Verbo FM

Igreja em Aracaju (SE) deu início ao programa de intercâmbio missionário

Abbie Decker, 17 anos. Natalie Rand, 19 anos. O que essas duas jovens têm em comum? Além da nacionalidade americana, ambas são cristãs e vão participar de um intercâmbio missionário em Aracaju, capital sergipana.

Essa modalidade de experiência  tem ganhado força e inspirado pessoas ao redor do mundo a praticarem uma nova língua, conhecerem novas culturas e passearem em outros países, tudo isso enquanto engajam-se em vivências alinhadas aos seus propósitos de vida.

As americanas chegaram em Aracaju, no dia 2 de setembro, e foram acolhidas em casas de família, as chamadas host families.

Elas são as primeiras a participar do InMission, programa missionário de estágio ministerial recém-lançado na Igreja Verbo da Vida local, que irá possibilitar a pessoas de países de línguas inglesa e espanhola a oportunidade de passarem de duas a quatro semanas no Brasil.

Além dos Estados Unidos, o programa já conta com igrejas parceiras na Argentina, Uruguai e Bolívia. São lugares em que os líderes dessas igrejas também têm o interesse de enviar pessoas para Aracaju. O InMission contempla experiências internas, no âmbito administrativo da igreja, em que os participantes irão passar por vários departamentos, desenvolvendo competências de gestão e vivências externas, praticando evangelismo em ambientes como presídios e abrigos.

O programa foi idealizado por Gabriela Brandão, uma jovem que também vivenciou a experiência de fazer um intercâmbio missionário. Em 2021, ela passou cerca de oito meses na África do Sul. Bacharela em Direito, foi voluntária de um ministério chamado Reaching a Generation, envolvendo-se principalmente no setor jurídico, auxiliando na elaboração e revisão de contratos. Porém, para além da atividade administrativa, ela também atuou nas comunidades locais fazendo missões nos vilarejos, ajudando a livrar crianças africanas de casamento infantil, cavando poços para que as pessoas tivessem água em lugares onde muitos morrem comidas por crocodilos no rio e pregando a Palavra de Deus.

Lá eu entendi que o que eu aprendi não podia ficar só comigo. Aquilo mudou minha vida, minha perspectiva, minhas prioridades.

E já na volta, ainda no avião, eu já tinha todo o projeto do InMission na cabeça, adaptando o programa de estágio que eu vivi lá para minha igreja local.

Apresentei para o meu pastor Darren Wray, americano que também veio ao Brasil há mais de 20 anos em um chamado missionário para sua vida, e ele confirmou que esse já era um desejo no seu coração. E daí surgiu o programa. Então a ideia é proporcionar a experiência prática de campo para os jovens cristãos que têm o interesse de se envolver em uma causa social ou que têm um chamado missionário .

Darren destacou o ineditismo do programa na igreja em Aracaju. “Esse é um programa missionário de estágio ministerial que nós implantamos aqui para pessoas de diferentes países que falam inglês ou espanhol e que tenham o desejo de ter uma experiência no âmbito missionário, no contexto ministerial e de igreja. Natalie e Abbie vieram da minha igreja original, de onde eu fui enviado,  na Virgínia (EUA), e elas estão fazendo história aqui, pois são as primeiras trainees que estão vindo para o nosso programa”, comemorou.

Como primeiras intercambistas, Abbie e Natalie mostraram-se muito animadas. “Estou muito feliz por estar aqui imersa na cultura da igreja. Nós agradecemos a hospitalidade, os sorrisos nos rostos, e toda bondade e generosidade de vocês”, disse Abbie.

“Eu só quero agradecer a Deus por essa oportunidade. Tem sido uma bênção estar aqui com pessoas tão maravilhosas e abençoadas. Nós estamos desfrutando de uma conexão que o próprio Deus reservou junto a vocês. Obrigada por nos convidar para a igreja de vocês. Nós já fizemos grandes amigos e temos uma família que nos acolheu de forma maravilhosa também”, completou Natalie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!