Verbo FM

Dia do Gaúcho foi celebrado no Sul do Brasil

O tradicional evento teve cavalgada, mateada e outras atividades para comemorar esse feriado especial para a comunidade local.

No dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho. Esse feriado tem como objetivo homenagear o início da Revolução Farroupilha, um dos momentos mais marcantes na história do Rio Grande do Sul, desde o seu decreto, em 18 de setembro de 1995.

Em Caxias do Sul (RS), a igreja local promoveu uma grande festa para celebrar esse dia, com uma tradicional mateada, que é um encontro para as pessoas se confraternizarem tomando chimarrão. O evento ocorreu em uma tarde ensolarada com muita música, petiscos, comunhão, brinquedos para as crianças e a tradicional cavalgada. A festa ainda contou com a declamação do Salmo 23, na linguagem tradicional gaúcha e a ministração da Palavra.

Abertura do Dia do Gaúcho

Louvor

Para começar o evento, o pastor Silvio Demarchi, que lidera o Verbo da Vida local, recebeu a todos com uma breve saudação e assim abriu essa tarde de muito tradicionalismo.

Logo após o momento da música gaúcha cristã, os participantes receberam uma palavra do líder do Departamento Verbo Tradição, Wagner de Souza. Ele trouxe um comparativo entre a “doma” (processo antes de uma cavalgada) e de como uma pessoa chega a Cristo.

“Primeiro vem a resistência, depois a obediência e o terceiro passo é o destino. Nossa jornada com o ‘Patrão dos céus’ tem um propósito e um destino eterno. Ele é bom, não desiste de nós!”, disse ele. 

Salmo 23 em gauchês

Declamação por Débora Souza

Em seguida, foi realizada uma declamação mirim por Débora Souza. Ela recitou o Salmo 23 na linguagem tradicional gaúcha. 

“O Senhor é meu patrão, não me faltará nada. Ele me faz descansar nas sombras do capão, e me leva para beber água fresca nos arroios. Ele restaura a minha alma e me guia pelas trilhas da justiça por amor do Seu nome. Mesmo que eu caminhe pelos campos escuros, nenhum mal temerei, pois tu estás comigo; o teu laço e a tua vara me confortam. Preparas a churrasqueira diante de mim na presença dos meus adversários. Tu unges a minha cabeça com um bom mate e meu copo transborda. Certamente, a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida. E habitarei na estância do Senhor pelo resto dos meus dias”.

Poema

Iracelma da Silva recitando poema sobre a prenda gaúcha

Por fim, Iracema da Silva recitou um poema sobre a prenda:

“Prenda gaúcha raiz. Sabe cortar melancia, sabe fazer fogo no fogão a lenha, faz o mate sem entupir a bomba. Toda mulher gaúcha traz, dentro de si, a doçura de um chimarrão, a delicadeza de um coice de égua, o perfume de uma bergamota, a bravura de uma taura, e um coração cheio de orgulho de ser gaúcha!”

Assim, o dia tradiconal gaúcho foi cheio alegria e manifestação dos costumes locais, mas também com muito louvor e honra ao “Patrão” celestial.

1 Comentário

  • Aleluia o senhor está conduzindo esses gaúchos para andarem na luz dessa palavra cremos que grande será o continente de homens e mulheres que se ingressaram na palavra da fé. Parabenizamos a todos os nossos irmãos gaúchos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!