Verbo FM

Jusciê Arcanjo compartilhou como está o avanço da obra no Japão

O pastor e missionário Jusciê Arcanjo, da Igreja Verbo da Vida e diretor da Escola Bíblica Verbo da Vida em Okazaki, no  Aichi, Japão, compartilhou o andamento da obra na nação. Acompanhe:

Graça e paz,

Antes de tudo, queremos agradecer a vinda do Apóstolo Guto e Suellen  Emery, a coordenadora da Agência de Missões, para a formatura de 2019, o que foi impactante para todos nós. Eles conheceram pessoalmente as cinco obras do ministério no Japão, três igrejas e duas Escolas.

Agora, nós estamos no fim do ano letivo da escola bíblica. Formaremos 9 alunos, dos quais 3 são pastores de outras igrejas e outros são jovens ministros na Palavra, de música e de crianças. A formatura ocorrerá dia 13 de junho. Inclusive, já estamos com as pré-matrículas abertas para nova turma, tem muito trabalho pela frente.

Somos muito gratos aos professores Fabíola Brito, Tarcísio e Marconde que vieram nos ajudar, além do apoio dos professores locais e de todos os parceiros que nos ajudam a nos manter no campo missionário.

FAMÍLIA NO CAMPO

Não posso deixar de salientar a dedicação dos nossos filhos na missão, que o fazem de coração. O Josué, o mais velho, fez um ano de Rhema Japão e agora se formará na Escola Bíblica Verbo da Vida em Okazaki. Ele fará 18 anos em julho. Está no início do terceiro ano do ensino médio. Josué é o nosso tradutor e intérprete oficial da igreja e da escola, socorre os pais em questões burocráticas da prefeitura, dos negócios da igreja e da escola, mesmo sendo adolescente é bem maduro, porém tem liberdade para fluir com as coisas de sua idade, como se dedicar ao futebol que tanto gosta e agora de malhar um pouco na academia.

Recentemente, ele fez um simulado e tirou nota A, o que equivale a 80% de aprovação para quatro faculdades. Josué também participou de um concurso de redação em nível nacional, com aproximadamente 15 mil alunos do Ensino Médio, e ficou em um dos quatro  primeiro lugares. Fez recentemente o teste de proficiência de inglês e está entre os 1% dos melhores e o primeiro lugar entre todos da escola. Ele será um dos preletores do JPN 2020 em Campina Grande (PB).

Calebe é um grande suporte no apoio à sala das crianças, tanto na igreja e mais ainda na Escola Bíblica. Ele me ajuda muito no diálogo para fazermos as reservas das salas onde ocorre os cultos e as aulas. Calebe tem 12 anos, em novembro, fará 13 anos e iniciará o sétimo ano do Ensino Fundamental. Ele, por sua vez, também se destaca, pois em seu nível, domina o português e o japonês e assim, por vezes, é chamado para fazer traduções para pais e alunos recém chegados na escola. Tem ótimo desempenho em participação em sala de aula e mais ainda nas atividades extraclasse, esportes e artes.

Ambos, como todo estrangeiro e muitos japoneses têm certa dificuldade nos kanji’s (são mais de 10 mil ideogramas e até concluir o Ensino Médio terão conhecido ou aprendido quase 5 mil deles) são desafios constantes e crescentes.

A Joanice, ual! Ela é a pura manifestação da graça de Deus sobre todos nós, fala e entende japonês mais do que eu, conseguiu passar em duas entrevistas e foi selecionada e contratada, diretamente, por uma fábrica. Por causa do seu desempenho, a fábrica abriu uma exceção para contratar outras brasileiras, mesmo sem saber japonês, por ter a Joanice para treiná-las. Assim, a Joanice tem feito um trabalho de influência e evangelização entre essas mulheres, esse é nosso principal objetivo. Sem falar que esse foi um grande feito, pois em nossa idade muitas fábricas já não contratam mais. Ela ainda é professora da escola, ministra do departamento de Crianças e das Mulheres e deixa nossa vida em casa super organizada, é a pura manifestação da benevolência de Deus em minha vida e ministério “A mulher virtuosa , quem a encontrará?”, eu a encontrei.

TESTEMUNHOS

Como fruto desta dedicação, muitas vidas foram e estão sendo todas alcançadas por Deus, através de nós. Eu quero destacar as recentes conversões de rua com nikkeis (que são filhos e netos de japoneses de língua portuguesa), a primeira foi de um jovem casado dentro de um supermercado, foi algo glorioso! A segunda, bem recente, ocorreu na estação de Nagoya, quando fui buscar o professor Tarcísio. O  mesmo testemunhou a graça de alcançar, consolar e salvar o jovem pai – que estava cabisbaixo se sentido um derrotado – deixando a família com dois filhos aqui, e voltando para o Brasil por não conseguir se adaptar ao sistema japonês. Foi quando o vi de longe, reconheci que era estrangeiro e me aproximei, o professor me acompanhou sem saber o que eu iria fazer, ao falar, o Senhor o curou e restaurou o seu ânimo e, no fim, fiz o apelo e ele que estava afastado, se voltou de imediato para o Senhor.

Atualmente, como meu visto não permite trabalhar fora da obra missionária, mas vivemos diariamente da provisão de Deus. Ele tem sido fiel, pois constantes são os investimentos que temos que realizar na adaptação a esse complexo contexto missionário que é a cultura japonesa, “de Deus somos cooperadores”  (I Coríntios 3.9).

Logo, como nosso visto atual é de três anos, tenho que renová-lo para mais três anos e assim que recebê-lo, teremos completados exatos 10 anos de residência e, só após 10 anos terei direito ao visto permanente. Nosso visto vencerá em setembro e devo dar entrada na renovação em junho, antes da nossa viagem.

ALVOS DE ORAÇÃO

Certamente com as suas orações e contribuições alcançaremos os alvos seguintes, pois de Deus somos cooperadores.

1- Renovação do visto para toda família;
2 – Nosso tempo de refrigério chegou! Após três anos precisamos retornar para comunhão e cuidados com o corpo. Precisamos de passagens para três, pois Josué já estará no JPN 2020;
3 – Precisamos de um extra para manter e cumprir os contratos enquanto estivermos no Brasil, além das despesas de nos maternos “fora de casa”;
4 – Em abril, o Calebe iniciará o sétimo ano, em uma nova escola, com isso, teremos muitas despesas extras. Cremos que nenhum tempo de preparação é tempo perdido! Eles estão dominando a língua, inseridos na cultura e, servirão com graça e ousadia ao Senhor e muitas vidas serão alcançadas, em maiores proporções em nome de Jesus;
5 – Pela renovação das forças de Joanice, diante do trabalho pesado de fábrica;
6 – A formatura da turma pioneira da Escola Bíblica Verbo da Vida de Okazaki;
7 – A formação de uma nova turma, já temos 7 pré-matrículas e cremos para no mínimo 20 alunos, com a graça de Deus, em nome de Jesus.

Oremos e nos empenhemos para juntos alcançarmos todos esses alvos, para glória de Deus , em Cristo , por nosso intermédio.

“Mina san, Doumo Arigatou gosaimashita. Kami samawa anatatachiwo aishiteimasu” 
(A  todos, muitíssimo obrigado. Deus ama vocês!)

Jusciê Arcanjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!