“Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” Is 52.7
Nos últimos quatro anos temos vivido longe do nosso país, dos nossos filhos e netos com o propósito de abençoar a nação chilena. Quando saímos do Brasil, em 2012, nosso plano era passarmos uns dois anos por aqui e depois voltarmos, mas o tempo foi passando e fomos percebendo a direção para continuarmos e ajudar nossos missionários aqui no Chile. Assim completamos quatro anos.
Como tudo no reino de Deus é feito pelo “corpo de Cristo”, reconhecemos que somos apenas parte dessa obra, pois nesses quatro anos não teríamos avançado sem os nossos parceiros que, como sempre dizemos, “seguram a corda do outro lado”, para que possamos chegar mais longe e fazer mais.
Então, pelo grande respeito que temos pela igreja de Jesus e pelos nossos parceiros fieis, queremos humildemente fazer um pequeno relato do que pudemos realizar aqui nesses últimos anos, honrando vossas orações e ofertas, sabendo que a recompensa é garantida por aquele que nos chamou e enviou.
Quando chegamos aqui em 2012, eu e Nice, encontramos um casal de missionários, Jean e Ezinete, que haviam saído de Chillan e foram para Santiago trabalhar. Eles deixaram para trás o trabalho de quase dez anos, para começarem do zero, agora numa grande cidade
Além deles tínhamos um pequeno grupo de irmãos que se reuniam na cidade de Rancagua, dirigidos por um casal de chilenos, Cristopher e Marcela. Na época eles se reuniam aos domingos num clube de mineiros da cidade.
No Sul, em Chillan, ficaram o casal Ernani e Helcy, juntamente com seus filhos Raphael e Rayene. Eles eram os responsáveis pela igreja de Chillan, mas não eram ordenados.
Ademais, as igrejas não eram reconhecidas, não tinham registro junto ao governo chileno. O pior de tudo é que, por viverem muito tempo longe do Brasil e com muito pouco contato com a sede, as igrejas tinham uma organização muito diferente da que temos hoje nas IEVVs. Os obreiros não eram treinados e, fora os missionários vindos do Brasil, mas ninguém era graduado pelo Rhema.
Nosso primeiro foco foi organizar as igrejas e tratar de reconhecer o chamado dos nossos ministros aqui. Levamos nossos pastores para uma conferência no Sudeste e eles foram ordenados pelo ministério. Providenciamos a tradução do nosso estatuto social e legalizamos duas de nossas igrejas, a de Chillan e a de Rancagua.
Na igreja de Chillan organizamos e treinamos a diretoria, ajudamos a treinar os diáconos, e ao longo desses dois últimos anos, enviamos os professores do Rhema para treinar os obreiros da igreja e trabalhar na área de evangelismo. Durante esses anos fizemos mais de trinta viagens para o sul, para cooperarmos com a igreja.
A igreja cresceu bastante nos últimos anos sendo a igreja que mais realiza batismo entre as IEVVs do Chile.
Estamos organizando para iniciar o Rhema agora em 2017.
Quando chegamos em Rancagua a igreja funcionava num clube da cidade com uma reunião semanal. Ficamos impactados com o trabalho que eles tinham em toda reunião de montar e desmontar toda a aparelhagem e carregar tudo no carro do pastor. Eram aproximadamente umas 15 ou 20 pessoas e na verdade só tinham o nome de Verbo da Vida, pois tinham muito pouco contato com as demais igrejas e com os ministros do Brasil.
Providenciamos com os irmãos a mudança da igreja para um prédio no centro da cidade.
Legalizamos a igreja junto as autoridades locais, organizamos a diretoria e passamos a ordenar a igreja de acordo com o padrão “Verbo da vida”.
Já temos dois ministros ordenados e este ano licenciaremos mais quatro.
Enviamos uma graduada do Rhema para fazer a Escola de Ministro e os irmãos estão muito animados com o avanço da obra na cidade.
Além disso estabelecemos um bom relacionamento com pastores da cidade e estamos trabalhando uma boa parceria com eles.
Hoje a igreja conta com mais de sessenta (60) membros e segue crescendo.
Santiago é a nova fase da “Missão Chile”. Moramos na cidade por dois anos assim que chegamos nesse país e ficamos maravilhados com a capital chilena. Uma grande cidade de sete milhões de habitantes (7.000.000), espremida entre duas cordilheiras, bem na região central do Chile. Uma das mais belas e modernas metrópoles da América Latina.
O prédio mais alto das Américas Central e do Sul, foi construído ali; uma enorme torre de setenta pisos e centenas de metros, fincada na parte mais nova da cidade.
Além disso Santiago é a capital menos violenta da América Latina, com o melhor IDH.
Nos últimos anos, uma grande quantidade de imigrantes tem chegado na cidade em busca da qualidade de vida e das grandes chances de arrumar trabalho.
Com certeza, é a cidade que mais constrói prédios, e infraestrutura, das que eu conheço.
Tem um imenso potencial turístico e o crescimento tem sido muito expressivo.
Nosso coração está cheio de expectativa pelo que Deus fará nos próximos anos aqui.
Sentimos que nossa parte é abrir postas para que outros ministros, tanto daqui mesmo como do Brasil possam vir a unir-se conosco nessa tarefa.
A um ano nasceu em nosso coração a direção para voltarmos a cidade. E desde então estamos orando por aquele povo e pela direção segura para fazer a perfeita vontade de Deus naquela metrópole e para que sejamos usados para influenciar e abençoar a igreja ali.
Temos hoje um pequeno trabalho lá com os missionários Jean Carlos e Ezinete e seus filhos Thiago e Israel. Na verdade, eles são os pioneiros do MVV aqui neste país. Chegaram aquino ano de 2002 e desde então estão pregando a Palavra da fé ao povo chileno.
A ideia é ajuda-los no trabalho que eles realizam na comuna de Peñanolen, mas também pensamos em abrir uma nova porta na cidade. Temos uma direção para uma região e estamos pensando alugar uma casa grande e iniciarmos um ou dois cultos semanais. Já temos algumas pessoas comprometidas e estamos procurando uma casa adequada.
Também pensamos fazer alguns cultos em um hotel na região central para divulgar a visão e tornar o MVV conhecido.
Contamos com vosso apoio e parceria, nesse novo projeto. Por favor, orem por esse grande passo e se forem guiados nos apoiem também com suas ofertas.
Obviamente não há como avaliar o impacto espiritual nesse país com a Missão Chile, mas cremos que foi muito além do que os olhos veem e continuará frutificando cada vez mais.
O que queremos demonstrar é que teus investimentos na Missão Chile têm redundado em grandes frutos para o reino e, temos a certeza, vosso “galardão será grandíssimo”.
Orem por essa nova etapa de nossa missão no Chile.
Orem por:
- Portas abertas em Santiago.
- Rhema chegando em Chillan
- Novos salões para Chillan e Rancagua.
Em Cristo Jesus,
Pr Marcos, Eunice e Caroline Honório
- Banco do Brasil
Ag 1566-0
Conta poupança 45723-X
Variação 51
Marcos Carmelo Luiz Honório
- Banco Bradesco
Ag 2751
Conta corrente 12.755-8
Marcos Carmelo Luiz Honório
- Banco Bradesco
Ag 2743
Conta Poupança 15.275-7
Caroline de Andrade Honório