Verbo FM

Ore pelo Brasil

Thayse Silva

Integrante dos Jovens na Zona Leste em Campina Grande, PB

Muito tem se falado sobre oração. Somos bombardeados todos os dias por essa palavra. Não digo apenas pela forma concreta pela qual ela se compõe. Mas principalmente pela sua funcionalidade, mais que isso, pelo poder que há em sua funcionalidade. Oração é intimidade. E quando estamos íntimos de uma pessoa, ficamos a vontade para expressar aquilo que sentimos e desejamos. Imagina quando falamos em intimidade com Deus! Orar, na etimologia da palavra, deriva de falar. Portanto, temos o livre acesso para falar ao Pai aquilo que está ardendo em nosso ser.

Partindo desse pressuposto, é de extrema relevância aplicar essa prática para todas as áreas das nossas vidas. A oração deve fazer parte da nossa personalidade. De quem nós somos. O que somos? Somos filhos, filhas, pais, mães, irmãos, irmãs, tios, tias, amigos, amigas, pastores, pastoras, missionários, missionárias, cristãos, cristãs, alunos, alunas, e tantos outros substantivos que nos descrevem no nosso cotidiano. No entanto, há um que nos define, ainda que não tenhamos irmão ou irmã, ou pai, ou mãe, há um que não podemos negar, a nossa personalidade de CIDADÃO e CIDADÃ! Quando nascemos, somos registrados em algum lugar do mundo, a marca da cidadania vem carimbando nossos documentos alegando: Cidadão/cidadã brasileira. Não há como negar, nosso sotaque, costumes de roupas, de agir, nosso “jeitinho” brasileiro nos denuncia.

Todavia, o que deve sobressair da nossa imagem de cidadão/cidadã, é a nossa personalidade de Cristo, a nossa personalidade do amor. E quem ama cuida! E quem cuida ora! E quem ora crer! E quem crer ver resultado! Você tem amado seu Brasil? Você tem cuidado dele? Ou melhor, você tem orado? O nosso país sempre foi (re)conhecido por páginas negras. No contexto colonial, foi perseguido, colonizado, explorado, massacrado, roubado. Dos índios, primeiros habitantes, segundo os livros de história, foi tirado o direito de liberdade. Mais que isso, foram explorados para o trabalho escravo. Acharam pouco a mão de obra e decidiram pedi uma ajuda aos negros africanos, que pela miscigenação, com o passar do tempo, tornaram-se brasileiros também. Depois de algum tempo, perdiam funcionalidade para os grandes senhores feudais e eram censurados e marginalizados da sociedade. Isso é uma história comum, daquelas vistas na escola.

Com o “grito do Ipiranga”, Dom Pedro I declarava “Independência ou Morte”, em 1822, uma independência que não passava de “teoria”, pois o nosso povo ainda continuara subjugado a supremacia europeia. Como há independência se ainda existem pessoas escravizadas? Pois a lei áurea, foi o movimento que defendeu a abolição dos escravos, veio a ser promulgada apenas em maio de 1888, ou seja, 66 anos depois. O tempo foi passando, as pessoas, inclusive o papel feminino foi ganhando poder perante a sociedade. Os negros foram superando as dores, o sofrimento e foram encontrando seus lugares, lutas demoradas e sacrificadas pela superioridade do sistema. As páginas da nossa história sempre foram manchadas de sangue e crueldade. O tempo deveria passar e as coisas mudarem para melhor, pelo menos é assim que imaginamos que deveria ser. Apesar de algumas conquistas, as coisas se complicavam ainda mais.

Em abril de 1964 o Brasil se calou. No sentindo literal da palavra. O Brasil se calou! A conquista pela liberdade de expressão, pelo direito de escolha, foi tomada daquelas pessoas. E é culminada a ditadura militar, a máquina da repressão! Pessoas mortas, torturadas, arrancadas do seu país para outro, pessoas censuradas, presas, marginalizadas. Foi um período longo e de muita dor na nossa história.  Só no inicio dos anos 70 foi concedido a anistia. Mas estava longe do pesadelo acabar.

Estamos em 2013, e o que você tem visto no nosso país? E o que você tem esperado? Quais os maiores problemas? Talvez não haja mais tanto sangue, no sentido literal. Mas, quanto à corrupção? E problemas financeiros? E educação? Saúde? Segurança? A dor da mãe que perde seus filhos para as drogas? Você consegue enxergar esses problemas? E o que você tem feito? Meu/minha amado(a), já te indiquei a melhor arma! ORAÇÃO! Hoje, nós cristãos, temos crescido em número, e esse crescimento é considerável. Não há outra saída para nós, quando há intimidade com Deus, há oração concedida. Preciso mostrar mais motivos pelos quais o país precisa da sua colaboração? Somos a diferença. Somos o sal.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14 

Que sejamos esse povo. Que chama pelo nome do Senhor. Que em unidade se humilha e busca a face do Pai. Que se afasta dos maus caminhos. Esse povo que ora! Que tem os pecados perdoados e a oração ouvida. Esse povo que sara a Terra! Que ama os brasileiros e o Brasil, e por amá-los cuida, e por cuidar ora, e por orar crer, e por crer, ver os resultados! Não façamos parte de um contexto inerte. Mas de um contexto que colhe os resultados da própria oração. Ore pelo BRASIL!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!