A Coordenação do Rhema, visando criar alicerces para levar a Palavra da Fé para todo o mundo, realizou na última quarta-feira a primeira Reunião de Professores no formato on-line deste ano. O encontro trouxe preciosas instruções aos nossos mestres.
Os ministros que participaram da reunião foram: Guto Emery, Renato Gaudard, Canrobert Guimarães, Manoel Dias, Thiago Borba, Arthur Alves, Fernando e Miriam Leal. Além de Juliana Borba e Perilo Borba, por vídeo.
“Que bom estar iniciando mais um ano letivo. Vamos avançar e teremos um tempo grandemente abençoado“, saudou o mestre Canrobert Guimarães dando início à reunião.
Ele começou falando sobre a avaliação realizada pelos professores e dados cadastrais, e ainda explicou como é feita a montagem do calendário de aulas, que, na próxima sexta feira (10), será liberado para os professores.
Canrobert instruiu os professores a atualizarem seus dados cadastrais, trazendo conselhos práticos aos professores. ”Se você, por exemplo, mudou de endereço, número de telefone, atualize no nosso site para facilitar a nossa comunicação“, afirmou.
Em seguida, o coordenador doutrinário do Ministério Verbo da Vida, Fernando Leal, reforçou a relação dos professores com a Coordenação Doutrinária. Ele motivou os professores a divulgar a Escola pelas mídias sociais, e destacou a importância de se envolverem além da matéria, estando presentes também na aula inaugural — dia 3 de março, em todas as unidades Rhema.
“Professor, fique atento a essa data, seja porque você estará em sala de aula, ou porque estará em uma de nossas aulas inaugurais”, disse Fernando.
Manoel Dias assumiu a palavra na sequência, e disse que alguém que ensina a Palavra deve ter um tempo de dedicação, elaborando bem as suas aulas e procurando desenvolver métodos que o deixem mais à vontade, mas sempre buscando ter um tempo entre estudo e oração. “Aquilo que transmitimos é espiritual. É necessário regar o estudo da Palavra com a oração. As aulas devem produzir vida e levar refrigério às pessoas“, falou.
Outro tema levantado foi a importância do professor conhecer o regulamento da Escola, para que ele possa cumprir esse regulamento, assim como os alunos o fazem. Muitas instruções foram transmitidas aos mestres para um bom andamento das atividades ao longo de 2023 nas dezenas de unidades em funcionamento no país.
Assim como Renato Gaudard, que lembrou como o professor deve se portar como ministro itinerante. “Como professor você deve estar submisso à liderança daquela unidade local. Não comprometa a sua agenda antes de combinar previamente com o pastor local”, asseverou ele.
Segundo Renato, a boa comunicação entre professor, diretor e pastor sempre facilitará o andamento do trabalho do professor naquela cidade. Maneco destacou também que o ministro pode se antecipar e entrar em contato com o diretor e o pastor antes mesmo de ir para aquela cidade, submetendo-se à agenda e a programação deles.
ESCOLA DE MINISTROS RHEMA
Já Miriam Leal falou um pouco sobre as Escolas de Ministros Rhema que estarão em 3 cidades: Salvador, Recife e São Paulo, além da Escola Sede em Campina Grande (PB), destacando as expectativas para este ano.
Renato também destacou que a EMR é muito importante e incentivou os professores que ainda não fizeram a Escola, para que façam: “A Escola é a principal ferramenta de treinamento para os nossos ministros e vale a pena parar por um ano para se qualificar. Isso é crescimento para a sua vida ministerial”.
RHEMA NO SISTEMA PRISIONAL
Dando prosseguimento, Fernando Leal ainda convidou os professores a se envolverem no Rhema no sistema prisional. Lembrando que essa é uma ferramenta para libertar pessoas e contribuir com o avanço do Ministério.
Nesse momento, Guto Emery lembrou do começo do Rhema no sistema prisional. Ele contou detalhes do início e seu relato trouxe inspiração para os professores, lembrando a todos a importância da Palavra da Fé para as pessoas que estão encarceradas.
“Já estamos cheios de Rhemas no Brasil e temos boas relações com os juízes, inclusive. Esse projeto é de Deus e gostaria que você, professor, se voluntariasse a dar uma aula no sistema prisional. Quando a gente consegue transformar uma vida lá dentro, temos uma pessoa transformada aqui fora”, disse Guto.
O PROFESSOR NAS MIDIAS SOCIAIS
Em sequência, o coordenador de Comunicação do Ministério, Perilo Borba participou da reunião virtualmente trazendo algumas direções quanto ao comportamento do professor nas mídias sociais. “Que você seja um dos principais divulgadores dessa Escola. Poste vídeos, faça “TBTs” do seu tempo com os alunos e com certeza você será um propagador dessa Palavra. Seja cuidadoso com os seus perfis“, declarou Perilo.
