Desde o encerramento das matrículas e início do ano letivo de 2022, a coordenação do Centro de Treinamento Bíblico Rhema logo começou a planejar 2023. Isso porque, anualmente, novas unidades surgem, novas equipes são levantadas e o número de alunos se expande.
Este ano, a escola bateu o recorde de mais de 11 mil matriculados e esse crescimento requer a realização de programações como o Treinamento para Novos Diretores do Rhema, que ocorreu nos últimos três dias em Campina Grande (PB). Além de reunir a liderança das novas escolas, outras equipes de diretores convidados e secretários da coordenação participaram do evento, o que rendeu o maior público na história do treinamento.
“Fazemos este treinamento para novos diretores, mas também é um trabalho de reciclagem. Trazemos todos os diretores que vão iniciar novas escolas, os que vão reativar unidades e ainda os diretores que estão em transição. A importância desse momento é a gente conseguir afinar a visão, para todos falarmos as mesmas coisas, caminharmos juntos e entendermos que nós temos muitas unidades, mas somos uma única instituição. Trabalhamos um panorama geral com os pontos principais para que isso se cumpra. Estar aqui é um impacto na visão e é de fato um tempo que marca o coração dos diretores, dando aquele gás para começar o ano e ser bem-sucedido”, disse Juliana Borba, coordenadora das Escolas Rhema.
Entre as unidades representadas estavam as de Cambeba, Aldeota e Tauape em Fortaleza (CE); Alegrete, Porto Alegre (RS); Aracaju (SE); Campo Grande, Vila Glória, Zona Norte e Ibura em Recife (PE); Caruaru, Araripina, Arcoverde, Surubim (PE); Blumenau, Chapecó (SC); Cordeiro (RJ); Cuiabá (MT); Dourados, Maracaju, Ponta Porã (MS); Esperança, Lagoa Seca, Solânea, João Pessoa (PB); São Mateus (ES); Goiânia (GO); Jardim Munhoz em Guarulhos (SP); Juazeiro, Paulo Afonso (BA); Mossoró (RN); Pedras De Fogo (PB) e Taguatinga, em Brasília (DF).
Na abertura, os participantes receberam as boas-vindas do supervisor internacional das Escolas Rhema, Canrobert Guimarães. Além dele, ministraram também o presidente do Ministério Verbo da Vida, Guto Emery, e a coordenadora Juliana. Eles deram foco à importância e identidade dessa visão que tem levado a Palavra da Fé por todo o mundo.
Em seguida, todos receberam instruções sobre as atribuições e responsabilidades do diretor; sobre o sistema Gerar; aspectos contábeis; gestão e perfil; Rhema Social (em presídios); eventos e divulgação.
Luciléia Toledo é secretária da supervisão do Rhema no Distrito Federal e Goiás. Também é diretora da unidade de Taguatinga, em Brasília (DF). Ela relatou que uma dos momentos mais marcantes do treinamento foi aprender sobre gestão e perfil, através de Klycia Gaudard.
“Precisamos mesmo estar mais aprimorados, gerindo o Rhema debaixo da instrução do Senhor, mas utilizando também ferramentas necessárias para a gestão de pessoas, conhecendo os tipos de perfis que existem e o nosso próprio perfil, para entender como funcionamos e lidar com as pessoas”, disse Luciléia.
Ela ainda destacou que o treinamento é sempre um momento para desenvolver-se e aprender. “Estar aqui debaixo da unção e influência, não tem igual. Eu organizo a nossa agenda no Rhema e creio que no ano que vem toda a minha equipe e os demais diretores das unidades supervisionadas pelo pastor Joselito Barbosa estarão aqui. Porque a gente vem, se abastece, pega a influência e chega cheio de gás, com a mente amplificada para fazer as coisas acontecerem. Eu venho, pego as instruções e levo para a minha equipe para montarmos as estratégias para o próximo ano”, concluiu.
No segundo dia pela manhã, o treinamento percorreu por outros temas técnicos indispensáveis. Uma das etapas mais imprescindíveis foram os esclarecimentos acerca do Regulamento do Rhema, abordado por Morganna Oliveira, integrante da coordenação. Ela destacou que todas as diretorias devem estar afiadas com relação a cada detalhe do regulamento, que é a base de todo o funcionamento da instituição. Naquela manhã, os participantes ainda aprenderam sobre rotina financeira com Getúlio Ribeiro, e sobre monitoria, com Ellen Cachone.
Silvia Herrero é a diretora da unidade em Jardim Munhoz, Guarulhos (SP). Ela compartilhou que este foi um tempo precioso. “Aprendi muito, conheci pessoas e me abasteci para voltar com todas as informações necessárias, para que possamos crescer. Todos os que ministraram o fizeram com muita excelência. Além de aprendermos algumas informações a mais, nos reciclamos para melhorar no dia a dia da nossa unidade. Saímos daqui com um ânimo novo!”.
No período da tarde, Thiago Garcia, integrante da diretoria do MVV, falou sobre aspectos legais e como organizar reuniões de diretoria. Em seguida, Adrina Marques trouxe dicas acerca do relacionamento com os professores e hospedagem. Priscilla Fontenele encerrou a tarde com esclarecimentos sobre o portal do aluno e reposição de aulas.
Já a noite reservou ainda mais alinhamentos com Daiene Bonetti, que falou sobre a Editora Rhema Brasil. Kézia Guerra ministrou sobre rotina acadêmica e Fernando Leal expôs sobre treinamento de equipe e oração. Durante cada sessão do treinamento, o público teve a oportunidade de participar de momentos de perguntas e respostas, nos quais puderam tirar dúvidas sobre todos os temas em pauta.
Robson Melo, dirige a unidade de Tauape, em Fortaleza (CE). Ele trouxe a sua vice-diretora, primeira secretária e primeira tesoureira da escola para desfrutar do treinamento deste ano. Robson garante que “é bom incentivar a equipe a estar junto. Independentemente de sermos novos diretores ou não, o treinamento é importante para recebermos ferramentas que vão nos aperfeiçoar, nos fazer crescer e ajustar, mantendo nossa visão alinhada. É importantíssimo estarmos aqui”.
O último dia contou com as valiosas orientações acerca das solenidades de final de ano a serem realizadas pelas escolas. Os líderes foram direcionados acerca da aula da saudade, culto de ações de graças, imposição de mãos e formatura. A responsável por palestrar sobre estas atividades foi Jannayna Albuquerque, que faz parte da coordenação do Rhema.
Thatianny Brito é diretora do Rhema em Caruaru e secretária de Edilson de Lira na supervisão das escolas da região. Ela falou sobre o que esse tempo de preparo significa: “A existência desse treinamento é extremamente importante. Fui diretora pela primeira vez a partir de 2010 e me tornei secretária da supervisão há alguns anos. Sempre recomendamos aos diretores das nossas escolas que procurem participar desse treinamento. Todos os anos que venho, é como se fosse um recomeço. Sempre tem algo que se renova e que a gente percebe que precisa melhorar. É uma oportunidade de renovar-se”.
É certo que todos os participantes do treinamento saíram com suas bagagens cheias de equipamentos essenciais para um grande avanço em 2023. Retornaram para suas cidades com as direções certeiras para que estas dezenas de unidades do Rhema desfrutem de uma nova estação ainda mais gloriosa.