Verbo FM

Treinamentos, alegria e muita comunhão foram os destaques da manhã de sexta

 Ministros vivem a alegria de uma reunião presencial 

É fácil perceber a alegria estampada nas expressões dos participantes da 24ª Reunião de Pastores e Diretorias do Verbo da Vida 2022. Todos estão comemorando a volta da versão presencial após quatro anos. O evento permite um tempo precioso de encontros, de abraços e de comunhão entre os nossos ministros de todos os estados do Brasil, que, juntos, estão recebendo importantes instruções e coisas preciosas que estão sendo acrescentadas em seus ministérios. Verdadeiramente, “ninguém pode parar a igreja do Senhor”, que venceu as circunstâncias adversas, superou obstáculos, venceu desafios e está mais viva e mais vibrante do que nunca. 

“Um dos frutos poderosos dessas reuniões é a unidade que Deus consegue promover no nosso ministério. Estamos expostos a um ambiente onde a unção de Deus está para nos acrescentar.”

(João Roberto Albuquerque, anfitrião da manhã da sexta)

A Reunião de Pastores foi um dos eventos do ministério mais afetados pela pandemia e o isolamento social. A última edição presencial aconteceu em 2018. Como ela ocorria apenas a cada dois anos, houve uma pausa em 2019. Em 2020, logo antes do evento acontecer, a pandemia se alastrou pelo mundo e impediu a sua realização. A diretoria do Ministério Verbo da Vida emitiu uma nota oficial comunicando que o evento havia sido cancelado devido às restrições estabelecidas para aglomerações. 

E o melhor é que tudo está voltando à normalidade, com os nossos ministros desfrutando novamente da unção coletiva em um dos importantes eventos do nosso Ministério, na nossa Igreja Sede, em Campina Grande, que conta com o serviço de excelência dos quase 200 voluntários locais, nos diversos departamentos. É, verdadeiramente, um ambiente de alegria e unção. 

 O retorno dos licenciamentos e ordenações 

Raquel Garcia, coordenadora da Associação Alumni e da Associação dos Ministros Licenciados e Ordenados do Ministério Verbo da Vida (AMVV), trouxe muitas novidades para os ministros, como a volta dos licenciamentos e ordenações, que, com o retorno da versão presencial do evento, chegou a 160 candidatos este ano.

As outras novidades que Raquel apresentou foram a criação de um perfil no aplicativo Instagram específico para a AMVV e o desenvolvimento de um box para a entrega dos materiais da Alumni/AMVV pelos correios. Além disso, a ministra também trouxe orientações importantes sobre a dinâmica do evento Firmes na Verdade, sobre o desligamento de ministros e o processo de licenciamentos e ordenações. 

 Excelentes instruções sempre presentes 

> Informações contábeis
Os ministros
Renato Gaudard, diretor executivo do MVV, e Rafael Willian Queiroz, coordenador financeiro e da contabilidade do MVV, foram os responsáveis em trazer informações sobre a documentação contábil para as igrejas. Durante a exposição, os ministros fizeram perguntas e respostas para que pudessem entender melhor as instruções sobre o tema. 

Segundo Rafael, em todo o processo contábil, é preciso que o pastor converse pessoalmente com o contador. Ele disse que, nesse relacionamento, umas das atribuições do pastor é produzir declarações obrigatórias com as informações dos relatórios contábeis. 

> LGPD e IPTU
Thiago Garcia, coordenador jurídico do MVV, e Landsteiner Ventura, integrante da Coordenação Jurídica do MVV, por sua vez, trouxeram informações importantes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Segundo Thiago, os pastores devem ficar tranquilos pois os sistemas que são utilizados pelo MVV já estão adequados de acordo com as leis vigentes, como respeito à privacidade. 

Os ministros destacaram que, caso as igrejas não administrem bem os dados de pessoas físicas (membros, alunos e/ou funcionários), podem sofrer penalidades conforme a legislação brasileira, como advertência, multa e até a proibição da atividade ligada ao tratamento dos dados. Eles ainda falaram das boas práticas para um melhor desempenho de nossas igrejas e, por fim, esclareceram sobre o IPTU.  

> Secretaria das Igrejas
Cleanto Silveira, coordenador da Secretaria das Igrejas, e Renato Gaudard deram excelentes notícias sobre o crescimento das igrejas. Uma dessas novidades é o alcance de 434 obras em 2022, entre congregações, pontos de pregação e novas obras, com mais 60 mil pessoas congregando. Renato declarou que, na próxima Reunião de Pastores, serão apresentados números superiores a 500 igrejas. 

