Verbo FM

Projeto “Linguagem Ilustrada” vai promover inclusão social. Participe!

Para alguns, desenhos coloridos impressos em adesivos são meras imagens, mas, para outros, representam uma linguagem essencial para a saúde! Alguns idosos, analfabetos e pessoas com dificuldade de compreensão, podem se beneficiar de uma maneira surpreendente através dessas ilustrações. Foi isso que a jovem Rafaella Guedes percebeu  ao criar o projeto Linguagem Ilustrada.

Rafaella é líder do Departamento de Jovens da Igreja Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB) e é também estudante de Medicina. Ela contou que a ideia de desenvolver o projeto veio em uma experiência pessoal na Atenção Básica com uma paciente idosa, hipertensa e analfabeta. A jovem entendeu que o desenho é uma linguagem essencial para aquela paciente. “Foi a partir dos adesivos ilustrados que a paciente pôde resgatar sua autonomia no uso das medicações diárias. Além disso, teve o controle dos seus níveis pressóricos de maneira integral, considerando suas limitações prévias. Foi a prescrição mais feliz que fiz enquanto acadêmica de Medicina. A inclusão pode e deve ser real e praticada!”, afirmou a jovem.

Após a experiência, Rafaella recebeu a direção de Deus para criar o projeto “Linguagem ilustrada”, com o propósito de auxiliar pessoas como aquela paciente. Assim, elas poderão tomar suas medicações de maneira correta e com autonomia, por exemplo.

“O projeto ‘Linguagem ilustrada’ é uma amostra prática do impacto dos pequenos gestos na Educação em Saúde. Isso porque a partir de simples adesivos ilustrativos impermeáveis gratuitos, os receituários e o cuidado ao paciente idoso, analfabeto, ou que tenha dificuldade de compreensão ganha humanização, inclusão e acesso. É válido pontuar que adesivos e até mesmo prescrições desenhadas já existiam, o projeto existe para incentivar a disseminação dessas práticas tornando-as cada vez mais comum”, disse Rafaella.

Para colocar a visão em prática, Rafaella convidou um outro jovem da sua igreja, Pedro Fidelis, para desenvolver o design e, então, encomendou a impressão dos adesivos para distribuir gratuitamente. Com tudo pronto, ela divulgou o projeto em suas mídias sociais e convocou todos os profissionais da saúde, estudantes da área ou cuidadores para se unirem a essa missão. Eles podem distribuir o material em suas faculdades, escolas, trabalhos, farmácias, casas de apoio, entre outros.

Rafaella explicou que os adesivos não têm fins lucrativos e quem desejar receber as cartelas precisa entrar em contato com ela. Caso não seja de Campina Grande (PB), ela disponibiliza o arquivo em PDF para que seja impresso por quem solicitar. “Estamos com um grupo de pessoas do Brasil e até fora do Brasil que estarão recebendo instruções e materiais para aplicar o projeto dentro do seu contexto e realidade local”, disse.

Se você quer participar, entre em contato com o número (83) 9 9992-2134, ou acesse o Instagram de Rafaella: @rafabguedes

PESSOAS > COISAS

Conquistas terrenas ou bens materiais são bem pequenos quando comparados ao valor de vidas tocadas pelo amor de Deus. Com essa consciência, Rafaella afirmou que “pessoas” são maiores que “coisas”. Ela não tem medido esforços para espalhar o objetivo do projeto “Linguagem ilustrada” e tem investido do próprio bolso na confecção dos adesivos. Sabe o que Rafaella está ganhando com isso? Ela respondeu: “Pessoas sendo valorizadas, incluídas, consideradas. Eu acredito no impacto dos pequenos gestos!”.

Mas ela também compreende que com parceiros unidos à causa, muito mais poderá ser feito. Assim, a jovem crê que contribuições surgirão. “Elas serão sementes para que mais pessoas possam ser alcançadas por esta visão”, afirmou ela.

Assim, se você deseja contribuir com qualquer valor para as novas remessas de material, pode entrar em contato com Rafaella, também pelo número (83) 9 9992-2134, ou pelo seu Instagram.

“Eu confio plenamente na visão que o próprio Deus colocou em meu coração e, se O envolve, eu sei que isso diz respeito a pessoas, cuidado e legado de amor!”, concluiu ela.

Fonte: Verbodavida.com/campinagrande

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!