Verbo FM

Luana Mayara falou sobre o seu primeiro livro “Além da Marca”

A jovem Luana Mayara lançou recentemente o seu primeiro livro “Além da Marca”, e concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Verbo da Vida. Confira abaixo:

Como e quando você reconheceu o chamado de Deus na sua vida?

Antes de ser crente eu era um pouco oprimida por espírito de engano e de medo. Eu sempre pensava o pior a respeito de mim mesma, era uma série de pensamentos confusos e conturbados que sempre me colocavam para baixo. E eu nunca acreditava que eu poderia ser alguém na vida. Então, quando eu conheci o Senhor, a primeira coisa que Ele mudou foi a minha consciência de mediocridade para grandeza, e eu fui totalmente transformada nesse sentido. Eu me converti, comecei a servir no departamento infantil, e rapidamente o Senhor começou a ministrar ao meu coração imagens de grandeza, diante de multidões, pregando a Palavra, anunciando a salvação, já era uma coisa comum para mim. E Deus levantava os seus profetas, pessoas da minha idade, para confirmar o que Ele tinha para mim.

Você descobre que você tem um chamado, você sabe que Deus tem um plano para a sua vida, agora identificar o chamado é através da comunhão com o Senhor, à medida que você vai se aprofundando na Palavra e a sua comunhão com Deus vai ficando mais afinada, fica mais claro dentro de você o plano que Ele tem para a sua vida. Foi nos bastidores que eu descobri que eu tinha um chamado.

No início, eu pensava que da noite para o dia tudo ia acontecer. E aí, eu precisei administrar essa fase, eu não tinha oportunidade de ministrar. Essa semana mesmo, uma professora do Departamento Infantil lembrou-se da época que eu pedia para ministrar a oferta na sala, então, eram essas oportunidades que eu agarrava. Quando cheguei aos adolescentes, eu continuei envolvida, fazendo a minha parte, e lógico, quando eu tinha oportunidade para dar uma palavra, eu aproveitava. E assim, as pessoas começaram a ver que eu sabia o que estava fazendo, e que poderiam me dar um voto de confiança, e foram surgindo as primeiras oportunidades para pregar a Palavra.

E quando eu tinha uns 14 anos de idade eu recebi um convite que me marcou. Na Igreja Verbo da Vida sede em Campina Grande tem um culto anual que os adolescentes organizam, eles que fazem tudo, e eu lembro que vi um ministro pregando a Palavra, um adolescente pregando na Escola Dominical na igreja, e dentro de mim eu desejei, eu não orei, só desejei que acontece o mesmo comigo. Após 1 ano, na época eu já estava ministrando, eu lembro que o Pr. Gerson chegou na sala que eu estava em uma reunião e disse que nesse ano no Culto dos Adolescentes eu estaria ministrando. E que surpresa! Na hora eu fiquei procurando se tinha outra Luana na sala, mas ele insistia em dizer que era eu mesmo. Foi motivo de grande honra, alegria.

E a partir dali eu acreditava que da noite par ao dia eu estaria rodando o Brasil todo ministrando. Mas, o Senhor me mostrou que eu precisava estudar, me formar, e no tempo certo as coisas iam começar a acontecer. No início eu sofri um pouco, porque por ser muito jovem eu tinha a expectativa de que rapidamente as coisas acontecessem, mas pouco a pouco Deus foi ministrando ao meu coração de que não era o tempo, que uma estrutura precisava ser forjada, não é porque eu tive uma oportunidade, da noite para o dia as coisas iriam acontecer.

É como Davi. Nós sempre escutamos a história de Davi, que muito jovem foi ungido para ser Rei. Mas, ele foi apenas ungido, depois de quase 10 anos que ele assumiu o trono. E Deus tratou comigo que seria do mesmo jeito, a unção repousa sobre a sua vida, mas depois de muitos anos, com uma estrutura forjada dentro de você que as coisas vão começar a acontecer.

Como nasceu a ideia de escrever o livro “Além da Marca”?

Sempre Deus me dava a direção de estar escrevendo cartas para as pessoas. Consolando-as, exortando-as, amando-as. Deus sempre me dava essas direções, então era comum, eu sempre entregava uma carta para alguém. E essas pessoas foram alcançadas. Eu estava no meu lugar de oração e Deus me dizia para quem eu deveria escrever, Deus me dava exatamente a mensagem. A pessoa lia, entrava em contato comigo, as pessoas ligavam para mim chorando dizendo que era tudo o que precisavam. E eu não conhecia essas pessoas, não eram pessoas do meu contexto. Era eu escrevendo e pessoas sendo abençoadas. E daí eu fui desenvolvendo o meu desejo por escrever. Só que até então eu nunca me vi escrevendo um livro. Porque escrever uma carta é uma realidade, e um passo para um livro é outra coisa.

Mas, gostava muito na época de Joyce Meyer, até hoje, e eu sempre lia os livros dela, ficava empolgada, e uma imagem dentro de mim da parte do próprio Espírito Santo começou a ser gerada, e comecei a me ver como Joyce, escrevendo livros e livros. E foi exatamente nessa época que nasceu a mensagem “Além da Marca”. Não é uma mensagem de hoje, ela nasceu naquela época. Eu lembro que o Senhor estava ministrando ao meu coração sobre romper limites, sobre eu ter coragem e assumir o que Ele tinha para a minha vida, que eu precisava parar de ficar na caverna, me escondendo por trás das minhas fragilidades, das minhas fraquezas, que na verdade eu nunca seria perfeita, e nem por isso eu poderia abortar o que Ele tem na minha vida por conta das fragilidades. E aí Deus começou a ministrar: além da marca, ultrapassando, rompendo limites. E foi aí que o livro nasceu.

Qual o foco do livro?

Após o nascimento da mensagem, passou-se 7 ou 8 anos. Nesse percurso, muitas vezes eu retrocedi, eu quis desistir, eu comecei a me ver que eu era incapaz, que eu não podia. Como eu poderia escrever um livro mesmo tendo aquela mensagem? Então, eu precisei começar a crescer no que diz respeito a acreditar no que Deus estava falando ao meu coração, o primeiro começo foi aí: acreditar que eu poderia.

Existem três coisas que nos impedem de viver o que Deus tem para as nossas vidas: primeiramente é o descrédito acerca de nós mesmos. Muitas vezes nós somos os primeiros a não acreditarmos em nós mesmos; Segunda coisa é “o que as pessoas vão pensar de mim?”; e a terceira coisa é “será que as pessoas vão me apoiar?”. E eu precisei vencer essas três etapas.

Independente do que as pessoas vão pensar, eu vou ser fiel ao que Deus comissionou às minhas mãos, eu vou ser fiel a essa visão.

Eu percebi no meu coração que eu precisava me desligar de todo tipo de informação que o diabo estava buzinando nos meus ouvidos e acreditar no projeto que Deus tem na minha vida. E foi exatamente nesse momento que chegamos à conclusão do “Além da Marca”. Foi nesse ponto onde todas essas coisas foram resolvidas dentro de mim. Quando eu percebi que eu poderia passar por todas essas três situações: “agora é a hora de sentar, escrever e concluir o projeto”.

Quando não conhecemos a Jesus, nós vivemos fadados ao fracasso do mundo, fadados ao medo, à vergonha, à timidez, vivemos fadados ao complexo de inferioridade, pensando sempre nas impossibilidades. A verdade é que a vida sem Jesus é uma vida de impossibilidades. Mas, quando nascemos de novo, Deus mesmo planta dentro de nós planos, projetos específicos, e, eu lamento dizer, que muitas pessoas no corpo de Cristo não sabem especificamente o que Deus tem para a vida delas. Assim que eu me converti, a primeira coisa que eu tive cuidado, diligência, foi descobrir o que Deus tinha para a minha vida, o plano específico. Porque nós sabemos que existe o plano geral, que é o plano da Salvação, que essa é a vontade de Deus, que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, mas nesse plano geral existe o plano específico, individual para cada um de nós.

