Graduada da Escola de Missões falou sobre o impacto dos ensinos aprendidos em sua vida

2015_entrevista_alunosERMM_jussara1Conheça a graduada da Escola de Missões Rhema, Jussara Melo. Ela se formou em 2012 e hoje, pratica o que foi ensinado na escola de uma forma diferente. Veja mais na entrevista abaixo:

Conte-nos um pouco da sua história. Quando aceitou a Jesus?

Eu nasci em São Paulo, mas vim morar em Campina Grande ainda quando criança. Conheci o Senhor com 8 anos na Igreja Batista e posteriormente minha mãe se converteu. Tivemos a oportunidade de conhecer o Ministério Verbo da Vida através do Ap. Bud. Minha mãe gostou muito e abraçou essa visão desde 1992 e até hoje servimos e congregamos no Verbo da Vida. Servi por muito tempo na Igreja Verbo da Vida Sede e, no ano passado eu tive direção do Senhor para congregar na Congregação Verbo da Vida na Zona Sul da cidade, com o pastor Moacir Amarante, e lidero a Secretária de Missões.

2015_entrevista_alunosERMM_jussara4Como você descobriu que Deus tinha lhe comissionado para missões?

Sempre tive algo muito forte no ministério com crianças e, servi por muito tempo no departamento infantil e também no trabalho social, no qual, eu já fazia missões e não tinha a dimensão exata do que era fazer missões. Eu via algo em relação a missões muito distante do nosso cotidiano. Eu percebo que nestes últimos anos, nessas últimas estações, Deus tem se mostrado e ensinado sobre missões de uma forma diferente. Eu fazia missões, mas não tinha a dimensão da plenitude de Deus em relação a isso.

Quando me matriculei na Escola de Missões em 2012, percebi que para o Senhor quando nós nascemos já nascemos com um chamado, e este é fazermos missões por toda a vida. Não temos como separar a nossa vida secular da nossa vida ministerial, na verdade a nossa missão é obedecer a Deus naquilo que Ele tem para nós aqui na Terra, fluindo em todo lugar que estivermos.

2015_entrevista_alunosERMM_jussara6Você tem algum lugar específico em seu coração?

Na verdade, quando eu fui para a escola muitas inquietações foram geradas em meu coração e há muita cobrança de certa forma das pessoas, de procurar saber qual a nação que a gente tem no coração. A escola foi um divisor de águas no que diz respeito o que é missões. Nunca queimou em meu coração uma nação específica. Eu tive outro entendimento do que é missões em Deus, que é promovendo o reino e principalmente promover as pessoas para que elas possam ir e vir e  fluir aonde elas estejam. Ficou muito forte em meu coração que posso promover as pessoas e, isso abriu uma porta, que é onde estou servindo na Secretaria de Missões na minha igreja. Hoje, eu percebo que tanto ir como ficar, isso pra Deus se constitui missões e desta forma podemos fazer missões no lugar onde a gente está. Possa ser que Deus me chame e me mostre um lugar específico, uma nação ou outra cidade e região para estar servindo. Mas, no momento estou trabalhando para manter os missionários que estão no campo e promover os que têm um chamado para ir favorecendo meios para serem apoiados com oração, financeiramente, e em amor.

2015_entrevista_alunosERMM_jussara3Como você ouviu falar da Escola de Missões?

Mesmo antes de a escola existir, eu já tinha o desejo de estudar sobre missões.  Vejo a escola como um espaço de reflexão, um lugar onde você percebe, em cada matéria que é ministrada, o quanto Deus é completo e quanto Ele de fato ama o Seu povo, e que Ele é um Deus de todas as nações. Cada nação tem sua especificidade e nós precisamos não ficar limitados com os nossos próprios conceitos, valores e visão.  A escola é um lugar que nos favorece a ampliar a visão daquilo que Deus pode e quer fazer no mundo. Toda igreja tem que ter esse conhecimento, mesmo aqueles que não têm chamado para ir, mas pode sustentar quem está lá. Compreender a dinâmica de Deus é fundamental para a igreja, então eu vejo a Escola de Missões como uma base, como um pilar dentro do corpo de Cristo. É indispensável.

2015_entrevista_alunosERMM_jussara7O que mais lhe marcou durante as aulas da escola?

O que mais me marcou é que hoje, eu tenho muito claro que não podemos viver em Deus sem acolher a visão de expansão na vida das pessoas, no sentido de amá-las e levar salvação através da Palavra, porque esse é realmente o cerne do amor de Deus, conquistar as pessoas em amor, para a libertação e cura. Deus precisa de pessoas que entendam isso nas suas complexidades. Às vezes, a gente limita apenas na parte espiritual, mas temos a questão social, de religião e outras questões que implicam na impossibilidade dessas pessoas receberem a Palavra. A gente estudando, se apropriando desse conhecimento temos essa possibilidade de desmistificar esses limites, sendo mais ousados, tendo estratégias em Deus e avançar com rapidez naquilo que Deus tem para se manifestar através da Sua palavra para as pessoas, acredito que seja o desejo de Deus.

Você recomendaria outras pessoas estudarem na Escola de Missões?

Com certeza.  O fato de a escola ser aqui em Campina Grande, vejo isso como algo que tem ajudado as pessoas. Quando as pessoas vêm para Campina Grande, Deus começa a organizar na cabeça delas e no coração essa questão do “negar-se a si mesmo”. Eu recomendo para as pessoas que têm um chamado, e as que não têm o chamado para ir a outro país, mas que de certa forma, tem uma inclinação no espírito de estar apoiando as pessoas que tem o chamado para ir à outra nação. É muito importante sim fazer a Escola de Missões para desenvolver o seu chamado.

2015_entrevista_alunosERMM_jussara2Hoje, você é monitora da escola. Como está sendo essa experiência?

É extremamente valoroso.  Vê o quanto Deus é grande e a forma específica que Ele trata em cada época, em cada estação, em cada tempo. Cada ano, apesar de serem as mesmas disciplinas, Deus consegue entender e suprir as necessidades de cada um, de cada turma, sendo específico, gerando ou amadurecendo. Eu percebo a necessidade que Deus tem de acelerar e, isso tem acontecido neste tempo. Tenho visto o fluxo de pessoas entrando e saindo para serem lançadas e alcançar muitos outros.

Deixe uma mensagem para quem tem um chamado missionário.

Não tenham medo! De fato, a mudança na vida é um processo que incomoda qualquer ser humano, as impossibilidades se levantam, as dúvidas, as dificuldades surgirão certamente, mas se nos agarrarmos com aquilo que Deus nos deu e se essa direção que Deus nos deu há paz, as outras coisas acontecerão. As pessoas que querem estudar na Escola de Missões no próximo ano avancem e venham prontos para serem surpreendidos por Deus, porque Deus já tem algo específico para ser ministrado ao seu coração, desta nova turma.

Venha, a Escola está pronta para recebê-los. Confie no Senhor, Ele é o nosso firmamento para todas as coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!