Os ministros também festejaram uma outra novidade: treinamentos relacionados às práticas do departamento financeiro e ao sistema SOMA para novos pastores, gestores financeiros e tesoureiros das igrejas Verbo da Vida.

> Aconselhamento Pastoral
Esse foi o tema explanado por Klycia Gaudard, coordenadora de Recursos Humanos do MVV. A ministra falou que o aconselhamento é “uma intervenção assertiva e baseada na Palavra, que ajuda a salvar pessoas”. Ela disse ainda que as pessoas que acompanham os ministros também devem seguir a mesma linha de aconselhamento, pois elas também dão conselhos para outros membros da igreja. 

A coordenadora explicou que “aconselhamento é acender a luz nas circunstância através do conhecimento da Verdade. E a Palavra de Deus é a principal ferramenta para ajudarmos e aconselharmos as pessoas”. Klycia também orientou sobre quando, onde, como e quem aconselhar, além de instruir sobre a estrutura ideal de um aconselhamento. 

> Cartilha Política
Novamente, o evento trouxe um tempo para falar dos princípios que constam na Cartilha Política desenvolvida pelo Ministério. Nesse material, o MVV faz referência aos valores que acreditamos, como a liberdade, que vem contribuir para que a nossa maturidade seja alcançada. “A garantia da liberdade é um princípio fundamental do Ministério Verbo da Vida”, disse Thiago Garcia, que, junto com Thiago Borba e Renato Gaudard, falaram nesse período. 

Segundo os ministros, na Cartilha consta o posicionamento do MVV para temas sensíveis como o aborto, o casamento gay e drogas, sendo o Ministério contrário a cada um desses pontos. Além disso, a Cartilha apresenta instruções para o comportamento da Igreja em relação às eleições de 2022, seja presencialmente ou nas mídias sociais. “Existem instruções em áreas que não discutíamos antes e que estamos trazendo este ano. A nossa questão é defender os nossos princípios”, disse Thiago Borba. 

Um dos pontos também falados pelos ministros foi a divulgação de notícias falsas — as fake news. “Temos visto uma proliferação de notícias falsas nos mais diversos meios. Você é um influenciador de pessoas, um formador de opinião. Portanto, é muito importante que você verifique a fonte das informações que, eventualmente, você vai estar compartilhando com as pessoas”, aconselhou Renato. 

> Confira mais informações sobre a Cartilha Política  neste link . 

 A alegria de treinar ministros na igreja local 

Rozilon Lourenço, supervisor do MVV, em sua ministração, falou sobre o projeto que foi implementado na Igreja Sede, em Campina Grande, chamado de Qualificação Ministerial. “Fomos levantados por Deus para honrar as pessoas que nos treinaram e passar o bastão para as que estão adiante. Nesse grupo de qualificação ministerial, trabalhamos temas que vão além do que é ensinado em nossas escolas”, disse o ministro. 

Ele ainda afirmou que, à medida que a igreja vai crescendo, precisamos levantar outras pessoas para a Igreja prosseguir. “Deus vai te dando pessoas que você pode polir. O Pr. Bud era um polidor de talentos. Confie nas pessoas que você levantou, que Deus colocou ao seu lado”, aconselhou Rozilon. 

Rozilon disse que Deus chama crente de ovelha porque ela tem algumas características. Ovelha precisa de um pastor para cuidar dela, ela vive em rebanho e precisa ser tosada. “Deus levantou a Igreja para ser um lugar de crescimento. As igrejas Verbo da Vida que estão crescendo são aquelas que estão conectadas à visão e que estão agarradas aos princípios”

“Devemos preparar os ministros para que a Igreja possa crescer e avançar.”

O supervisor disse que outra característica de uma igreja que cresce é a experiência que as pessoas têm nos cultos. Ele explicou: “Essas igrejas têm um culto animado, vibrante, inspirador, em que as pessoas são tocadas pela Palavra e um ambiente profético é criado. É por isso que você precisa se preparar”. 

Por fim, Rozilon disse que, em uma igreja crescente, os ministros estão em constante crescimento e a liderança é bem treinada. Para conduzir esse treinamento, o ministro criou a sigla D.I.C.A.S., que significa demonstrar, instruir, confirmar em ação, avaliar e soltar. “A maior realização de um ministro é que os seus liderados sejam maiores do que ele”, finalizou o supervisor. 

Veja aqui mais da ministração de Rozilon Lourenço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!