Sabemos da visão dada a liderança do Ministério Verbo da Vida de levar a Palavra aos Presídios. Guto Emery compartilhou dessa visão com alguns pastores e Sergio Flores líder da Igreja Verbo da Vida em João Pessoa-PB, abraçou a visão junto com o Ministério.
Inicialmente foi desenvolvido um projeto voltado para os Presídios. O Rhema Sistema Prisional. Todo o projeto teve embasamento legal para proporcionar um Curso de Teologia Livre, que no caso é o Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil. Inicialmente o projeto foi apresentado ao Juízo das Execuções Penais de João Pessoa. Com a presteza e aprovação do Dr. Carlos Neves da Franca Neto, a coordenação seguiu com o mesmo para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAP, onde foi apresentado ao Secretário de Estado, Dr. Walber Virgolino da Silva Ferreira, e logo firmado um Convênio do Centro de Treinamento Bíblico com a SEAP. Firmado esse convênio com o Estado, enfim, o Rhema entrará nos Presídios.
Cássia Barreto Lira tem uma doce missão em 2014. Será a Diretora do Rhema Brasil no Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão.
A Diretora esteve juntamente com a vice, Lígia Soraia em uma reunião com a liderança do Ministério Verbo da Vida para fechar os detalhes finais da Instituição na capital. A Escola começará a funcionar esse ano.
Em janeiro teremos um treinamento para as pessoas que irão trabalhar na Unidade e para todas aquelas que desejarem se aprimorar no Sistema Penitenciário. Isso inclui grupos de evangelismo, pastores e professores. Os interessados devem procuram entrar em contato com o Pastor Sergio Flores, devido ao número limitados de vagas.
O treinamento acontecerá na sede da Igreja Verbo da Vida, no dia 25 de Janeiro, às 14 h com o Tenente Coronel Onivam Elias de Oliveira, que é coordenador de planejamento e elaboração de projetos do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar da Paraíba.
No próximo mês haverá aulas demonstrativas na Penitenciária elas acontecerão todas as sextas-feiras das 14 às 17 horas. Em cada uma será ensinada uma das matérias do curso, isso ocorrerá durante todo o mês de fevereiro.
“Em março assim como todas as demais unidades, estaremos começando na primeira sexta-feira do mês o Rhema Brasil no Sistema Prisional.” Relatou Cássia.
Como projeto piloto iremos iniciar a Escola no presídio feminino, a sala comportará 30 alunas. Será utilizada a mesma estrutura de uma sala de aula que existe lá designada ao Pro Jovem, programa do Governo Federal. O Rhema estará dando auxílio na estrutura dessa sala para que essas mulheres possam estar em um ambiente favorável.
“Essas mulheres precisam ser amadas, acolhidas e precisam conhecer o amor de Deus. Elas conhecerão essa Palavra. O Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil chegando aos presídios é o cumprimento da palavra de Deus. A Bíblia diz: “estive preso e me visitastes…” declarou a Diretora.
Cada disciplina terá cinco dias de aula, nas sextas-feiras das 14 às 17 horas. Ou seja, cada professor estará indo ao presídio durante cinco sextas com sua disciplina. O primeiro período terá a duração de um ano e meio. E conseqüentemente o segundo também. Com isso, serão necessários três anos para conclusão do curso.
As alunas do Rhema serão beneficiadas com a detração da pena. Com isso, a cada três dias de aulas a apenada terá um dia a menos de pena a cumprir.
Segundo a Diretora, ao término de cada matéria a aluna ganhará um kit higiênico. Bem como terão fardamentos gratuitos. Elas também não pagarão mensalidades, pois o Ministério estará custeando as despesas com mensalidades das 30 alunas.
Se durante o curso a aluna progredir de regime, receber liberdade condicional ou tiver extinta a sua pena, ela poderá procurar uma das unidades do Rhema na cidade mais próxima e dar seqüência aos estudos, sendo custeada pelo Rhema local.
A aluna receberá da instituição uma declaração informando o tempo que ela esteve na escola e onde parou suas aulas, e se, por exemplo, ela for embora para Brasília, apresentará essa declaração a uma das nossas unidades naquela cidade e seguirá cursando o Rhema normalmente, sem custo.
Também esteve na reunião o Segundo Secretário Executivo do Rhema no Sistema Prisional, Antônio Carlos Soares que deu um relato de como será feito o treinamento em Janeiro com as equipes de trabalho:
“Vai ser feito uma preparação com todos aqueles que estarão trabalhando no Sistema Prisional, inclusive sendo treinados para suportar situações de risco, que o ambiente por vezes, pode promover. Nós fomos em busca de um dos maiores especialistas em gerenciamento de crises, que tem muita experiência com pessoas em situações de risco. O nosso objetivo é saber entrar e sair do presídio sem causar nenhum dando na rotina do lugar. O Tenente Coronel Onivam Elias de Oliveira estará ministrando este treinamento. As pessoas saberão como se portar diante de situações de risco e rebeliões. Viemos trazer a proposta do que estaremos falando nesse treinamento. ” Finalizou Carlos.
Veja algumas fotos:
2 Comentários
DEUS abençoe muito vcs grande iniciativa,agora cada dia fico mais perto do meu chamado..
Haaa que orgulho de ser Rhema Brasil!
Que notícia incrível!Mulheres sendo transformadas!
Não a prisão que resista a Palavra de Deus Aleluia!