Verbo FM

ENTREVISTA: Confira o crescimento do Verbo Connect Europa

O missionário Freddie Cardoso contou as novidades do campo missionário e o avanço da Palavra da Fé no continente Europeu.


O missionário Freddie Cardoso veio a Campina Grande se reabastecer na Reunião de Pastores e Diretorias 2023. Atualmente, ele e sua esposa Michele estão morando na Suíça. Freddie contou à nossa equipe como o Verbo Connect tem crescido e avançado na Europa.

O projeto faz parte da Word of Life Europe e já alcançou 11 países onde, por enquanto, ainda não há igrejas Verbo da Vida. Confira a entrevista a seguir:

Portal: De passagem pelo Brasil, devido à Reunião de Pastores, como foi esse tempo “em casa”?

Sou natural de Goiânia (GO) e passei primeiro por lá para ver a família. Esse tempo aqui em Campina Grande está sendo maravilhoso mesmo. Um tempo de inspiração e de recarregar. A gente vem mesmo para receber, para voltar cheios, bem afiados com a visão do Ministério Verbo da Vida. Para que avancemos cada vez mais, porque sabemos que talvez o modo de se fazer lá é diferente, mas a visão da Palavra e do Espírito é a mesma. Este ano já é o quarto ano consecutivo que estou aqui nessa data, nessa reunião, para mim é a data mais importante do Ministério. Estar exposto a essa atmosfera, é de grande ajuda para nós que estamos no campo.

Portal: Você já nasceu em um lar cristão? Poderia contar como conheceu o Verbo da Vida?

Fui à Inglaterra no ano de 2000, eu não era crente ainda. Eu me converti lá e falei: “Até hoje eu vivi, fiz e fui aonde eu quis, mas agora é o Senhor quem vai governar a minha vida”. E depois disso fui à Itália, morei por um ano e, foi lá que conheci Juliana Borba. Ela fazia uma reunião de oração numa casa perto de onde eu morava, ela me fez o convite para participar. A gente fazia essas reuniões semanais e ela me disse que quando eu voltasse para a Inglaterra, procurasse a Escola Bíblica que iria ser muito abençoado. Quando voltei, procurei a Escola, que era ligada ao Ministério Verbo da Vida, e foi onde conheci Gleison e Marina.

Portal: A conexão com o Pr. Gleison e Marina tem gerado muitos frutos. Gostaria de saber como aconteceu?

Quando nós conhecemos, juntou a nossa fome de fazer a vontade do Senhor e de servir à uma visão. Juntos, estamos com essa visão há quase dez anos. Estamos fazendo aquilo que o Senhor nos chamou pra fazer. E, nesse tempo, eu conheci Michele, me casei em Londres e passamos três anos na igreja com Pr. Gleison e Marina. Coordenamos vários departamentos lá e foi quando o Senhor nos chamou pra Suíça.

Portal: Como tem sido sua trajetória em missões, desde então?

Fomos pra lá e implantamos a primeira Igreja Verbo da Vida na Suíça, na cidade de Lausanne. Depois de alguns anos, tivemos uma direção e fomos para Holanda. Vivemos lá, por dois anos, e agora vai fazer um ano que voltamos para a Suíça. Trabalho para uma empresa de logística, e é essa empresa que tem financiado o Reino de Deus, por onde a gente passa. Tem sido muito bom essa questão de trabalhar e fazer missões ao mesmo tempo. Temos alcançado pessoas, que se não estivesse trabalhando, eu não teria acesso a elas.

Portal: A respeito do Verbo Connect Europa, quando surgiu essa ideia?

Acho que o Senhor sabe de todas as coisas. Em janeiro, de 2020, tivemos nossa primeira reunião de oração. Então, veio a ideia, essa inspiração no coração do pastor Gleison sobre ter uma igreja on-line. A gente conhecia pessoas que estavam em diferentes países da Europa, mas que não tinham uma Igreja Verbo da Vida por perto. Então, nos conectamos a elas e o Pr. Gleison logo pensou em mim e na minha esposa coordenando esse projeto. Começamos os cultos e Deus começou a nos dar ideias, porque era algo totalmente novo. Em seguida, veio a pandemia, mas para honra e glória do Senhor, temos o Verbo Connect Europa a todo vapor. Deu tão certo, que se expandiu para os Estados Unidos, Canadá e agora está chegando na América do Sul também.

