“Obrigado por essa live maravilhosa! Nos sentimos ainda mais próximos de vocês aí no Centro de Operações” (Rachel Neves – Pensilvânia – EUA).
“Que live poderosa! Deus meu, que lindo! Isso é ser família. Isso é ser Verbo” (Ernani Franco – Chile).
“Esse momento tá sendo um grande exemplo do Corpo de Cristo. Muitas traduções para todos se comunicarem” (Rachel Bichusky – Campina Grande – PB).
Esses foram apenas alguns comentários feitos durante a Verbo Live desta quarta-feira, que voltou com força total e arrebatou os corações de quem estava ligado na transmissão. A Live teve uma excelente audiência dos quatro cantos do Brasil e de alguns outros países, como Chile, Estados Unidos, Canadá, Japão e várias nações da Europa.
E foi diretamente da Polônia que vieram um dos momentos mais emocionantes da noite, com depoimentos de refugiados ucranianos, que estão sendo assistidos por um grupo de missionários do Ministério Verbo da Vida (MVV), através do projeto Paz em meio à guerra.
Por falar em emoção, não faltaram lágrimas e muita alegria na programação conduzida pelo Ap. Guto Emery, presidente do MVV, e os ministros Manoel Dias e Thiago Garcia, também integrantes da diretoria do ministério. Desde os momentos inspirados de adoração, com o missionário americano Stephen Bell, passando pelos fortes depoimentos da zona de guerra, até mesmo na voz embargada dos nossos líderes/apresentadores.
Uma prova da bondade de Deus
Uma das pessoas que estavam assistindo à live, Romildo Soares Jr., disse: “Estou tremendamente impactado com tanto amor exalado”.
Marcos Oliveira, por sua vez, completou: “Parabéns pela pronta iniciativa em ajudar os que precisam. Admiro muito o nosso ministério. Juntos somos mais fortes. Deus é bom o tempo todo”. Como disse também o ministro Manoel Dias, “é a bondade de Deus em manifestação fluindo dos seus filhos”.
E essa bondade do Senhor foi cantada pelo missionário Stephen Bell, que ministrou diversos louvores durante a transmissão. Uma das canções tem o título original Goodness of God (Bethel Music), que, em português, é A bondade de Deus. Foi com essa música que Stephen marcou a sua participação na Reunião de Pastores 2022, no final de março. O missionário e sua esposa estão pastoreando o Verbo da Vida em Nova Aliança, no interior da Paraíba.
Amor e paz em meio à guerra
Canrobert Guimarães, supervisor das Escolas Rhema, que também estava assistindo a transmissão, comentou: “A equipe Paz em Meio à Guerra tem se doado para levar alívio a esse povo sofrido da Ucrânia. Parabéns, pessoal! O Senhor está conectado com vocês”. Durante a programação, foi perceptível toda essa doação de nossos enviados para a região de conflito que, junto a vários refugiados, contaram um pouco do que está sendo feito por lá.
Sobre o projeto, o Ap. Guto disse: “Eu tenho certeza de que esse projeto nasceu no coração de Deus e as pessoas estão sendo assistidas por nossa equipe. Você faz parte dele. Você faz parte de tudo em que Deus está se movendo. Se eu fosse você, não me permitiria ficar fora daquilo que Deus está fazendo. Nós temos uma equipe que precisa estar sendo sustentada por nossas orações”.
Suellen Emery, coordenadora da Agência de Missões Verbo da Vida, que está à frente desse projeto atuando em Lublin, apresentou as pessoas que estão sendo assistidas.
Vale lembrar que, quando a live começou, já era mais de 1h da madrugada naquele país.
Entre as refugiadas participantes estavam Olena, Marina e sua filha Nastia, que é estudante do Rhema na Ucrânia. Além delas, a equipe de missionários formada por Luissa Emery e seu esposo Danilo Queiroga, Ellen Bonetti, Larisse Farias, Juliana Toledo, além de Gabriela, do Verbo em Petrolina (PE), e da missionária Tânia Potter, de Oxford, na Inglaterra. Segundo Suellen, essa equipe tem trabalhado, dando assistência às 15 pessoas instaladas em um albergue, que está servindo como um local de acolhimento aos refugiados.
Suellen disse que a equipe está recebendo as pessoas da Ucrânia, que não falam a língua polonesa e não sabem o que fazer e nem que órgãos procurar para a documentação. “Nós temos feito algumas conexões com pessoas locais, que têm nos ajudado nisso. Deus tem feito algumas conexões de uma forma muito rápida. Deus tem realmente aberto as portas aqui para que esse trabalho aconteça”, acrescentou.
Servindo e comunicando a Palavra
A coordenadora também falou detalhes da assistência que têm prestado aos ucranianos, ajudando-os nessa primeira etapa de sua chegada à Polônia. “Temos auxiliado eles nessa transição. Tem sido muito bom, maravilhoso ver cada um aqui sendo ajudado e conseguindo refazer as suas vidas. Só o fato de chegarem aqui e ter um lugar para dormir, descansar e se alimentar com a sua família, já ajuda no que eles precisam neste início”, explicou Suellen.
A maior dificuldade que a equipe tinha era a comunicação com os refugiados, por conta da dificuldade de tradução do idioma ucraniano para o polonês, inglês e português. Inicialmente eles usavam um aplicativo para poder conversar. Suellen disse: “Estávamos orando pela chegada de um tradutor para traduzir do inglês para o ucraniano. Graças a Deus pela chegada da nossa tradutora oficial, Nastia, ela tem nos ajudado nas reuniões para passarmos as regras de convivência aqui”.
Toda a assistência prestada pelo grupo de brasileiros tem aberto o coração deles também para receber a Palavra de Deus. Uma das estratégias pensadas pela equipe será comemorar a Páscoa junto a eles, que acontecerá uma semana após a festividade aqui no Brasil. “Deus não vai descer do céu, mas Ele nos usa como canais para sermos bênçãos para as pessoas”, disse Suellen.
A ucraniana Marina disse que quando chegaram no albergue, foram recebidas com bastante amor. