Verbo FM

Saiu o mais novo EP de Cinthya Miranda

A primeira parte do projeto que foi lançada, "3º Ato - No jardim, o princípio é o fim", reúne seis canções para abençoar o Corpo de Cristo.
Integrantes do projeto musical de Cinthya Miranda

A cantora e compositora Cinthya Miranda, do Verbo da Vida Sede em Campina Grande (PB), acabou de lançar mais um EP: 3º Ato, No jardim, o princípio é o fim. Com seis canções únicas e inspiradas, o novo EP é mais do que uma canção ou um álbum, é um propósito. Muito mais do que um projeto, o jardim é o coração, o lugar de encontro com Jesus.

Desse modo, há 3 anos, uma reunião de oração, que carinhosamente é chamada de “Jardim”, foi iniciada na Igreja Sede. “Lá nós simplesmente chegamos para adorar ao Senhor, sem equipamentos, sem câmeras, sem liturgias e sem pressa; mas, juntos, adoramos e esperamos d’Ele o tom, o tema, a cadência… Nessa simplicidade, buscamos a presença do Senhor de maneira coletiva, baseados nas Escrituras de Efésios 5.18-21 e Colossenses 3.16”, contou Cinthya.

Jardim

E foi nesse ambiente que muitos cânticos nasceram. Na verdade, coros e refrões ficavam ecoando dias após as reuniões. Conforme a cantora relatou, após um desses “jardins”, Adriana Potter, coordenadora do Centro de Oração Verbo da Vida, disse a ela: “Ei, Nega (como carinhosamente a chama), vai chegar o tempo de gravar essas canções”. E o tempo passou, o Senhor confirmou e realmente nasceu.

Assim, na noite do dia 25 de agosto de 2023, eles se reuniram, ligaram o “rec” e adoraram ao Senhor, juntos, por duas horas. Dessa maneira, resultou nos três atos, na ordem de lançamento, 3º ato: No jardim, o princípio é o fim, o 2º ato: No Jardim, Ele é Deus de misericórdia, e o 1º ato: No Jardim, Ele é Digno.

A gravação foi realizada em um “home studio” de Emmanuel Nunes, em Campina Grande. Para participar do EP, Janny Beatriz, Juan Muniz, Giovana Lima e Mirna Arruda fizeram o vocal. E nos instrumentos estiveram: Richard Nascimento, Lucas Meira, Janderson Oliveira, Allysson Kleber e Danilo Lima, que também fez a edição, mixagem e masterização das músicas.

De acordo com a cantora, as pessoas que estavam na gravação foram os amigos e irmãos de oração, e os musicistas são irmãos que tocam juntos na igreja e também em outros momentos de oração. “Escolhemos pessoas que além de tocarem bem, poderíamos contar com a sensibilidade e unção deles, além da submissão mútua na coletividade”, afirmou.

Cinthya Miranda na gravação

“Dividimos essa noite em três atos, e começamos pelo fim, que na verdade é apenas o começo. Para o 3° ato, percebemos um caminho e tom escatológico: do jardim até a eternidade. Começando em Salmo 139, passando pelo caminho da redenção onde o caminho do jardim foi reaberto por Jesus e finalizando na eternidade: Deus no meio do Seu povo”.

Dessa maneira, a segunda música, O princípio é o fim, a cidade, nasceu numa dessas reuniões. Eles perceberam o Senhor trazendo essa revelação: o que era no jardim, um dia será numa cidade. O princípio é o fim, Deus no meio do Seu povo. Sim, finalmente e eternamente convivendo com Deus de forma presencial.

Segundo Cinthya, esse cântico inspirou todos os outros do 3° ato. “Esta consciência da nossa bendita esperança: Jesus e a Sua volta. Nós decidimos começar o lançamento pelo último ato. Sim, um pouco diferente, não é? Mas, afinal, o princípio é o fim e o fim é o princípio, justamente por ter vindo deste lugar ‘conhecido’, que é a canção Salmo 139. Mas, no final de fevereiro, lançaremos o 2° ato e em abril
teremos a finalização com o 1° ato, que está muito especial”, relatou.

De fato, a inspiração para essas canções é o amor pelo Senhor. “Nossa fome por mais d’Ele que nos faz pausar, parar nossa correria para estar com Ele, diante da Sua presença, sem pressa e sem músicas conhecidas. Nesse ambiente coletivo de oração e adoração, não cantamos por cantar, deixamos um som ser gerado, cada um dando o seu suprimento, seu som e assim, temos aprendido que existem lugares mais profundos em Deus que nós só conseguimos ir juntos, na coletividade”, declarou Cinthya.

