Em fevereiro deste ano, as telas das TV’s, computadores e celulares já fervilhavam com diversas imagens do atual conflito que envolve Rússia e Ucrânia. De lá para cá, o mundo acompanhou atento aos desafios que esse combate trouxe para essas nações. Diante disso, o Ministério Verbo da Vida (MVV) desenvolveu uma estratégia que, além de fornecer assistência social, está levando socorro espiritual às vítimas. Em doze dias de atuação, o projeto Paz em meio à guerra está avançando no auxílio aos refugiados ucranianos.
A missão foi concebida pelo Fazer o Bem – Projetos Sociais e integra o plano de ação proposto pela Igreja Verbo da Vida em WhinterThur, na Suíça, liderada pelos irmãos Michel Häberli e Swe Helen. Esse plano baseia-se em oferecer abrigo aos refugiados que estão indo até a fronteira com a Polônia, buscando proteção e melhores condições de vida.
Para dar suporte às ações, Suellen Emery, coordenadora da Agência de Missões Verbo da Vida – AGMVV, sua filha Luissa Emery, o genro Danilo Queiroga, além da missionária Larisse Farias se voluntariaram para viajar àquela nação. Porém, quando a viagem foi anunciada, mais recursos foram ofertados em favor da missão, com isso, outras pessoas também foram somadas ao grupo.
Assim, em vez de quatro missionários, dez se engajaram no projeto e partiram com destino à Polônia, entre eles, o casal Gabriel e Ellen Texeira, as missionárias Juliana Toledo; Tânia Potter, que reside no Reino Unido; Gabriela Simões da Igreja Verbo da Vida de Petrolina (PE) e Josikwylkson Costa.
Uma parte do grupo saiu do Brasil na sexta-feira (01) e, ao longo dos dias, foram chegando em Lublin. Ainda nesta semana, os dois últimos voluntários chegarão para juntar-se aos demais.
O INÍCIO
Os primeiros dias da missão já começaram com muito trabalho. Além de visitar os estádios e estações de trem, a fim de terem contato com os refugiados da guerra, o grupo recebeu e instalou famílias em um albergue alugado com vaga para 16 pessoas.
Os missionários também conheceram os locais para a distribuição de doações, onde os refugiados podem ser supridos com alimentos, roupas e demais suprimentos.
Enquanto uma parte da equipe se dividia para prestar ajuda às pessoas que chegavam ao albergue, outros lidavam com as questões burocráticas para que os refugiados pudessem se estabelecer no novo país.
O primeiro fruto do trabalho foi colhido na semana passada, quando uma das hóspedes aceitou Jesus, após obter resposta instantânea de uma oração.
“Parece ser simples, mas receber Jesus significa o reconhecimento de que elas precisam de Deus. E isso, aqui, não é fácil. Após o café da manhã, estamos sempre promovendo um momento de oração com eles. Oramos para que Deus supra as necessidades e abra portas que tragam direção. Houve abertura de ministrar a essa moça, em particular, e ela recebeu Jesus. Ela contou que não sabia se o seu pai estava vivo e não tinha notícias dele. Oramos para que se ele estivesse vivo, desse notícias. Momentos depois, a boa nova chegou: ela recebeu a ligação que esperava! Seu pai está vivo e ela está vendo Deus agir! Estamos muito felizes com o que Deus está fazendo”, relatou Suellen, compartilhando a missão.
Dias depois da chegada dos primeiros missionários enviados, o projeto alugou mais um compartimento do albergue para abrigar ainda mais pessoas. Após deixar tudo pronto, parte do grupo visitou a fronteira, realizou cadastros e prestou a assistência necessária.
Segundo os participantes da missão, o favor de Deus tem agilizado e facilitado muitas etapas. Porém, ainda havia uma barreira a ser vencida: o idioma. Predominantemente, a comunicação dos refugiados é através da língua nativa, seja polonesa ou ucraniana. Ainda que houvesse algum tipo de avanço através da língua inglesa ou de ferramentas como o Google tradutor, era necessário ter alguém que fosse fluente em um desses idiomas.
Através do mover de Deus, mais uma resposta foi obtida. No último sábado (09), duas ucranianas, mãe e filha, se juntaram aos hóspedes do albergue. Ambas fazem parte do Centro de Treinamento Bíblico Rhema na Ucrânia e a filha também fala em inglês fluentemente. O resultado desse encontro é que ela se tornou a intérprete oficial do grupo, fazendo a ponte entre a equipe e os hóspedes.
UMA NOVA ETAPA
Na tarde dessa terça-feira (12), a missão atingiu um novo marco. Foi realizada a primeira reunião oficial com os refugiados e tradução para o idioma ucraniano.
“Nós já havíamos explicado para eles, através do tradutor, sobre o projeto. Como chegou a nossa intérprete, que pedimos ao Senhor, fizemos a nossa primeira reunião. Todos ficaram muito emocionados com o trabalho feito pela união da Igreja. Enquanto falávamos, os olhos deles se enchiam de lágrimas todo o tempo. No final da reunião, eles nos agradeciam tanto que nem sabíamos mais o que responder. Deus está fazendo algo aqui!”, afirmou Luissa Emery.
Na reunião, após explicar o propósito da missão, Danilo e Luissa tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre o amor de Deus e a importância que aqueles hóspedes têm para o Senhor.
“Apresentamos o Ministério e explicamos que todas as igrejas do MVV nos enviaram para cuidar deles, ajudá-los e acolhê-los neste momento de transição que estão passando. Eles estavam tão abertos, gratos e emocionados…”, pontuou Suellen, ainda sobre a reunião.
Nesse domingo (17), os missionários farão um Culto de Celebração para comemorar a Páscoa com os hóspedes, logo após, todos irão desfrutar de um almoço de comunhão.
Até agora, foram doze dias de muito trabalho, mas ainda há muito por vir! Na noite de hoje (13), o grupo fará uma atuação de evangelismo nas estações de trem, buscando refugiados para abrigá-los nas vagas restantes do albergue.
ACOMPANHE
Todas as experiências desse grupo de missionários estão sendo compartilhadas através das nossas mídias sociais. O Instagram do @fazerobembr traz, em detalhes, a trajetória que foi percorrida até aqui.
Os missionários também estão sempre atualizando os brasileiros em oportunidades como a última Conferência Submersos, realizada pela Igreja Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB). O evento para adolescentes reservou um momento, na manhã de sábado (09), para o grupo testemunhar sobre o que tem ocorrido no campo. Mais recentemente, a TV Borborema, canal televisivo de Campina Grande, produziu uma matéria exclusiva sobre a missão e se comunicou com os missionários.
Por fim, durante a Verbo Live, o Apóstolo Guto Emery também falou com sua esposa, Suellen, sobre as novidades do projeto.
COMO PARTICIPAR
Acompanhe a missão e aproveite para oferecer suporte através de suas orações e doações, para que essa missão continue crescendo e alcançando mais pessoas para o Reino de Deus!
- Faça a sua doação em dinheiro através dos seguinte dados bancários:
Pix: [email protected]
Banco Santander
Agência: 3082
Conta Corrente: 13003413 – 2
CNPJ: 02.527728/0001-00