão se preocupando com cada colaborador, com cada família e a partir do momento que você ajuda o colaborador, pode estar ajudando uma família por trás disso. Eu acho que esse processo é importante por isso. Apresentado aos eleitores como um candidato com potencial de despontar na frente rumo à vitória, o candidato avaliou sua campanha como positiva. Segundo ele, por ter experiência e capacidade de fazer o melhor pra cada funcionário e dar continuidade aos projetos do Ministério. “Independente da posição, nós estamos aqui para somar e fazer o melhor, tanto para empresa quanto para o colaborador”, afirmou.

Já para Jéssika Waleska, que surpreendeu alguns eleitores durante a apresentação de sua proposta, “com a eleição e todo o processo de construção da CIPA ficou ainda mais visível como a instituição se preocupa com as pessoas, com a segurança e com o bem-estar. Mas, de fato, a CIPA veio para ratificar que de fato o colaborador é muito importante; e que o Ministério é feito para promover e capacitar pessoas, auxiliando no crescimento delas. Então, esta comissão veio para somar e valorizar ainda mais os colaboradores”.

Candidata Jéssica Waleska

No que diz respeito à sua campanha, a candidata avaliou que foi bem positiva e desafiadora: “Teoricamente a gente não esperava que, na prática, a CIPA e a candidatura fossem assim, porque o Ministério de fato é diferente. Então tudo aqui foi diferente, o processo foi diferente e tudo muito saudável. Apesar de todas as brincadeiras, a gente viu o espírito coletivo mesmo, de todo mundo pegar junto, de levar a sério, acatando essa ideia da nova fase da instituição. Foi muito bom e desafiador competir com os colegas candidatos e supercapacitados, mas foi muito positivo”.

A terceira candidata, Mayara Bandeira, chamou atenção pelo trabalho excelente de sua assessoria. Ela fez questão de enfatizar como é importante formar uma comissão como essa para aperfeiçoar ainda mais os programas de saúde, de desenvolvimento e treinamento dos colaboradores visando à prevenção de acidentes e riscos ocupacionais. “Eu vejo esta eleição como uma uma nova fase, em que a gente vai poder trabalhar mais efetivamente, seguindo os nossos valores que é a excelência, melhorando também a qualidade, o trabalho e o bem-estar dos colaboradores”.

Candidata Mayara Bandeira

No que tange aos rumos de sua campanha, Mayara declarou que está muito animada e que ficou surpresa com todo o apoio recebido. “Aqui a gente sempre ‘pega junto’ com o outro, eu pude ver isso na prática. O amor, o carinho que as pessoas têm, a credibilidade que eles passaram pra gente, a confiança no nosso trabalho. Eu avalio como uma campanha muito positiva e também muito divertida. Creio que em nenhum lugar, a gente tenha tanta alegria durante uma eleição como essa. É algo sério, a gente tem consciência disso, mas aqui tudo se torna divertido e prazeroso”, concluiu.

Dessa forma, após todos votarem, os integrantes das coordenações foram convocados para acompanhar a apuração. Assim que encerrou o período foram contabilizados 86 votos. Destes, 65 foram presenciais e 21 on-line, sem nenhuma abstenção.

Lyneker Assis, integrante da comissão eleitoral, fazendo a contagem de votos

Logo após a contagem, Klycia Gaudard deu o resultado da disputa com a presença de todos os colaboradores.

Em primeiro lugar ficou Mayara Bandeira. Ela será a vice-presidente da comissão, já que o presidente será indicado pela diretoria do MVV.

Em segundo lugar, Walberth Weydson ocupará o cargo de secretário da CIPA. E em terceiro lugar, Jéssika Waleska será a suplente da comissão.

Por fim, os colaboradores comemoraram o resultado das eleições entusiasmados. A saber, os membros da comissão passarão por treinamentos na área e exercerão suas novas funções em benefícios dos trabalhadores e do MVV.

3 Comentários

  • Como é bom ser parte da família Verbo da Vida, é leve sem ser leviano!!!
    Amoooo tudinnn!!!

    Resposta
  • Amo essa visão, por tanta excelência!
    Meus parabéns a todos os candidatos.

    Resposta
  • Gloria a Deus pelo ministerio verbo da vida, sempre trabalhando com segurançã e qualidade, nossa liderança são muito organizada e tem sido um referencial para outros ministerio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!