Verbo FM

Escolas Rhema promoveram Seminário com Tassos Lycurgo

Com o tema "Em defesa da família", alunos e convidados assistiram a aulas esclarecedoras.


Neste sábado (13), o Seminário Em defesa da família reuniu alunos das Escolas Rhema na Igreja Verbo da Vida Sede. Além dos alunos de Campina Grande (PB), o evento abrangeu ainda todos os interessados pelo assunto em pauta. Tassos Lycurgo foi o renomado preletor que ministrou acerca do tema. Ele é um professor cristão e conservador que tem investido na defesa da família.  

A noite já começou com o templo repleto de alunos do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, Escola de Missões e Escola de Ministros Rhema. Eles foram recebidos no hall de entrada pelos monitores com bastante alegria. Todos já estavam com seus crachás e cheios de expectativas para essa aula diferenciada. Também estiveram presentes integrantes da diretoria do Ministério Verbo da Vida, famílias da igreja, jovens e crianças, sendo estas acolhidas pelo Departamento Infantil. 

Seminário Em defesa da família


Ana Luiza Brito abriu a programação com canções que inspiraram os presentes a abrirem o coração para a Palavra de Deus. Logo, o pastor presidente da igreja, Thiago Borba, foi à plataforma para dar as boas-vindas a todos. Ele também apresentou um resumo do extenso currículo do palestrante, o que impressionou o público.

Quem é Tassos?

Advogado, professor titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fundou e preside o Ministério Defesa e Fé. Atuou como diretor Nacional dos Departamentos de Patrimônio Imaterial e de Cooperação e Fomento no Instituto Patrimonial e Histórico Nacional (Iphan). É PhD em Educação – Matemática/Lógica pela UFRN, Mestre em Artes – Filosofia Analítica pela University of Sussex (Inglaterra) e Pós-Doutor em Apologética Cristã pela Oral Roberts University (ORU-EUA) e Sociologia do Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele também é graduado em Liderança Avançada (HI-Tailândia), Ministério Pastoral (RBT College-EUA) e Estudos Bíblicos (RBT College-EUA). Como escritor, o pastor Lycurgo é autor de mais de uma dúzia de livros sobre diferentes tópicos, tais como Direito, Educação, Filosofia, Cultura e Apologética.


POR TRÁS DAS IDEOLOGIAS

Entre os olhares fixos e um silêncio quase absoluto, o público dedicou atenção completa ao Seminário. Antes de tudo, o professor iniciou esclarecendo sobre o que é o comunismo, com quais intenções ele foi idealizado e os impactos desde o seu surgimento na sociedade.

Segundo Tassos, “o inimigo das ideologias comunistas não é o capitalismo, mas, sim, o cristianismo. Precisamos entender que a nossa luta se dá no campo dos valores. Os maiores alvos do cristianismo são a família e a igreja”. 

Tassos Lycurgo


Tassos falou que os comunistas pós-marxistas defendem que a identidade é dada pelo grupo que você é colocado para ser dominado, mas isso promove a divisão na base de gênero, sexual, de raça: “O negro se torna vítima do negrismo; a mulher, vítima do feminismo, entre outros. Cadê o movimento feminista quando precisam defendê-las diante do caso dos transgêneros nos esportes femininos?”, indagou ele.

Em seguida, o professor ainda destacou que o comunismo ideológico quer destruir a capacidade linguística das pessoas, inclusive das crianças. Assim, ele destacou a importância de preservar a liberdade no modo de falar.

EM DEFESA DAS NOSSAS PALAVRAS

“Muito cuidado com a sua autonomia linguística, porque isso vai determinar a forma que você pensa. A linguagem neutra faz parte da ideologia de gênero. Uma das poucas coisas que as gerações concordavam até o século passado era sobre o gênero e isso se inverteu”, alertou Tassos.

Ele explicou que a ideologia de gênero é a porta para todas as outras ideologias. Afirmou também que palavras não são só palavras, pois elas determinam uma ação. “É uma questão de sobrevivência. Querem criminalizar as nossas palavras”, completou.

Seminário Em defesa da família


Tassos ressaltou que hoje em dia estão esvaziando o sentido das palavras, assim não existe mais o que é o normal ou o que é a verdade, por exemplo. O professor explicou que as ideologias têm o objetivo de dominar a linguagem para, assim, influenciar diretamente nos pensamentos e ações da sociedade.

“Não vamos aceitar que nós e os nossos filhos falem de forma superficial como se isso não afetasse o que eles pensam e fazem”, disse ele, concluindo a primeira etapa de aula.


EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA

Tassos iniciou o segundo momento de ministração indicando o livro Maquiavel Pedagogo, dos autores Pascal Bernardin e Alexandre Müller Ribeiro. Ele focou em falar sobre a educação, que é um dos principais fundamentos para a defesa da família.

“A escola é para ensinar seu filho, não para educá-lo. Quem educa são os pais”, disse. Ele alertou que os pais não podem deixar que seus filhos se expressem na escola, uma opinião contrária aos princípios ensinados em casa, em troca de ter uma boa nota. Segundo o ministro, se os filhos começarem a aceitar o que é errado na escola, começarão a pensar e agir conforme aquilo que é errado.

Seminário Em defesa da família


Tassos explicou que o poder da família é o maior impedimento aos ataques tiranos da sociedade. “Temos que saber criar os nossos filhos. Precisamos nos envolver com a criação deles e é uma questão de vida ou morte. Se você diz que não tem tempo, crie tempo!”, acentuou ele.

O professor também lembrou ao público que os pais são chamados para fazerem o melhor que puderem pelos filhos, pois Deus lhes confiou vidas. Com isso, ele explicou que maravilhamento, amor e segurança são os pilares que desenvolvem o sentido da vida. Assim, ele instruiu às famílias a educarem os filhos com base nesses pilares, porém direcionando-os ao que é bom e verdadeiro.


“Existe uma fase em que a criança começa a questionar. A pior coisa a ser feita é dizer à criança para ela não duvidar ou questionar, pois fomos feitos para pensar. Torne o seu filho um especialista na dúvida que ele traz”, disse ele.

Tassos ainda orientou aos pais a estarem próximos aos filhos na fase da juventude, pois eles precisam do envolvimento intenso nesta fase. Por fim, garantiu que é urgente priorizar o cuidado com a criação dos filhos e manter um posicionamento claro diante deste caos em que o mundo se encontra atualmente.

“Temos uma missão a desempenhar. Não é por acaso que somos Corpo de Cristo. Somos sacerdócio santo e nosso Deus é o criador dos céus e da terra. Você não está sozinho e Deus caminha com você. Ou nos posicionamos, indo na contramão desse mundo, ou tudo vai estar perdido de dentro para fora!”


Seminário Em defesa da família


No final, Tassos respondeu perguntas do público e concluiu com mais esclarecimentos acerca do tema do Seminário Em defesa da família (siga o perfil do professor). Esse evento foi uma degustação do que é ministrado nas salas de aula das Escolas Rhema. Os assuntos que interferem diretamente na Igreja, família e no cotidiano de um cristão, são abordados por professores amplamente capacitados nestas instituições!

Escolas Rhema


CONHEÇA NOSSAS ESCOLAS:

Centro de Treinamento Bíblico Rhema
Escola de Ministros Rhema
Escola de Missões Rhema
Escola Bíblica Verbo da Vida
Escola Ministerial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!