Verbo FM

Rendição e crescimento: instruções impactaram ministros

Ensinos poderosos sobre edificação de pessoas e santidade sensibilizaram e fortaleceram os participantes na manhã de sábado.

Os ministros já chegaram com um semblante diferente para a manhã de sábado da Conferência Sudeste: cheios da unção, do que viram e receberam na primeira noite. E o local onde todos estão instalados é simplesmente inspirador. Águas de Lindóia é conhecida como a Capital Termal do Brasil. Na região, o clima e as suas águas são um dos maiores valores desse balneário, que está próximo de São Paulo, mas distante do estresse desse centro urbano. Lugar perfeito para mergulhar nos rios que o Espírito tem movido nesses dias.


E foi com muita oração que tudo começou na manhã de sábado, sob a direção de Manoel Dias, integrante da diretoria do Ministério Verbo da Vida. Logo depois, juntos ao grupo de louvor, liderado por Gabriel Rodrigues, todos cantaram:

“Estamos vivendo o favor de Deus. Bênçãos mais e mais, graça abundante. Há uma colheita abundante, um novo tempo sobrenatural, portas abertas, grandes milagres. É o favor de Deus sobre nós”. 

“Há um plano de Deus nesta manhã para nós. Fique atento para receber tudo o que Deus tem programado”. Com essas palavras, o dirigente da manhã, Pr. Agnaldo Marques, saudou os participantes. 


Acelerando o crescimento

Ao serem perguntados como uma Conferência de Ministros pode ajudar cada participante a crescer no ministério, Cauê Harfst, líder de louvor do Verbo Atibaia (SP) falou: “Aqui vemos pontos que não enxergamos no dia a dia da igreja, e isso é muito importante para nosso crescimento mesmo. Aqui também está todo mundo sempre alinhado para temos as mesmas visões, o que de fato o ministério espera de nós”.

Já Delfim Augusto, o pastor presidente da mesma igreja, concordou com seu liderado e disse que, nas Conferências, os ministros ficam mais conectados. “Ninguém está andando aqui sozinho. Somos um Corpo. Então, é para todas as igrejas estarem bem conectadas ao Ministério, falando a mesma coisa, pensando a mesma coisa e agindo do mesmo jeito”, acrescentou.


Para Rodrigo Silva, professor do Rhema do Verbo da Vida em Campo Grande (RJ), esses eventos dão um norte, uma direção para eles. E disse mais: “É um lugar de segurança. Podemos nos sentir seguros como ministros, ter uma referência, corrigir o nosso próprio coração e ver onde estamos errando”. 

Adriana Oliveira, líder de evangelismo no Verbo em Vila Matilde (SP), comentou que é preciso ter essa parada para se alimentar. “Nós damos tanto e edificamos vidas, mas nós também precisamos ser edificados e, como o Scott Webb falou ontem, a melhor parte é sempre estar aos pés do Senhor, aprendendo. E a Conferência traz esse momento para nós, quando não temos que nos preocupar com mais ninguém. É entre nós e Ele”, falou a ministra.

Momento missionário

O Pr. Paul David, que lidera o Verbo da Vida em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, contou sobre o crescimento da obra por lá. Ele disse que estão vendo milagres acontecerem nas visitas aos hospitais e nos presídios. Paul também falou que a igreja iniciou a Escola Verbo da Vida, e festejou o seu segundo aniversário.


O missionário também disse: “Cremos que essa obra vai continuar avançando. Tive uma visão de uma árvore que foi plantada em Campina e a raiz dessa árvore percorreu todo o Brasil e as nações. E o Paraguai está experimentando a Palavra da Fé e do amor. Estamos experimentando sinais, prodígios e maravilhas. É tão precioso ver pessoas sendo transformadas. Vamos continuar correndo com essa visão”. 

O privilégio de edificar pessoas

A primeira ministração da manhã ficou por conta do Pr. Perilo Borba, também integrante da diretoria do Ministério Verbo da Vida. E o tema de sua mensagem foi “Edificar pessoas”. Ele disse que foi para isso que todos nós fomos chamados. “Fazer discípulos é transmitir a outros o seu estilo de vida. Você não pode ser uma bênção longe se você não for uma bênção perto”, afirmou Perilo. 

