Roupas pretas e rostos pintados, é assim que o Arte e Vida chama atenção por onde passa, usando o teatro como instrumento propagador da Palavra de Deus. Os principais palcos do grupo são as ruas, praças e feiras, mas eles também realizam trabalhos em igrejas e eventos evangélicos.
O ministério de Teatro Arte e Vida foi fundado em 10 de fevereiro de 2001, e até hoje o grupo trabalha usando a arte para transmitir o amor e o caráter de Cristo, através da dramatização e da expressão verbal e corporal, visando à transformação de vidas.
A data foi comemorada com um culto de ações de graças na Congregação Verbo da Vida no Distrito Industrial em Campina Grande-PB. Foi uma noite de homenagens e também louvor, adoração e uma mensagem ministrada pelo pastor Isaías Tavares, líder local.
Ele falou sobre como no teatro cristão arte não imita a vida, a arte se mistura com a vida: “Arte (o abstrato) se mistura e dá vida ao real (a vida). Davi era músico com uma boa técnica, mas o Senhor era com ele. Portanto, a arte de Davi não seria nada sem a unção, porque é a unção que despedaça o julgo. Técnica e Unção… Ser intenso nas duas coisas causará um impacto maior nas apresentações. O natural (técnica) misturado com o sobrenatural (unção) causa uma explosão. Seja intenso!”, disse ele.
Segundo Leila Paula, fundadora do grupo, por meio da linguagem teatral Deus fala, liberta, cura e salva.
“Vidas são conquistadas pela simplicidade envolvente das peças que são inspiradas pelo Espírito Santo. Quando a gente se apresenta nas praças as pessoas são impactadas, as vemos chorando e sendo alcançadas. Na igreja, já ouvi testemunhos de pessoas que foram visitar e depois desejaram voltar porque foram impactadas pelas peças. A arte teatral vai, muitas vezes, onde a palavra falada não consegue ir. Às vezes, as pessoas não param para ouvir alguém falar a Palavra de Deus, mas param para ver alguém representá-la.”, comentou Leila.
Evandro Guimarães é o líder grupo e também o membro mais antigo do Arte e Vida Campina Grande, com 14 anos de atuação. Segundo ele, o que mais chamou atenção inicialmente foi a maneira que o grupo falava de Deus sem precisar abrir a boca, já que a maioria das peças são interpretações através de mímicas.
Um dos evangelismos mais marcantes do grupo foi na cidade de Diamante, no Sertão da Paraíba. E além de levar a Palavra de Deus, eles realizaram trabalhos de assistência social, mas para chegar até alguns pontos e entregar as cestas básicas, foi preciso atravessar de canoa e seguir em um carro conhecido como “pau de arara”. As pessoas choravam quando viam a ajuda chegando. “Foi realmente muito forte a experiência que vivemos naquele lugar”, lembrou Leila.
Kallyne Helen trabalha com a equipe há oito anos e falou sobre a importância para a vida dela: “O Arte e Vida foi um divisor de águas na minha vida, pois foi através dele que eu superei algumas limitações e vi que eu posso fazer aquilo que Deus me chamou pra fazer. Através das peças, pessoas podem ser tocadas e ministradas pelo fato delas se veem nos personagens. Não sinto peso algum em fazer parte desse grupo porque sei que estou fazendo a vontade de Deus. Eu amo o que faço. E o meu desejo é que possamos dar mais valor a arte, porque através dela vidas podem ser transformadas.”
E já que o ministério está comemorando 15 anos de existência, 2016 também será um ano de muito trabalho: “Além de seguir o calendário de atividades da igreja e acompanhar as cruzadas do Grupo Vida, nós promoveremos outros evangelismos para impactar vidas por onde o Espírito Santo nos guiar”, disse Evandro Guimarães, líder do grupo.
Para fazer parte da equipe não é necessário ter experiência em teatro, basta ter mais de 12 anos, pertencer a alguma Igreja Verbo da Vida e ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios e apresentações.
ESCOLA DE ARTES
Além do grupo de Campina Grande, atualmente existem outros 6 grupos Arte e Vida na Paraíba, nas cidades de Taperoá, Livramento, Soledade, Seridó, Juazeirinho, Patos e um no Rio de Janeiro, na cidade de Resende.
Esses grupos surgiram no momento em que outros pastores, que também desejaram ter um ministério de teatro nas igrejas que presidem, E solicitaram ter o mesmo padrão criado pelo grupo de Campina Grande. Por isso, foi criada a Escola de Artes, para preparar e treinar pessoas gratuitamente através de oficinas de teatro.
Em 2016, a Escola de Artes promoverá, nos dias 05, 06 e 07 de Agosto, mais uma Oficina de Teatro em Campina Grande, dessa vez em um hotel fazenda, onde todos os grupos estarão reunidos, como também o público que, mesmo sem atuar no Arte e Vida, se interessa pela área.