Veja como foi a primeira Conferência de Música e Mídia em Campina Grande (PB)

Postado em
0

No último fim de semana, a Igreja Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB), realizou um evento inédito: a Conferência de Música e Mídia. Embalados pelo tema Criativos, os voluntários dos Departamentos de Comunicação e de Música participaram de quatro dias festivos e de bastante aprendizado. A igreja ainda recebeu 26 caravanas de outras congregações que foram prestigiar o evento.

Durante a programação, os participantes contaram com mensagens edificantes e mais de 20 workshops que abrangeram temas voltados para diversas áreas de atuação; tanto em relação à música na igreja, quanto à comunicação.

Uma equipe de oração preparava o ambiente para a manifestação divina a cada culto. Nos 30 minutos que antecediam as reuniões, as declarações eram de exaltação ao Senhor, dando as boas-vindas para o Seu mover.

No primeiro dia de Conferência, Maylla Tavares ministrou o período de música. Em seguida, os líderes do Departamento de Música local, Jason dy Tarso e Wivian Klart, saudaram a igreja. Eles organizaram o evento junto ao Coordenador de Comunicação do Ministério Verbo da Vida, Perilo Borba, e o líder de Comunicação da Igreja Sede, Guilherme Diniz.

O primeiro pregador do evento foi Fábio Aposan. Ele congrega na Igreja Verbo da Vida em Guaratinguetá (SP) e é um músico renomado no cenário brasileiro, atuando como baixista e produtor musical. Fábio trouxe uma mensagem impactante sobre o propósito de Deus para cada um dos cristãos.

Ele exortou os irmãos a respeito de que a comparação com os outros deve ser evitada e falou ainda que Deus deve ser a maior inspiração e o alvo das habilidades dos Seus filhos. Em seguida, deixou conselhos para os músicos:

Precisamos restaurar o altar da adoração genuína e parar de cantar algumas coisas só porque são sucesso. Precisamos acreditar naquilo que Deus depositou na nossa vida mesmo que aos olhos de todos seja uma coisa ridícula. Se foi Deus que depositou isso em você, quem pode dizer que não vai dar certo?

Após um tempo de música dirigido por Douglas Ferraz, o pastor Vavá Felix ministrou. Ele auxilia na Igreja Verbo da Vida em Taubaté (SP), também é baixista e atua como designer. O preletor enfatizou que os voluntários da música e comunicação devem transmitir a vontade de Deus através do que fazem, sendo submissos à visão dos líderes que o Senhor colocou sobre suas vidas.

“Devemos estar submissos à visão local. Seja um agente, alguém que é proativo para fazer crescer a equipe de música e a de mídia”, incentivou ele.

Também levou conselhos específicos para os músicos, os instigando-os a serem ousados, seguindo a direção de Deus e intensos no Espírito. Também convocou todos os que servem no Reino de Deus através das equipes de mídia e de música a ficarem de pé, a fim de receberem uma oração.

No sábado pela manhã, Tayara Teles e o grupo dos Jovens comandaram o louvor. A mensagem ficou com Filipi Rodrigues. Além de cantor, ele é designer e diretor de criação do Ministério Verbo da Vida.

Filipi deu foco à criatividade e explicou que todos os cristãos são criativos, já que o poder de Deus habita em cada um. O ministro leu a passagem de Gênesis 1 e mostrou que o Senhor se apresentou ao mundo como o criador e fez a humanidade a Sua imagem e semelhança. 

Ele também falou sobre a definição de criatividade:

Gosto de definir criatividade como a habilidade de resolver problemas. Habilidades podem ser desenvolvidas, basta praticar. É semelhante à fé. Você tem uma medida e deve ser desenvolvida. 

Com bastante descontração, ele motivou os presentes a saírem da zona de conforto e viverem o novo de Deus, criando o ambiente em que desejam viver. 

A noite de sábado trouxe Filipi como dirigente de música e outra palavra edificante com Fábio Aposan. O tema Submissão esteve novamente em pauta, sendo abordado como a essência do chamado.

Fábio explicou sobre as quatro etapas para o cumprimento da vontade de Deus de maneira eficaz. São elas: anonimato, injustiça, esquecimento e promoção. 

Na manhã de encerramento, Gisele Caetano ministrou no período de música. Manoel Dias deixou mais um recado sobre criatividade em seu ensinamento e destacou: “Somos crentes ativos e criativos para fazer qualquer tarefa. O Deus criativo dentro de você o toca e o inspira a realizar muitas coisas”.

O pregador falou que Deus é suficiente para levar alguém a ser criativo em qualquer tarefa. Ele incentivou os presentes com palavras proféticas, declarando um tempo em que o Senhor os usará com criatividade nas mais diversas áreas.

“Eu estou diante de pessoas que vão se conectar com Deus e essa criatividade vai saltar de dentro delas. E não me refiro apenas à música […]. O Espírito Santo é cantor, pintor, cozinheiro… Ele é criativo em todas as áreas”, afirmou ele.

Entre os inúmeros workshops promovidos para os inscritos no evento, três deles foram ministrados por  Elis Amâncio. Ela foi uma das preletoras mais esperadas pelos voluntários da Comunicação. É jornalista e autora dos livros Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.

Desde a inscrição, minhas expectativas estavam altas sobre a Conferência de Música e Mídia, e foram superadas quando cheguei aqui. Fui muito tocada pela preocupação da organização em tratar o caráter do ministro e ensiná-lo para que ele possa viver cada tempo e estação de sua vida. Na palestra de Elis Amâncio, foi possível perceber o coração dela em alcançar pessoas através das ferramentas da internet, transmitindo o seu amor por vidas e isso foi impactante“, disse Janilly Diniz, voluntária na Comunicação em Petrolina (PE).

Muito aprendizado em técnica, arranjo de música e sonoplastia. É tudo o que eu preciso para aplicar na igreja”, disse o baterista Matheus Deschamps, do Verbo da Vida Campo Grande, em Recife (PE).

“O meu chamado é o ministério de música e tenho visto a igreja investir nesse ministério. Eu entendi a unção específica da música na igreja e, por isso, decidi vir para a Conferência de Música e Mídia com o propósito de receber. Estou saindo daqui com a resposta daquilo que tenho percebido sobre como deve ser o momento do louvor. A ministração de Fábio Aposan trouxe clareza sobre as fases do nosso chamado e foi poderoso. Estou saindo mais forte e mais convicta”, falou Taíse Pessoa, ministra de música do Verbo da Vida em Natal (RN).

Para conferir mais detalhes da primeira Conferência de Música e Mídia, acesse o site da Igreja Sede: verbodavida.com/campinagrande. E para ver todas as fotos entre no Facebook da igreja: @sedeverbodavida.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA