por Carol Coutinho

Você provavelmente já ouviu esta expressão em algum culto de missões: “Em missões, existem aqueles que vão descer ao poço e aqueles que vão segurar as cordas”. Essa frase foi dita pelo missionário William Carey, considerado o pai das missões modernas.

Ele foi enviado como missionário à Índia, e ao conversar com o grupo de irmãos envolvidos em seu envio, ele afirmou que sim, desceria ao poço, mas precisava que eles ficassem segurando as cordas. Quero me dirigir a você, que é um “segurador de cordas”. Se pensarmos bem, no Reino de Deus, todos nós precisamos segurar cordas.

Um verdadeiro privilégio

Até mesmo aquelas pessoas que têm o chamado para ir a outras nações, não estão isentas desse envolvimento. De fato, é um privilégio fazermos parte daquilo que o Senhor está fazendo na terra neste tempo. Para cada pessoa que é alcançada pelo Evangelho em outra nação, existem várias outras orando, ofertando, promovendo a visão missionária na sua igreja local e cuidando dos missionários. Um verdadeiro exército, no qual cada soldado, bem posicionado, garante que haja avanço e conquista no território inimigo.

Agora, pense comigo, se alguém considera sua participação menos importante ou desnecessária, haverá uma consequência direta no trabalho que o missionário desenvolve no campo. Quando um “segurador de cordas” se sente desmotivado ou desanimado e deixa a sua posição, todo o avanço do exército será prejudicado. Paulo, escrevendo aos coríntios, utiliza uma analogia maravilhosa para nos descrever:

“Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês é membro desse corpo” ( I Coríntios 12:27).

Para que o corpo funcione plenamente, todos os órgãos devem estar saudáveis e ativos.

Quando um órgão do corpo humano não está funcionando bem, todo o corpo sofre. Isso também é verdade em relação a nós, como Corpo de Cristo. Quando membros do Corpo deixam de exercer aquilo para o qual foram chamados, todo o Corpo sofre, e a expansão do Reino fica limitada. 

Eu convido você a segurar bem firme as cordas: amar, orar, contribuir, cuidar, ir. Seja qual for o chamado de Deus para sua vida, certamente sua participação é indispensável no avanço da obra missionária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados