RHEMA: Treinamento reuniu equipes do sistema prisional

Em Campina Grande (PB), a Coordenação das Escolas instruiu diretorias das unidades de várias partes do país.

Nos dias 30 e 31 de agosto de 2024, a Coordenação das Escolas realizou o treinamento anual para as unidades Rhema no sistema prisional. O local escolhido foi a Escola de Ministros Rhema em Campina Grande (PB), que reuniu 47 integrantes das equipes de diretoria das unidades. Durante o treinamento, Guto Emery, Canrobert Guimarães, Juliana Borba, Thiago Garcia, além dos colaboradores da Coordenação Rhema, ministraram nos dois dias.

treinamento anual para as unidades Rhema no sistema prisional
Equipe do Rhema no sistema prisional em Petrolina. Ilka primeira à esquerda

As equipes de diretoria vieram das seguintes localidades: Petrolina (PE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Rio (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Igarassu (PE), Caruaru (PE), São Paulo (SP) e de Novo Hamburgo (RS).

Como é o caso de Ilka Polianna Costa, que veio com mais seis pessoas diretamente de Petrolina. De acordo com ela, foi a sua primeira vez no treinamento e também em Campina Grande. “Percebemos a excelência do Ministério e o propósito de estar aqui. Voltaremos com muitas ferramentas da parte de Deus que estão depositadas neste lugar. Tive a oportunidade de entrar na diretoria do Rhema este ano e me sinto lisonjeada por Deus me confiar essa honra de cuidar de pessoas”, afirmou.

Juliana Borba

Primeiramente, Juliana Borba deu as boas-vindas e logo após um momento de comunhão foi realizado entre os integrantes das diretorias. “Estar com vocês faz que a gente fique mais ‘aquecido’ e nos possibilita melhorar o nosso trabalho”, disse ela.

A seguir, o apóstolo Guto iniciou o treinamento com sua ministração. Segundo ele, não é uma visão nova levar a Palavra aos presos, pois o próprio Jesus já falava nisso. Vemos a compaixão de Jesus pelas pessoas aflitas e que sofriam. “Estamos indo aos presídios por essa compaixão em levar o Evangelho que transforma vidas”, afirmou Guto.

Ap. Guto ministrando

Logo após, o apóstolo deu algumas instruções para o bom andamento das equipes alinhadas à visão. “Essa convocação todos os anos é porque apreciamos o trabalho que vocês têm feito”, pontuou.

Encerrada a ministração, Guto, Canrobert, Juliana, Renato Gaudard, Manoel Dias e Fernando Leal impuseram as mãos sobre todos os integrantes das diretorias. Logo após, Canrobert e Thiago Garcia deram continuidade ao treinamento.

Imposição de mãos
Canrobert Guimarães

Na sequência de ministrações, Canrobert falou sobre a importância das equipes andarem em unidade e serem um. Assim, falou sobre o Curso de Introdução Bíblica e o seu propósito, bem como sobre o Rhema no sistema prisional.

De acordo com Canrobert, as unidades ativas são: 14 cursos de introdução bíblica e 5 unidades do Rhema no sistema prisional. Assim, o ministro finalizou falando sobre os valores do MVV. “Há unção para cumprir tudo aquilo que Deus colocou no seu coração para fazer”, declarou.

Em seguida, Thiago Garcia falou sobre aspectos jurídicos da Escola para fechar o período da manhã. “Quando fazemos parte de uma grande visão, têm os bônus e os ônus. Precisamos trabalhar em unidade, pensar o tempo todo no UM. Somos uma só instituição, somos o Verbo da Vida e somos o Rhema. Estamos envolvidos numa obra espiritual”, afirmou.

Thiago Garcia

Ele ainda mostrou como é composta a diretoria de cada unidade e aptidões necessárias a cada função, além de outras orientações pertinentes sobre o assunto. A manhã foi finalizada com um momento de perguntas e respostas.

Prosseguindo na programação, durante o período da tarde, Kézia Guerra ministrou sobre atribuições e responsabilidades do diretor, enquanto Priscilla Fontenele falou sobre gestão de pessoas. Em seguida, Carlos Fontenele discorreu sobre aspectos contábeis e financeiros. Logo após, Rose Saraiva instruiu sobre o regulamento e acompanhamento acadêmico. Por fim, Juliana Borba teve um momento de consagração com as equipes.

Durante o treinamento, a equipe de diretoria da unidade na capital paraibana estava representada por cinco pessoas. Para a equipe foi motivo de muita alegria poder participar de mais uma edição do treinamento. A referida unidade completou 10 anos e isso foi motivo de celebração no treinamento.

treinamento anual para as unidades Rhema no sistema prisional
Unidade Rhema no sistema prisional em João Pessoa (PB)

No final do primeiro dia, Juliana Borba chamou a diretoria de João Pessoa para um momento especial. Segundo a coordenadora das Escolas, a unidade de João Pessoa foi a primeira no sistema prisional: “Dez anos é uma data muito importante, pois foi onde tudo começou e precisamos celebrar mesmo”. Segundo Juliana, se existem mais unidades funcionando foi porque a porta de João Pessoa foi a primeira a se abrir. “Iniciamos o trabalho em 2014 e a primeira formatura foi em 2015. Joel esteve no começo de tudo, além dele outras pessoas, como a atual diretora Regina que nos ajudaram nesse início”, completou a coordenadora.