Com o propósito de fazer a capa do EP ficar “a cara” do projeto, Carol Flores ficou com essa grande missão. Em seu Instagram, ela relatou como foi o processo criativo. “Peguei os dois elementos desse EP, jardim e a cidade. Na foto da cidade, havia uma textura de pintura e dei continuidade às nuvens e às flores. Um dia antes do lançamento, o Espírito Santo me relembrou das flores ressecadas que eu tinha para complementar. Graças a Deus que tudo se encaixou”, contou Carol.

Giovana Lima

De fato, para Giovana Lima, intérprete da canção Santo, Santo, Santo, fazer parte do EP foi incrível. Desse modo, em agosto de 2023, ela e Cinthya Miranda sentaram e organizaram o projeto musical.

“Eu fiquei como secretária para ajudar Cinthya, no convite das pessoas, criar o grupo no WhatsApp… Em um final de semana, percebemos o caminho para a gravação. Marcamos a data e novos cânticos surgiram durante aquele dia. O Espírito Santo se moveu em nosso meio. Gravamos em obediência, porque sabíamos que havia uma mensagem para transmitir. Não ficamos presos ao roteiro estabelecido, todo mundo fluiu, nossas inseguranças foram preenchidas pelo Espírito naquele lugar”.

Nesse sentido, para Janny Beatriz, o projeto No Jardim nasceu de um lugar muito profundo, onde surgiram cânticos inspirados, muito genuínos, pois não vinham da própria sabedoria humana, mas, sim, do Espírito e da Palavra.

Mirna Arruda e Janny Beatriz

“Foi algo muito familiar, como estar em casa com irmãos, na mesa do Pai. Alegrei-me demais em saber que outras pessoas teriam acesso àquilo que desbravamos em Deus, e que outros corações seriam incendiados para buscar mais esse lugar — o jardim da comunhão. Por essa razão, o convite para a gravação do Jardim foi tão especial para mim”, disse Beatriz.

De acordo com ela, durante a gravação, foi nítido o agir do Espírito superando todas as expectativas. “Não consigo explicar o quanto foi especial! Minha alegria é perceber pessoas sendo impactadas e atraídas para mais perto do Pai através das canções. Deus está sendo glorificado em cada parte desse projeto, desde o planejamento tão bem executado, da intensidade e devoção dos envolvidos e da arte tão inspirada presente em cada detalhe”, completou.

“Essas canções nasceram em um ambiente coletivo de oração e adoração. Não havia interesse prévio em gravá-las ou se tornarem músicas. Na verdade, neste terceiro ato, tanto o cântico que Juan cantou (na faixa 3 e 4) e Mirna (na faixa 6) nasceram espontaneamente no momento da gravação”, contou a cantora.

Cinthya Miranda

De fato, o EP ter sido gravado de maneira tão “orgânica” acabou trazendo para a gravação aquele tom mais caseiro, tipo sala de casa. Eles zelaram para que o ambiente fosse o mais natural, espontâneo e puro possível, porque é assim que fazem no “jardim de oração”. Porém, eles sabiam que ao fazer dessa forma, correriam riscos de algumas imperfeições não poderem ser corrigidas. “Por exemplo, não seria possível afinar as vozes, nem usar compressor, mas o importante é que o resultado ficou genuíno, sincero e ungido, que era nosso principal desejo”, afirmou Cinthya.

Segundo ela, como eles são amigos de oração, o processo criativo é sempre coletivo. “Portanto, se percebemos que alguém tem algo em seu coração, nos calamos, apoiamos, cantamos juntos e desfrutamos daquela revelação. Isso é o ‘submeter-vos uns aos outros no temor de Cristo’, que Paulo fala em Efésios 5”, disse.

É nos submetendo uns aos outros, considerando o que existe no outro, que conseguimos desfrutar de um novo nível na unção e na adoração.”

Nesse meio tempo, durante a gravação, eles tinham traçado um caminho, mas não ficaram presos aos cânticos que desejávamos gravar, e isso fez toda a diferença. “Ficamos atentos uns aos outros e pudemos desfrutar de um lugar mais profundo através da revelação que nossos amigos cantaram”, concluiu.

Desse modo, o resultado não poderia ter sido outro. As seis canções do 3º Ato, No Jardim, o princípio é o fim estão disponíveis abaixo:

2 Comentários

  • Cinthya quero te afirmar que você é uma das maiores cantoras do lugar que você doa o seu tempo.
    Todos são maravilhosos, mas você é diferente ! Sei que você sabe mas receber reconhecimento é ainda melhor, amamos ouvir a sua voz, ela é agradável. Parabéns, continue com essa força filha.

    Resposta
  • Quanta sensibilidade ao espírito nossos músicos recebendo diretamente do trono no lugar da oração. Louvamos ao senhor pela unção que repousaram sobre eles para abençoar o corpo de Cristo. A ministra Cinthya e uma benção uma mulher cheia de unção e do espírito o senhor tem levantado ela no corpo de Cristo para fazer a diferença
    Parabenizamos aos demais irmãos que foram sensíveis a voz do espírito para compor a camca

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!