Quando e como surgiu a ideia de iniciar um Ministério de Música?
O Celebrando a Verdade nasceu no ano de 2007 quando o nosso pastor recebeu a direção de Deus de gravar as composições dos integrantes do grupo. Fomos buscar em Deus as estratégias corretas para essa realização e o Senhor nos trouxe este nome CELEBRANDO A VERDADE como uma visão. Por isso, eu costumo dizer que o CV é mais que uma banda gospel ou um CD, é uma visão de Deus para toda a humanidade.
Vocês já gravaram quantos cds?
O Senhor nos deu 4 projetos. 3 em português cujo os títulos são: Celebrando a Verdade (2007), Vida e Luz (2010), Um Novo Tempo (2013) e 1 em espanhol – Celebrando laVerdad (2008), que alcançou nações como Chile, Bolívia, Colômbia e Espanha. Temos o desejo de gravar em inglês também para abençoar outras nações com a palavra da fé cantada. Está em nossos projetos para os próximos anos.
Como se deu a formação da banda, são quanto integrantes?
Desde 2007 já passamos por 2 formações, considerando esta última a oficial que responde pela visão que Deus nos deu. Durante 5 anos de existência, optamos por dar oportunidade a todos os integrantes que serviam no departamento de música da Igreja Local. Porém, para cumprir fins comerciais do mercado gospel, em 2013, tornou-se necessária a distinção com um número menor de integrantes que estão dispostos a viver inteiramente da música como profissionais da área. Sendo assim, hoje, contamos com 10 integrantes na seguinte formação musical: Chernovick Siqueira – bateria; Daniel Silva – Baixo; Mayara Brito – Violão; Rafa Will – teclado/voz; Cleuber André – Percussão/voz; Larissa Rocha- Guitarra base; Rodrigo Viana – guitarra solo; Rosângela Diniz – voz; Missary Guerra – voz; Karol Araújo – voz.
Quanto ao estilo musical, como se definem?
Rotular o grupo desse ou daquele estilo seria apenas uma forma inadequada de descrever a capacidade de expressão em qualquer linha melódica. Pois, percebo uma versatilidade incomum em nosso grupo o que tem sido um excelente recurso para propagarmos a visão que Deus nos deu. E não falo isso por presunção, mas por segurança do dom que Deus compartilhou conosco. Todavia, tratando-se de identidade musical, nosso novo projeto em português cujo título é “Um Novo Tempo” define bem isso.
Admitimos o pop-rock tão explorado no meio gospel e acrescentamos um pouco dos ritmos regionais nordestinos, em especial o maracatu em algumas canções. Nosso objetivo com esse mix é oferecer algo novo e rico na produção cultural gospel que, por muitas vezes, por religiosidade taxou erroneamente a diversidade rítmica brasileira.
Fale-nos sobre este novo projeto.
O 3º CD em português traz o título UM NOVO TEMPO. O Senhor tratou este tema conosco em janeiro de 2012 e passamos um ano em oração para gerar esse “NOVO” o fator inédito que Deus tem desejado manifestar nesses últimos dias. O projeto traz músicas de autoria dos integrantes do grupo bem como de parceiros no ministério, a saber a cantora Ana Gaia Rufino e Giselle Di Mene que cederam suas músicas Reinar em Vida e Tua é a Glória, respectivamente. O CD será Lançado oficialmente em 14 de dezembro de 2013 na IEVV Olinda. E em breve você poderá adquiri-lo através do Verbo Shop.
Como nascem as composições e como é a relação do grupo com a Igreja Local?
A Igreja Local é a nossa base e todos os integrantes da banda são envolvidos com atividades da mesma. Nossas composições são frutos das experiências individuais que temos com Deus e daquilo que construímos no reino espiritual em nossos devocionais com o grupo. A palavra da fé e as revelações que recebemos nas ministrações no Rhema e eventos do nosso ministério também são fortes aliados no processo de composição, pois o nosso objetivo é produzir uma música que toque o céu e mude a Terra.
Quais os próximos passos?
Finalizaremos o ano de 2013 com o Lançamento do novo projeto e em 2014 nossa agenda estará aberta para eventos em diversas localidades. Os interessados em compartilhar dessa visão podem entrar em contato conosco através do [email protected].