O outono é uma estação que marca a transição entre o verão e o inverno. Suas características reúnem a incidência de luz solar aliviada por nuvens e um clima mais ameno do que o verão. O outono abre espaço para ares que trazem frescor, aromas diversos entre as vegetações; bem como a queda de folhas e frutos, o que resulta em colheitas que trazem alegria e transformação.
A Reunião de Pastores e Diretorias 2024 foi aberta no dia 20 de março deste mês, data em que começou o outono no Brasil. Na manhã desta sexta (22), os participantes do evento desfrutaram de um clima espiritual que pairou como o outono, trazendo equilíbrio, descanso, novidades e colheita de mantimentos.
“Levante suas mãos e desfrute desta onda de refrigério. Entre no descanso sobrenatural, que em Deus já foi providenciado”, disse Fernando Leal, no momento de oração no início do culto. Ele e Perilo Borba direcionaram esse tempo. Os ministros identificaram uma unção para cura divina no local e todos levantaram as mãos para receber. Também chamaram, em confissões de fé, por mais trabalhadores para a seara onde o Evangelho tem sido cultivado.
O início desta manhã também jorrou águas de adoração. Todos foram molhados, expondo-se a essa “chuva” agradável de exaltação ao Senhor, sendo guiados pela cantora Cinthya Miranda. Em seguida, os participantes se divertiram e ficaram bem informados com o vídeo de avisos que, neste ano, em todos os cultos, têm sido apresentados pelos membros da diretoria do Ministério. O que tem sido uma atração a parte.
Uma nova estação em números
Cleanto Silveira, coordenador da Secretaria das Igrejas, e Renato Gaudard, diretor executivo do Ministério, falaram do quanto as igrejas Verbo da Vida têm se multiplicado pelo Brasil e em outros países. Eles falaram que esta é uma estação de maior crescimento.
Recentemente, alcançamos a marca de 500 igrejas. “Agora são outras quinhentas”, ressaltou Cleanto, na expectativa das próximas colheitas. Em 2017, eram 287 igrejas, com 35.778 frequentadores. Em 2024, temos 511 igrejas e cerca de 82.511 pessoas acompanhando os cultos em geral. De 2023 para 2024, tivemos um crescimento de 18,04%.
Os números apresentados foram como uma fotografia do quadro de aumento em nossas igrejas em todo o Ministério. Cleanto e Renato motivaram os pastores e diretorias a trabalharem pela continuidade desse crescimento. Eles ainda apresentaram uma Plataforma de Treinamentos que será compartilhada para os novos pastores e diretores de obras fundadas recentemente.
Samir Souza também foi ao púlpito e falou dos números registrados pela Editora Rhema Publicações, da qual é coordenador. Ele falou que já foi alcançada a marca de 157 títulos lançados até este mês. Vinte e nove dos livros são do Kenneth E. Hagin. Samir ainda falou dos livros mais vendidos da Editora e os locais onde os E-books já chegaram, até mesmo onde ainda não existem igrejas Verbo da Vida. O coordenador explicou ainda sobre a abertura de VerboShops em obras do nosso Ministério.
Constância na marca
Nesta manhã, Perilo Borba também apresentou sobre como gerenciar e fortalecer a nossa marca. Ele é o coordenador de Comunicação do Ministério Verbo da Vida e começou sua sessão falando de um grupo que existe nas redes sociais, para reunir todos os líderes de Comunicação das igrejas nacionais e internacionais. O pastor ainda divulgou um link com o banco de fotos, vídeos, manuais e treinamentos disponíveis para os líderes.
“Em 2015, lançamos a nossa indenidade visual atual. Ela está bem fortalecida e a maioria das igrejas estão cientes de como utilizá-la”. Ele alertou sobre o que deve ser evitado ao utilizar a logomarca da instituição. Perilo completou falando que as igrejas devem ser bem vistas nas mídias sociais, que são um dos principais meios pelos quais as pessoas encontram as igrejas. “Muitas pessoas passaram a frequentar ou se converteram por causa das mídias sociais das nossas igrejas”, reforçou ele.
Equilibrando as raízes
Renato Gaudard voltou ao púlpito, dessa vez com Rafael Willian, coordenador financeiro e contábil do Ministério. Eles falaram do zelo na documentação administrativa que as igrejas devem preservar. Destacaram os documentos que o Ministério precisa receber das igrejas, mantendo a integridade e transparência em tudo o que é realizado desde a base.
O advogado Rubens Nascimento também palestrou nesta manhã. Ele destacou sobre o comportamento cristão na esfera política. Rubens já foi vereador e começou sua fala utilizando os dez mandamentos para fornecer uma visão acerca da política. Ele explicou sobre a postura correta do cristão diante dos três poderes, bem como a vocação que os cristãos possuem para atuar nesta área. Rubens também orientou sobre os procedimentos corretos para quem deseja ingressar na área política como candidato.
Na sequência, a coordenadora das Escolas Rhema, Juliana Borba, falou dos critérios para a abertura de novas unidades. Ela explicou sobre o planejamento de crescimento e continuidade. Juliana ainda afirmou que em fases de transição na diretoria, é necessário participar do treinamento anual para novos diretores em Campina Grande (PB). Carlos Fontenele complementou sobre as escolas com orientações da tesouraria e contabilidade. Já o pastor Thiago Borba, alertou sobre a necessidade de um bom relacionamento entre pastores e diretorias das unidades Rhema.
Fronteiras transculturais
Leonildo e Scheila Guimarães foram recebidos com uivos indígenas. Eles vieram do Pará e estão à frente de estande que está sendo um sucesso neste evento. Eles têm vendido produtos fabricados artesanalmente pelos índios daquela região, em prol de arrecadar recursos para seus projetos na localidade. Juntos, eles têm realizado um trabalhado pioneiro que é o Rhema indígena. O alvo é ensinar a Palavra revelada para os índios de maneira gratuita e já são 37 matriculados.
O último momento do evento nesta manhã foi com a supervisão do Ministério na Europa. Gleison e Marina Cabral falaram das escolas Verbo da Vida e Ministerial no continente. Wanderlei e Anna Carla somaram com depoimentos sobre Lisboa, Portugal. Eles estão crescendo em obras, discipulado e ações sociais. Já Freddie Cardoso, finalizou deixando notícias da Suíça e do projeto Verbo Connect, que tem mantido um trabalho on-line entre os países da Europa.
Foi uma manhã de diversas instruções sob uma atmosfera de paz e alegria entre os membros da Família Verbo da Vida. Todos têm vivido um tempo de leveza nestes dias de Reunião de Pastores e Diretorias, desfrutando dos ajustes divinos e do refrigério que é beber da fonte!
1 Comentário
Gloria a Deus a palavra da fe entrando nos indigenas cremos que essa palavra ira ate os cofins da terra louvamos ao senhor pelo projeto cremos que milhares de povos indiginas serao alcançados pela palavra da fe e o amor.
Essa reunião ministerial e de grande valia para os nossos pastores pois se sentem protegidos acompanhados e mentorados para dar continuidade ao que o senhor tem para os seus ministerios.
Gloria a Deus por um ministerio tão abençoado