Portal: Quais as igrejas que nasceram por causa desse projeto?

A primeira igreja, que a gente chama, carinhosamente, de primeira filha do Verbo Connect, é a igreja de Santeramo in Colle, no sul da Itália. Nós iniciamos esta obra e, desde o mês de agosto do ano passado, o casal Davi e Patrícia Fenner está na liderança dando continuidade ao trabalho. Agora, por eles terem um pastor local, não estão mais fazendo parte do projeto, mas seguindo a visão e avançando. No momento, estamos trabalhando na implantação de três novas obras na Europa: Dublin, na Irlanda; Tondela em Portugal e San Marino, principado dentro da Itália.

Portal: Sobre as reuniões do Verbo Connect, como elas funcionam?

As reuniões são feitas até o momento em língua portuguesa, devido ao público que estamos alcançando, que são brasileiros que estão sem igreja. Os cultos acontecem nas quartas-feiras e aos domingos, mas temos projetos para começar em inglês e em outras línguas. Mesmo sendo em português, já alcançamos 11 países. Em nossas reuniões, temos em média de trinta e cinco a quarenta conexões. São cerca de cinquenta a sessenta e cinco pessoas que estão assistindo e recebendo a Palavra.

Portal: Como você vê a expansão da Palavra da Fé na Europa?

O Verbo Connect é um dos carros-chefe dessa expansão. Eu acompanhei Gleison e Marina antes deles irem para a Europa. Eles são muito visionários. As igrejas da Europa cresceram muito e hoje temos a estrutura do Ministério Verbo da Vida na Europa. Coisas foram geradas e, agora, estamos vendo a semente disso tudo. Eu me lembro que, em 2014, eu e minha e minha esposa fomos morar com eles. A gente sentava na sala e Gleison começava a falar, projetar: “Daqui a pouco a gente vai viajar pelos aeroportos da Europa e cuidar de ministros”. Eu pensava: “Rapaz, esse homem tá doido”. Os anos se passaram e, hoje, vemos exatamente isso, pois estamos com aproximadamente 35 obras na Europa e isso tem avançado cada vez mais.

Portal: Quem deseja se conectar a vocês para auxiliar no projeto o que deve fazer?

Nós conversamos com Suellen Emery e Larisse Farias sobre criar uma ponte para as pessoas que estão se preparando na Escola de Missões. O objetivo é de incentivar o contato deles com os países através do Verbo Connect Europa. No ano passado, alguns deles viajaram e conheceram algumas dessas obras. Isso de uma certa forma os conecta com aquilo que está acontecendo por lá.

Nós temos pessoas que servem no louvor, nas mídias, no diaconato, que estão aqui, no Brasil, mas que têm o chamado para a Europa no coração. Quando chegar o tempo deles irem, as pessoas já saberão quem eles são. Isso também facilita o avanço para que eles possam cumprir o plano de Deus.

3 Comentários

  • Glória a Deus por esse projeto, pela palavra da fé chegando na Europa minhas orações estão para esse continente. Creio no avanço. Pessoas sendo treinadas, capacitadas, inspiradas para leva a palavra da fé.

    Resposta
  • Glória à Deus,pelo avanço dessa obra,chorei ao ler essa entrevista,como isso alegra o coração do pai,vidas ….são o fruto de todo nisso trabalho para o senhor ,creio que onde essa palavra da fé chega,chega provisão, colheitas,chega vida abundante, aleluia, vou continuar orando por essa obra na Europa, orando por cada liderança, que o senhor os inspirem mais e mais ,em nome de jesus.

    Resposta
  • Glória a Deus pelo avanço da palavra da fé somos gratos ao senhor por homens e mulheres de Deus que tem se levantado para cumprir o ide de Jesus e ver a expansão da palavra.da fé nessas nações e maravilhoso saber que em cima de uma palavra apostólica que o apóstolo Bud profetizou que o verbo da vida vai para todas as nações.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!