Rhema: treinamento reuniu equipes do sistema prisional

A Coordenação Nacional do Rhema, em Campina Grande (PB), realizou o evento anual para as diretorias das unidades receberem instruções.

A Coordenação Nacional Rhema em Campina Grande (PB) realizou, no último final de semana, o Treinamento Anual para as equipes de suas diretorias e dos Cursos de Introdução Bíblica Verbo da Vida no sistema prisional.

Diretores de várias unidades se reuniram no Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida para receberem instruções preciosas sobre o funcionamento, bem como serem edificados e animados a dar continuidade ao trabalho, cheios de amor e fervor.

Os participantes foram recebidos com um delicioso coffee break de boas-vindas e, em seguida, Juliana Borba, coordenadora nacional do Rhema, saudou a todos, falando da alegria de recebê-los para esse tempo de crescimento e avanço.

Logo na abertura, Ap. Guto Emery trouxe uma palavra e, na sequência, teve a Cerimônia de Imposição de Mãos no novo auditório do Centro de Operações do MVV. Ele ministrou sobre comprometimento e confiança e, todos ficaram cheios de expectativas para os dias que ainda estavam por vir.

Primeiro tempo do treinamento

Passado o momento da imposição de mãos, Juliana Borba cumprimentou os participantes e, logo após, falou sobre Quem somos, nossa missão e visão. “Nós já temos 21 unidades prisionais alcançadas, sendo 14 Cursos de Introdução e 7 unidades do Rhema. O que nos distingue de outros cursos teológicos? É que nós temos ferramentas que capacitam os alunos a saírem de lá com as vidas transformadas”, disse Juliana.

De acordo com a coordenadora, em 2023, são mais de 400 alunos no Curso de Introdução Bíblica e mais de 70 matriculados no Rhema no sistema prisional.

No segundo momento, Thiago Garcia instruiu sobre Aspectos Legais e usou um versículo de Paulo como base para a ministração: “Rogo-vos, pois, irmãos que faleis todos a mesma coisa (I Coríntios 1.10)”. Segundo ele, as instruções que eles estava passando são importantes, porque o que acontece em uma unidade, repercute nas demais.

“A função que nós exercemos representa uma bandeira e nós precisamos dar passo a passo, aquilo que temos sido orientados”, disse o ministro.

Em seguida, foi aberto um período para perguntas e respostas. Depois das dúvidas esclarecidas, os participantes foram despedidos com expectativas do retorno na manhã seguinte.

Segundo dia

Morganna Neves começou o segundo dia de treinamento orando pelas atividades e pelos participantes. Em seguida, Carlos Fontenele falou sobre Aspectos contábeis e Acompanhamento financeiro, ressaltando a importância de alimentar o sistema GERAR.

Logo após, Vilma Souza ministrou sobre a Monitoria. “O perfil e a postura do monitor em sala de aula são importantes, porque eles representam um apoio e uma extensão da Diretoria. Realize reuniões de alinhamento de consagração, dê treinamentos e faça confraternizações. Valorize a sua equipe e a mantenha motivada”, afirmou ela.

Após a pausa para o almoço, Kézia Guerra instruiu sobre as Atribuições e responsabilidades do diretor. “A Coordenação não tem expectativa que você faça tudo sozinho. Deixe claro para a sua equipe o que ela pode fazer e o que não pode. Deixe clara a visão e acompanhe os colaboradores na execução das tarefas. Se planeje e se antecipe às possibilidades”, disse.

Ela ainda reforçou ainda a necessidade de estarem sempre atentos aos nossos meios de comunicação oficiais: GERAR, Telegram e o e-mail institucional.

Prosseguindo, Klycia Gaudard falou sobre Gestão de pessoas, estimulando os diretores a oferecerem treinamento para as suas equipes e comunicar a eles, dando o feedback necessário para que eles cresçam e se desenvolvam espiritualmente. Ela ainda ressaltou também a importância da organização das equipes e o gerenciamento pessoal do tempo.

Após o intervalo, Fernando Leal coordenou um momento muito especial com a ministração da Palavra. Foi um tempo de Oração e fervor de Espírito. “Uma mosca não vai pousar em um fogão quente, irmãos”, afirmou ele.

Depois disso, Rose Saraiva falou sobre o Acompanhamento acadêmico e regulamento do Curso de Introdução e alertou os diretores: “Os alunos precisam ser instruídos sobre a conduta, pois a vida deles está sendo avaliada todos os dias, dentro e fora da sala de aula”.

Após a pausa para o lanche, Jannayna Albuquerque deu instruções preciosas sobre as Solenidades do Curso de Introdução, as novas diretrizes para as solenidades de entrega de certificado, vestimentas, oradores e programação da solenidade. Os diretores de cada unidade receberam uma gola para levar e fazer semelhantes para os alunos. Eles aproveitaram e colocaram as novas golas, tirando fotos juntos.

Por falar em diretores, foi realizada uma reunião exclusiva para eles. Foi um tempo da Coordenação escutá-los, conhecer os seus desafios e agradecer por serem braços estendidos do Ministério e da Coordenação em cada unidade. Foi um dia maravilhoso e todos saíram cheios de alegria!

Encerramento do Treinamento Rhema

Na manhã do terceiro dia, Juliana Borba apresentou as novidades para o Curso de Introdução e Rhema, os documentos a serem adotados e sobre a importância de não entregar o certificado ao aluno quando souber que a vida dele não está condizente com o que está sendo ensinado.

“O aluno precisa ter uma conduta digna da Palavra de Deus. Esse é o nosso objetivo ao levar a Palavra da Fé a cada presídio”, afirmou ela.

A penúltima ministração ficou por conta de Ana Militão, falando sobre o Acompanhamento acadêmico com regulamento do Rhema. Foi uma ministração bastante descontraída ressaltando que o sistema GERAR precisa ser alimentado. Ela usou um exemplo de um drone, comparando-o com a liderança. “Quando fazemos concessões, nós ofuscamos a visão”, disse.

Encerrando os dias de Treinamento, Jannayna Albuquerque trouxe instruções sobre a Solenidade de formatura do Rhema, que coroa os dois anos de aprendizado em sala de aula.

Houve a representação da virada do capelo, culminando com o Hino Oficial do Rhema. A emoção tomou conta e os corações foram quebrantados, com alegria e gratidão por viverem dias tão especiais.

Ao final, Juliana agradeceu a todos pela presença, orou pelo almoço e pela viagem de volta de cada um.

“Não tem preço ouvir o testemunho de uma vida que foi transformada, dentro do presídio, por causa da sua obediência. Pratique os valores e permaneça na visão. Vamos sair daqui com um novo fôlego para cumprir a carreira que o Senhor tem para você.”

Todos saíram cheios de alegria e com grandes expectativas para trabalhar com mais firmeza e amor e também para voltar “contando os feixes” na Reunião em 2024.

1 Comentário

  • Parabenizamos a nossa diretoria que com esmero tem ressocializado os presídios e libertado aqueles que foram aprisionados. Cremos em personalidade restaurada e mente renovada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!