O ministro falou que a mudança na vida das pessoas causa uma grande repercussão. E ele fez uma pergunta aos presentes: “Quando uma pessoa fica um tempo com você, sendo ensinada e pastoreada, as outras pessoas poderão olhar para ela e ver algo diferente?”. 

Perilo disse que verificou quatro pontos que fizeram diferença no ministério de Paulo. A conexão com pessoas era um deles. Para ele, é importante questionarmos sobre com quem Deus está nos conectando. Um outro ponto que ele identificou foi que não devemos ir apenas com palavras, mas também com poder.  

“Todos nós fomos chamados para marcar a vida das pessoas.”


O terceiro ponto é que o nosso procedimento tem que ser coerente com o que pregamos e ensinamos. E questionou mais uma vez: “O que as pessoas estão vendo em você?”. Por último, ele disse que amar as pessoas fez toda a diferença no ministério de Paulo. Perilo disse por fim que nós também devemos amar as pessoas mesmo que elas não tenham nada para nos oferecer. 

Perilo falou, por fim, que, ao edificar pessoas, assim como Paulo, também causamos transtornos por onde passamos. Isso porque o nosso propósito é que a Palavra transforme pessoas. Você só transmite o que você tem. E concluiu: “O espírito da fé, é isso que precisamos transmitir. Somos chamados para edificar pessoas. Da sua entrega, da sua consagração, depende a vida de muitos”. 

“Deus não vai conectar você com as pessoas pelo o que elas podem dar para você, mas pelo o que você pode dar para elas.”

Avançando em integridade

Thiago Freitas, que integra a equipe ministerial do Verbo da Vida em Belo Horizonte (MG), fechou a manhã de sábado, começando a falar que ser chamado é algo bem maior que um mero convite a servir, uma tarefa a realizar ou uma missão a cumprir. “Fomos lavados, santificados, justificados e purificados. Essa é a nossa realidade em Cristo. A Bíblia dá ênfase na nossa santificação”, disse o ministro.

Dessa forma, Thiago focou a sua ministração na integridade do ministro. Ele falou que a santificação é uma obra exclusiva da graça de Deus e os que foram santificados são chamados para ser santos. Para ele, isso significa mudança de comportamento. “O ministério não se resume somente em realizar o trabalho que o Pai nos confiou. O ministério começa pelo ser”. 

“Ministério é baseado no exemplo e no caráter. Nós deveríamos ser os primeiros a estar comprometidos com o Senhor em uma vida de consagração, de pureza e de integridade.”


Thiago disse que o seu objetivo não era pregar a perfeição, mas que precisamos crescer. Estamos em um caminho de crescimento. Ele ainda falou do prejuízo que acontece por conta da imoralidade. Por isso, o ministro deve tomar cuidado contínuo, evitando se colocar em situações que facilitem um desvio de conduta. Assim, ele trouxe alguns conselhos para manter a integridade moral:

Tomar uma decisão de qualidade; reconhecer a própria vulnerabilidade; lembrar das consequências da imoralidade; reconhecer que uma falha moral não começa com o ato físico do adultério; não viver em função da vigilância dos outros; ter temor; e lembrar-se do perigo de não seguir a santificação. E finalizou: “Devemos tomar uma atitude radical contra o pecado, pois sabemos das consequências do mesmo”. 

“Não precisamos errar. Vamos continuar avançando com a Palavra da Fé, com uma vida de integridade, consagração e pureza.”

Ao final de sua ministração, Thiago Freitas pediu que todos orassem por seus pastores que estivessem presentes na Conferência. Assim, todos se juntaram e intercederam pela vida de seus líderes por força, sabedoria e o poder de Deus sobre suas vidas. “Os melhores dias das nossas vidas como Ministério Verbo da Vida estão diante de nós, correndo velozmente”, declarou Thiago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!