Davi descreve no Salmo 139 que existe um livro onde todos os nossos dias foram escritos e determinados. Mas, as pessoas sempre se deparam com as impossibilidades, que sempre é impossível você cumprir o que Deus tem para a sua vida, você é crente, é da Palavra da Fé, tem o Espírito Santo, conhece todas as realidades, mas quando você se olha no espelho…

Muitos de nós estamos assim no Corpo de Cristo, sem acreditar no que Deus tem para as nossas vidas. Então, essa mensagem fala exatamente isso, de nós ultrapassarmos os limites, os limites da vergonha, do medo, de uma vida de pecado, de uma vida misturada com as carnalidades, de relacionamentos fracassados, ultrapassarmos esses limites e nos tornarmos quem Deus nos chamou para ser, porque não dá para ser quem Deus nos chamou para ser, nem fazer o que Deus tem para as nossas vidas de todo jeito, só dá para fazermos essas coisas se cumprirmos os princípios da Palavra.

Então, eu vou usar as mesmas palavras que o Pr. João Roberto usou no prefácio: “Esse livro fala sobre colocarmos os princípios da Palavra de Deus, os princípios básicos, andar em amor, meditar no sobre quem somos em Cristo, andarmos em santidade, sermos fervorosos do Espírito, escolhermos a boa parte, andarmos em fé, andarmos confiando no Senhor, percebermos com clareza qual é a visão que Deus tem para as nossas vidas, sermos corajosos, valentes, e, enfim, cumprirmos o plano específico que Deus tem para as nossas vidas, porque não dá para cumprir esse plano específico se não obedecermos, se não andarmos a altura dos princípios básicos da Palavra de Deus. Ninguém será um grande pregador se não andar em amor, ninguém há de escrever um livro se não andar em fé, ninguém terá um ministério poderoso se não andar em santidade”.

Quais as suas expectativas para o alcance do livro?

O livro foi lançado na Conferência de Mulheres Nordeste 2013 . No encerramento do evento, Humberto Albuquerque pregando falou uma frase que eu peguei para mim: “É possível que para alguns não tenha peixe, que não tenha peixe na sua rede, mas por conta da Palavra da Fé, se você se apegar à Palavra da Fé, não vai faltar peixe para você”. E eu digo com toda ousadia e com a fé que está depositada no meu coração: eu sei por que sei que “Além da Marca” vai ultrapassar as fronteiras do Brasil, vai rodar este país, vai alcançar o mundo! Não unicamente pelo que está escrito, mas por conta da unção que repousa sobre esta visão.

Não tenho medo de dizer: Brasil se prepare, porque esse livro pertence a você que está em casa, a você que está lendo essa entrevista, a você que acessa o Portal Verbo da Vida! Eu não tenho dúvida alguma, eu nasci para ser grande, e tudo o que eu colocar as minhas mãos é para ser grande! Todos nós nascemos para sermos grandes, e todas às vezes que Deus nos dá uma visão é uma visão de grandeza.

Deus não é um Deus medíocre, portanto, o que Ele compartilha com o nosso coração são visões grandes, então isso aqui é o começo. Na verdade, esse aqui é o primeiro de muitos que estão por vir e que vão rodar o Brasil e o mundo, não tenho nenhuma dúvida. Essa é a minha expectativa: que as pessoas sejam despertadas, sejam encorajadas a ultrapassar os limites, indo além da marca e cumprir o que Deus tem para a vida de cada uma delas.

O que é para você ir “além da marca”?

Como eu falei no início da entrevista, antes de ter nascido de novo, eu sempre me via aquém de todo o mundo, eu sempre pensava o pior sobre a minha vida. O diabo sempre trazia para mim pensamentos de derrota, de fracasso. Eu lembro bem que, embora eu sendo tão jovem, com 8 a 10 anos de idade, muitas vezes eu chorei escondido, meus pais não sabiam que eu estava chorando, ninguém sabia o que estava acontecendo comigo, só eu e Deus sabia o que estava acontecendo. Eu sempre pensava o pior sobre mim. O diabo trazia para mim que eu ia dar só para o que não presta. São essas palavras que eu utilizo no livro, o diabo plantou dentro da minha mente ideias, pensamentos, sofismas, que eu só ia dar para o que não presta.

E quando eu nasci de novo Deus me convenceu que Ele me criou para o sucesso, que eu sou o Seu “muito bom”, que Ele me criou para fazer a diferença, que Ele me criou para ser grande, e que uma vez que eu ando com Ele, não existe distância de mim para os planos de sucesso grandiosos que Ele tem para a minha vida.

Então, “Além da Marca” é a história da minha vida, é o dia em que nasci de novo e que eu entendi que eu nasci para marcar a minha geração, para fazer a diferença, que eu nasci para anunciar Jesus, que eu nasci para informar ao mundo acerca da liberdade para a qual eles foram alcançados, que na verdade essa liberdade já foi comprada, já foi conquistada.

No dia que eu nasci de novo, eu entendi, eu nasci para anunciar ao mundo que eles já foram libertos, que eles já foram chamados para dominar, para governar e para multiplicar. Então, “Além da Marca”, antes de tudo, é a minha história de sucesso, é a minha história de impossibilidades se tornado possíveis no Senhor. Eu sei, está bem próximo de Jesus retornar, falta pouco tempo, nós estamos nos últimos dias, na largada final, e a Bíblia diz que nos últimos dias Deus há de compartilhar, derramar a Sua glória, como nunca antes foi vista. E Deus conta com o Corpo de Cristo, conta comigo, conta contigo, com cada um que está lendo essa entrevista. Deus conta com cada um de nós.

É através das nossas vidas que Deus vai compartilhar a Sua glória, e, para isso, chegou o tempo, chegou a hora de pararmos de viver uma vida cabisbaixa, olhando para as circunstâncias, para as impossibilidades, decidirmos romper os limites, indo além da marca, tomando posse do que Deus tem para as nossas vidas.

Isso é o “Além da Marca”. É a história da minha vida. Uma menina que se via aquém da projeção de Deus e hoje se vê exatamente como Deus pensa, sonha e acredita.

Deixe uma mensagem para os nossos leitores:

Para encerrar essa entrevista, eu tenho um conselho para você que está lendo: seja corajoso, decida sair desse lugar de conformismo, de medo, de vergonha, pare de se preocupar com o que as pessoas vão pensar, se elas vão apoiar.

Se você estiver acertando ou errando, as pessoas vão estar lá. Seja persuadido, convencido pelo Senhor. Sempre existirão pessoas melhores do que você, não no que diz respeito àquilo que você é em Cristo, mas mais capacitadas, habilitadas a fazer o que você faz. Então, sempre existirão pregadores melhores do que você, melhores cantores do que você, melhores escritores do que você, melhores profissionais do que você, mas uma coisa é certa: você é importante na perspectiva de Deus, e Deus conta contigo, Deus acredita em você, e o talento que Ele depositou em você é importante.

Você nasceu para ir além da marca, para ultrapassar os limites e cumprir o que Deus tem para a sua vida! Seja corajoso, não tenha medo, saia da caverna do medo, da vergonha e da timidez e decida cumprir o que Deus tem para a sua vida. Deus quer patrocinar os seus sonhos, e Ele só precisa que você se levante desse lugar. Eu estou aqui para dizer a você que essa mensagem existe para que você possa ir mais longe do que eu mesma. Porque Jesus já ensinava aos Seus discípulos, que os discípulos fariam obras maiores do que Ele mesmo.

Você é o próximo, tenha ousadia, tenha coragem, eu estou aqui para dizer que se eu cheguei aqui você também pode!

Participe do sorteio para ganhar o livro “Além da Marca” na nossa fanpage do Facebook.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!