Assim, Joel Lima, atual diretor da unidade prisional masculina em Campina Grande, contou um pouco de como o trabalho começou em João Pessoa. De acordo com ele, o Ap. Guto convidou o Pr. Sérgio Flores para dar o pontapé inicial no presídio feminino em João Pessoa. “Tive o privilégio de ingressar nessa primeira equipe, iniciei como monitor e depois fiquei como vice-diretor”, contou. Desse modo, um tempo depois, a visão foi ampliada e iniciou-se no presídio masculino. “Fui convidado a fazer parte da diretoria. Formamos 32 alunos na primeira turma”, afirmou Joel.

Depois disso, várias unidades foram implantadas pelo Brasil. “É um sonho realizado, levar a Palavra, mas também oferecer aos apenados a terem uma oportunidade lá fora. Aqui em Campina Grande, temos cursos profissionalizantes com aula de informática, corte de cabelo e eletricidade básica. São profissões que eles podem sair e se estabelecerem com sua própria renda em qualquer lugar. Resgatando a dignidade após cumprirem a pena”, destacou Joel.

Antigo diretor e atual diretora da unidade do Rhema no sistema prisional em João Pessoa
Joel Lima e Regiane Roveran

Já a atual diretora da unidade de João Pessoa, Regina Roveran, compartilhou um pouco de sua história com o trabalho nos presídios. Natural de Campinas (SP), ouviu do Ap. Guto, numa visita na sua igreja local, sobre esse desejo de ter unidades do Rhema no sistema prisional. “Naquela hora, meu coração ‘queimou’ e fiquei profundamente motivada por essa visão. Não imaginei que me mudaria para João Pessoa e o próprio Senhor me conduziu para isso”. Já na capital paraibana, ela participou da primeira formatura da unidade no sistema prisional e já no ano seguinte, ingressou na equipe da unidade como monitora, depois se tornou vice e por fim diretora.

De fato, Regina é muito grata a Deus por ser canal de transformação na vida dessas pessoas e pelos frutos vistos desse lindo trabalho. “Desde 2017, estou como diretora nessa obra. Já temos uma turma formada e agora estamos com Curso de Introdução Bíblica. Temos tido relatórios maravilhosos, mudanças na vida de moças que não viam mais nenhuma chance de restauração. Elas não só se convertem, mas o entendimento delas está sendo aberto, compreendendo que são dignas, filhas e amadas do Pai”, concluiu.

Diretorias do Rhema no sistema prisional

Já no dia seguinte, as ministrações ficaram na responsabilidade de Juliana Borba, Ana Militão, Miriam Silveira, João Marcos Silveira e Jannayna Albuquerque. Assim, os assuntos instruídos foram: organograma; pastoreio; acompanhamento do aluno; estudo de caso; orientações para monitoria e professor; prestação de contas; e solenidades de entregas de certificado e formatura. Por fim, Juliana Borba conduziu uma reunião com os diretores para levantar sugestões para o próximo treinamento.

Reunião final para sugestões para o próximo treinamento

Após a finalização dos dois dias de treinamento, as equipes saíram ainda mais instruídas e aperfeiçoadas para darem continuidade ao lindo trabalho exercido nos presídios. Através dos testemunhos das equipes tem-se visto que a Palavra da Fé tem feito a diferença entre os alunos do sistema prisional.

Por isso, esse tempo de comunhão e networking entre as equipes e a Coordenação só fortaleceu ainda mais o trabalho exercido por todos. Apesar dos desafios durante o ano, Deus separou esse tempo e distribuiu uma unção nova capacitando-os a irem ainda mais longe e alcançar ainda mais pessoas.

5 Comentários

  • Foi muito gratificante participar do Treinamento e muito honroso estar na equipe de trabalho na liderança de Juliana Borba . Como tenho aprendido e crescido neste ambiente. Gratidão a Deus por tanto privilégio.

    Resposta
  • Cremos que esse trabalho nos presídios vai alcançar todos os presídios do Brasil l. Porque os ventos do espírito vai soprar nos quatros cantos dessa nacao para levantando homens e mulheres de Deus para trabalhar em restaurar a identidade dessas vidas que estao aprisionadas.

    Resposta
  • Vet a nossa liderança comprometida com o reino de Deus nos faz entender como estamos seguros em esta debaixo desses lideres, somos eternamente.grato ao senhor por um ministerio tao.serio.que.tem abençoado milhares de pessoas ao redor do mundo

    Resposta
  • Como membro da familia mim coloco na brecha orando pelos.nossos lideres para que.o espírito de sabedoria e revelação estejam sobre eles para ir alem e invadir o territorio do poder. Cremos que nossa liderança e totalmente guiada pelo espirito santo para cumprir com a visao que o senhor concedeu para esse ministerio.

    Resposta
  • Que ministerio tremendo louvamos ao senhor pela nossa liderança que com tanto esmero.tem abençoado a vida daqueles que então por traz das grades. Jesus disse quando estive.preso nao mim visitaste. Cremos que esse trabalho resultara em muitas vidas transformadas pelo poder da palavra.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!