“Que alegria estarmos juntos em família. Esses dias têm sido maravilhosos”, foi assim que o pastor Perilo Borba, integrante da diretoria do Ministério Verbo da Vida, abriu o culto desta noite. A Igreja Sede, em Campina Grande (PB), está sediando a maior Reunião Anual de Pastores e Diretorias de todos os tempos. Foram mais de 1000 inscrições em 2023 e a programação destes dias têm contado com uma grande variedade nos temas abordados pelos preletores, proporcionando um vasto banquete espiritual.
Além de um culto com palestras robustas em direcionamentos nas mais diversas áreas, hoje à tarde, os participantes desfrutaram de reuniões específicas elaboradas pela Coordenação das escolas Rhema e ainda pela Gestão do Centro de Cura Rhema.
NUTRIDOS PELO RHEMA
Às 16h, as diretorias e suas equipes foram alcançadas através da coordenadora Juliana Borba e uma das integrantes da coordenação, Morganna Oliveira, com um conteúdo nutrido de exortações.
Estavam presentes os representantes de unidades do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, Escolas Bíblicas Verbo da Vida e ainda do Rhema no Sistema Penitenciário.
“A Reunião de Pastores é uma oportunidade em que a gente têm o maior número de diretores juntos. Esse tempo foi mesmo de alinhamento, no qual reforçamos os valores do ministério, para que as unidades estejam conectadas com esses valores”, disse Morganna.
Ela ficou responsável por reforçar sobre a responsabilidade que estas diretorias têm em relação ao acompanhamento dos alunos; desde o momento em que eles fazem a matrícula, até o dia em que eles recebem o diploma. Morganna ainda destacou sobre a importância do Regulamento disponível para as escolas e ressaltou que este não deve ser deixado de lado, mas pelo contrário, precisa ser cumprido em sua totalidade.
O diretor da unidade do Rhema Sede em Campina Grande, Douglas Ferraz, falou sobre as parcerias da escola convencional com o Sistema Prisional e incentivou as diretorias a buscarem esse tipo de associação que pode levar à transformação de tantas vidas.
Já a coordenadora Juliana, apresentou o organograma do Rhema e ainda compartilhou orientações gerais importantes, que resultaram em um saldo positivo de alinhamento. A conexão da coordenação com os diretores e suas equipes foi essencial para que eles retornem para suas unidades ainda mais alimentados para entregarem seu melhor na obra de Deus.
MANTIMENTOS DE CURA DIVINA
Paralelamente, aproximadamente 100 pastores foram alcançados por um tempo dedicado excepcionalmente para reforçar sobre a visão que ardia no coração do Apóstolo Bud Wright em sua última fase ministerial: o Centro de Cura Rhema.
Já são mais de 10 anos de existência e 59 unidades do Centro espalhadas pelo Brasil e até em outros países. Mas, segundo o coordenador geral, Raphael Frota, o alvo é que das quase 500 igrejas Verbo da Vida, todas tenham um Centro ligado a elas e sejam ainda mais despenseiras da vontade de Deus acerca da saúde divina.
Na reunião desta tarde, o pastor João Roberto Albuquerque, que é da diretoria do Ministério e o gestor internacional do Centro de Cura Rhema, ministrou aos presentes. Ele abriu reforçando sobre a importância de dar continuidade ao legado e missão deixada pelo Ap. Bud em relação a pregar sobre cura, dando a oportunidade para as pessoas que precisam receber dela.
Já Raphael, apresentou a visão do Centro de Cura e expôs todas as possibilidades de expansão, para que sejam iniciadas unidades nas igrejas dos pastores que estavam presentes na ocasião. Acredita-se que após esta reunião, muitos Centros de Cura nascerão.
REFEIÇÕES DE COMUNHÃO
Com o término das reuniões da tarde, os participantes desfrutaram de um coffee-break caprichado no cardápio e na oportunidade de comunhão entre eles. Em seguida, o culto da noite começou no templo da Igreja Sede, onde estava disposto mais um banquete espiritual.
