Projeto “Atos 20.24” tem preparado missionários para o acesso criativo

Postado em
0

“Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (Atos 20.24).

Há quatro anos foi criado um projeto que tem inspirado pessoas do Brasil inteiro a estudarem sobre países de acesso criativo. O “Atos 20.24” consiste em reuniões semanais para missionários que desejam conhecer mais sobre missões e se preparar para alcançar países onde o Evangelho é pouco difundido.

O projeto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Juliana Toledo e foi produzido para sua graduação na Escola de Missões Rhema, em 2017. O objetivo é promover estudos e orações voltadas para os países de acesso criativo, bem como inspirar mais missionários a alcançarem nações com esse perfil. Segundo Juliana, esses países são os que mais necessitam de missionários, pois neles se concentra o maior número de pessoas que ainda não foram evangelizadas. 

O projeto começou com encontros de Juliana e duas colegas da sua turma da Escola de Missões. Porém, em pouco tempo, o grupo cresceu para cerca de 30 pessoas assíduas, assim como passou a incluir a visita esporádica de missionários atuantes em outros países, seja presencialmente ou por videochamadas.

As reuniões eram realizadas no Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida, uma vez por semana, das 12h45 até 13h45. A princípio, apenas os graduados ou alunos da Escola de Missões poderiam participar; porém, a procura de outras pessoas foi grande e foi dada abertura para aqueles que ainda não ingressaram na Escola.

No ano passado, com a pandemia, as reuniões passaram a acontecer on-line. Uma das vantagens dessa nova modalidade é que ela deu a oportunidade de pessoas dos mais diversos locais do Brasil fazerem parte do grupo, inclusive, os que um dia haviam participado da equipe, enquanto cursavam Escola de Missões, e tiveram que retornar para suas cidades. Já são mais de 100 integrantes do grupo do projeto no Telegram e um público de pelo menos 60 pessoas nas reuniões virtuais.

Este ano, o projeto se tornou obrigatório para todos os alunos da Escola de Missões. Através disso, eles têm a oportunidade de se aprofundar ainda mais naquilo que aprendem sobre a obra missionária nos países de acesso criativo. Segundo a idealizadora do projeto, a visão tem acendido a chama por essas nações e tem auxiliado no preparo de missionários. “A visão que está descrita em Atos 20.24 é a nossa visão como projeto. Nosso objetivo é acender essa chama de um grande amor por alcançar vidas e cumprir o ide, de modo que as pessoas não venham a ter sua vida como preciosa. Além disso, o projeto ajuda a quebrar todo tipo de preconceito em relação a nações de acesso criativo”, afirmou ela.

Recentemente, Juliana deixou a liderança do Atos 20.24, com o objetivo de focar em outros projetos. Enquanto isso, a equipe tem sido liderada por Fernanda Barbosa e Rebeca Fernandes.

“O Atos 20.24 foi essencial para expandir minha visão a respeito dos países de acesso criativo. A cada encontro, preciosidades nos foram ensinadas e experiências compartilhadas por missionários que estão nestes lugares. A expectativa para este ano é que cada vez mais pessoas se juntem ao grupo para aprendermos mais e compartilharmos daquilo que temos aprendido, além de expandir essa visão para as Secretarias de Missões e demais interessados.” (Rebeca Fernandes)

“Estou com muitas expectativas para este ano. Temos um grupo bem diversificado de várias regiões do Brasil e de outras nações. São líderes de Secretarias de Missões, missionários e membros das igrejas de modo geral. Temos buscado contribuir das mais diversas formas para que o conhecimento sobre os países de acesso criativo se expanda. Trabalhamos para que chamados sejam despertados e todos possam participar, não somente indo, mas no suporte da igreja local, orando e também contribuindo financeiramente de forma mais efetiva e consciente. Este ano, estamos com muitas novidades, inclusive com um momento totalmente dedicado à intercessão, o que é fundamental na obra missionária.” (Fernanda Barbosa)

  • Se você ficou curioso e deseja saber como participar do projeto, envie um e-mail para: atos20.24@missoesverbodavida.com.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA