Pregação: Scott Webb (Sábado Noite)

Eu tenho uma palavra do Senhor para você hoje à noite, é a palavra: desfrute.

Quando o povo de Israel entrava em problemas, a primeira coisa que saia pela porta era a alegria. Mas, não deve ser assim.

O Senhor quer trocar de fardo com algumas pessoas, e Ele quer que você desfrute. Ele é um grande Deus, que é capaz de pegar pouco e transformar em muito.

A vida tenta tirar a alegria da sua salvação, mas o Espírito Santo desperta isso novamente.

A Alegria do Senhor é a nossa força. Se alegria é força, então podemos dizer assim: ser forte no Senhor é estar forte na alegria. A única coisa que temos que fazer é obedecer, e Deus move a mão dEle.

Eu sei que há pessoas aqui com obstáculos, desafios, na vida que precisam vencer. Mas, eu quero lhe contar uma história da bíblia, que lhe mostrará onde você estar e onde você pode chegar.

E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá”.  (II Crônicas 20.1)

Problemas são reais e fazem parte da vida, mas nós temos o espírito da fé.

A bíblia diz que a nossa momentânea tribulação, que é por um tempo curto, se viram e operam por nós, não contra nós. Tudo depende da direção na qual estamos olhando quando algo vem contra nós.

Josafá e seu povo estavam cuidando dos seus negócios. Eles estava servindo ao Senhor, mas o inimigo chegou.

Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi”. (II Crônicas 20.2)

É normal você ter medo. Algumas pessoas acham que o povo da fé não sabe o que é medo. Claro que sabemos o que é medo, a diferença é que sabemos onde colocá-lo.

E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo”. (II Crônicas 20.5)

Observe a forma de oração de Josafá. Ele não falou sobre o problema, ele começou falando o que a Palavra diz e quão grande é o Deus que servimos.

E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?”. (II Crônicas 20.6-7)

Josafá lembra a Deus da aliança.

Isto não é apenas uma história, mas há um padrão aqui que pode operar em qualquer área da vida.

E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás. Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram”. (II Crônicas 20.8-10)

Quando Israel passou pelas terras desse povo, Deus não permitiu que fizessem nada contra eles. E agora Josafá O lembra disso. Dizendo que Deus os deu algo e agora o diabo está tentando tirar.

Sabe, Deus é doador, Ele dá coisas boas. Mas, não é só porque Deus te deu algo que o diabo não vai tentar tirar. Com certeza ele vai.

Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. E todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos. (II Crônicas 20.12-13)

Todos estão ameaçados então todos se juntam. Quando você ensina os seus filhos a Palavra, ensina-os a crer em Deus, eles podem te ajudar, há muito poder nisso. Não descarte os pequeninos, eles precisam ver também quando o Senhor se mostra.

E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. manhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. (II Crônicas 20.15-16)

A batalha não é sua, mas do Senhor.

Mas, depois o Senhor diz para descer para onde eles estão. O que está acontecendo? Por que não podem ficar apenas sentados assistindo a tudo? Há uma razão.

Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco. (II Crônicas 20.15-17)

O Senhor é convosco. Ele é com você.

Esse é um dos segredos do cristianismo. Deus não quer apenas fazer por você, Ele quer fazer com você. Ele quer envolver você no que está acontecendo. Ele faz por você e deixa você ter parte nisso.

“Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o. E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta. (II Crônicas 20.18-19)

A natureza humana às vezes quer desistir. Mas, Deus diz não, Ele quer fazer junto.

A bíblia diz na continuação do texto, que o povo em seguida se prostrou e adorou a Deus.

E Deus me ensinou algo. Qual a diferença entre louvor e adoração? Não é o ritmo da música, não é a harmonia. O Senhor usou esta história para me ensinar isto. Adoração acontece na presença de Deus. Louvor se encontra no campo de batalha.

A bíblia diz aqui que Josafá e o povo se prostraram e começaram a adorar, na presença de Deus.

Nós adoramos o Senhor na Sua presença, mas quando enfrentamos o inimigo a nossa boca está cheia de louvor, porque no louvor há grande poder.

E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; (II Crônicas 20.20)

Existe o lado do crer no Senhor e do crer nos seus profetas. Você crer no Senhor seu Deus se associando com a Palavra dEle, e isso te deixa seguro, a bíblia está para a nossa vida no dia a dia. Mas, frequentemente coisas inesperadas acontecem, e quando você está enfrentando situações específicas você precisa saber o que fazer, agora mesmo.

Isso nos mostra a necessidade da Palavra e do Espírito Santo. Porque eu me associo com a Sua Palavra, mas as pessoas também precisam junto com a Palavra, estarem conectadas com o Espírito.

A Palavra te dirá o que fazer o tempo todo. Mas, o profeta representa o sobrenatural, a direção específica de Deus, sobre aquilo que está acontecendo agora.

Muitas vezes precisamos saber do Senhor como lidar com determinada situação. A Palavra irá te deixar seguro, os profetas trarão prosperidade daquilo que está acontecendo hoje.

Eu creio que havia batalhas, e ataques no mesmo momento que este estava acontecendo. Mas, Deus não deu direção para todo mundo.

E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre.” (II Crônicas 20.21)

Este povo está debaixo de uma grande ameaça. Isso não é apenas o relatório ruim do médico, isso significava o final da vida. No melhor caso eles perderiam tudo e se tornariam escravos.

Nós já lemos, mas eles não sabiam o final ainda.

O exército que vinha contra o povo de Josafá, não era um exército que lutava só nos fins de semana, eles eram homens treinados, preparados para matar.

quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se”. (II Crônicas 20.22-23)

Eles levaram cantores para a batalha, para louvar ao Senhor.

E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito. (II Crônicas 20.25)

Quando o inimigo vem nos ameaçar, nunca esqueça que Deus sabia que ele viria antes dele mesmo começar.

O Senhor não quer que você apenas ganhe a batalha, Ele quer te usar para demonstrar que ir contra o povo de Deus é estar contra Deus. Ninguém pode amaldiçoar o que Deus quer abençoar.

Deus quer que você pareça uma tartaruga na porteira. Se você vê uma tartaruga na porteira ou em uma árvore, saiba de uma coisa: ela não chegou lá sozinha. Deus quer te colocar em lugar que você não pode chegar sozinho. Deus sabe que na sua própria força, você não pode ser suficiente, mas confie na força dEle.

Você não vai apenas vencer o problema, você vai chegar ao outro lado melhor do que você entrou.

Os próximos 3 meses serão meses de aumento na sua vida.

O Senhor está conosco. Não recue, não olhe para trás, avance com ousadia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!