O momento de música foi dirigido com unção através de Gisele Caetano. O público ainda contou com o “minuto da comunhão”, no qual foram estimulados a abraçarem o máximo de pessoas possível. Depois desse tempo, todos estavam verdadeiramente preparados para a sequência de três palestras que viriam a seguir.
UM CALDO GROSSO
As mensagens foram focadas em temas recorrentes e um tanto densos para serem tratados. A primeira mensagem foi focada no tema “Liberdade de culto e ordem na igreja”, na qual Thiago Garcia, integrante da diretoria, conversou sobre detalhes do serviço ministerial exercido na atualidade. Para isso, começou lendo II Timóteos 3.1-5, onde a Bíblia confirma que os últimos tempos seriam difíceis.
O que fazer diante dos desafios na igreja?
“Existe uma geração difícil, trabalhosa e penosa que tem se levantado, mas Deus conta com você como ministro dos últimos dias”, disse ele, que reforçou que Deus não foi pego de surpresa com os desafios que têm se apresentado diante das igrejas nesta estação.
Para saber o que fazer ante estas dificuldades, Thiago falou que “temos que ter intimidade com a Palavra de Deus, especialmente nesse momento em que tem sido requerido muito de nós, porque a Bíblia diz que nos últimos dias os tempos seriam difíceis”.
Com isto, o ministro exemplificou algumas situações com as quais os pastores têm lidado em suas igrejas e ensinou como se comportar diante delas.
Sobre morte e redenção
Thiago Borba foi o segundo a ministrar. Além de integrante da diretoria do Ministério, ele é professor de Escatologia no Rhema. Foi justamente dentro deste tema que ele ensinou aos pastores sobre questionamentos doutrinários comuns.
“Não nascemos escravos do pecado, mas nos tornamos quando cometemos o pecado. Nós morremos espiritualmente quando pecamos”, disse ele, respondendo a uma pergunta recorrente: “O ser humano nasce pecador?”.
“Jesus veio para redimir toda a criação. Veio para acabar de vez com o problema do pecado e da morte”, completou ele.
Thiago ainda falou mais sobre a redenção. Ele afirmou que existe uma redenção da qual aqueles que aceitam a Cristo desfrutam desde quando nasceram de novo. “Nosso espírito foi recriado. Você passou por uma transformação, mas por fora você não mudou. Ainda estamos no processo de morte, mas Jesus veio para resolver esse problema também”, concluiu ele, explicando que o corpo dos filhos de Deus será transformado e um futuro glorioso os espera na eternidade.
Uma pequena/grande sobremesa
Joselito Rezende, pastor da igreja em Itabaiana (SE), encerrou as ministrações deste dia. Ele é pastor em uma cidade com cerca de 100 mil habitantes e sua congregação é relativamente pequena, mas fez questão de destacar que cidades pequenas são lugares de grandes milagres.
“Como eu, talvez você também já tenha pensado em desistir. Mas o Espírito sempre mandava eu continuar, porque haverá um avivamento em cidades pequenas. Deus não está olhando para a capacidade da cidade, mas para a promessa que Ele deu. Se o Senhor disse, então, vai acontecer!”, afirmou o pastor Joselito.
- Segundo o ministro, quando um pastor estiver pensando em desistir deve:
1 – Aprender sempre;
2 – Amar o que faz;
3 – Dar ouvidos às pessoas certas;
4 – Ter inspiração no espírito (e não na carne);
5 – Ter metas e conquistar pequenos recordes.
- Ele também falou o que não fazer:
1 – Mudar de foco o tempo todo;
2 – Esgotar-se;
3 – Acomodar-se.
Joselito finalizou a mensagem exortando os líderes a serem intencionais em seus locais de atuação, valorizando a cultura, as pessoas e cada característica da cidade onde foram plantados pelo Senhor. A pregação avivou o público, que ficou em fervor na conclusão da noite.
Amanhã, esse banquete espiritual continuará a ser servido e você poderá se alimentar dele através da nossa cobertura no site e mídias sociais do Ministério @verbodavida!