VESTIMENTAS E COMPORTAMENTO DOS PROFESSORES
Já Miriam Leal e Suellen Emery destacaram alguns temas importantes como: comportamento na igreja local, comportamento em viagem e cumprimento de horários e vestimentas. Nessa parte, Suellen deu importantes conselhos aos novos professores, dando dicas práticas inclusive em como devemos nos vestir. “Existe um padrão de vestimenta para os professores. É importante que eles cuidem desses detalhes também, assim como cuidam do material didático. Isso também faz parte da preparação dos professores”, instruiu.
Outro tema abordado por ela foi a importância de congregar. “Temos trazido à consciência dos professores a importância de estar congregando. Você deve ter uma igreja local e um pastor a quem se reportar. Professor não pode ficar solto. Vá à igreja, frequente os cultos, você é exemplo para os membros de lá”, disse a ministra.
ESCOLA DE MISSÕES
Para finalizar sua parte, Suellen Emery deixou um importante recado sobre as EMRs: “Quero encorajá-lo como professor a influenciar seus alunos a vir fazer a Escola de Ministros e Missões. Divulguem as duas Escolas. Você vai nos ajudar nesse propagação nos próximos dias”, afirmou.
Dando prosseguimento, Juliana Borba, coordenadora, trouxe importantes instruções sobre a oferta dos professores. Ela abordou os ajustes das unidades e informou detalhadamente as mudanças pertinentes a esse tema.
Logo após, Thiago Borba falou sobre o planejamento de aulas, deixando várias dicas e conselhos para que as aulas sejam bem ensinadas, zelando pela doutrina e não saindo do roteiro. “Valorize o material didático. Nós precisamos demonstrar o valor desse material“, disse o pastor.
MENSAGEM DE GUTO EMERY
Este ano, completa 40 anos da chegada da Palavra da Fé à nossa nação e hoje nós somos os propagadores dessa visão. O Ap. Guto Emery destacou o avanço do nosso Ministério em sua fala:
“Deus tem sido fiel a nós, porque nós temos sido fiéis à visão que Ele nos deu. Ano passado, tivemos mais de 11 mil alunos estudando em nossas Escolas. Temos uma meta maior este ano! Gosto de pensar grande. Ano passado, chegamos a um milhão de livros impressos. Temos mais de 140 títulos em nossa Editora. E toneladas de livros saindo de São Paulo com destino às nossas Escolas”.
Ele ainda agradeceu aos professores pelo trabalho e dedicação e deixou vários conselhos:
“Recomendo a vocês para desenvolverem o chamado e o dom no Rhema. Às vezes, vemos as Escolas em diferentes lugares e alguns querem fazem comparações, mas temos muitas Escolas que estão no começo. Mantenha seu coração de joelhos nessa área. No começo, em nosso Ministério, não tínhamos a estrutura que temos hoje, mas, mesmo assim, eu me sentia tão honrado em servir a Deus. Ali, desenvolvi aquilo que Deus me confiou. Reconheça o trabalho dos monitores, diretores e pastores, mantenha um coração grato em poder ser um exemplo para seus alunos. Esmere-se no estudo da Palavra e dê o seu melhor.”
Guto ainda incentivou os professores a serem bons propagadores da Palavra Revelada através do Rhema, bem como a serem servos na igreja local, nos departamentos que se sentirem mais à vontade.
Encerrando, o apóstolo ainda incentivou os professores a participarem das nossas Conferências de Ministros deste ano.
COMENTÁRIOS
Miriam Leal leu alguns dos inúmeros comentários deixados pelos professores durante a transmissão. Leia abaixo alguns deles:
“É muito importante para o professor se submeter ao pastor local. Esse é o princípio da honra.” Sanny Evangelista
”Depois de 19 anos pastoreando, parei um ano estudando na Escola de Ministros Rhema e foi muito importante para minha vida.” Francimar Silva
”Fiz a EMR no ano de 2008 e posso testemunhar que a Escola foi determinante para o meu crescimento espiritual e ministerial.” Beto Gomes
”Quando eu fiz a EMR, eu literalmente fiz um stop das viagens e valeu muito à pena.” Fabiola Velloso
”A experiência de fazer a Escola de Ministros é inesquecível! A vida de cada professor ensina além das palavras.” Virginia Salvador
”Eu amo tanto a visão do Rhema prisional! É indescritível o que vivemos lá dentro ensinando!” Agatha Damacena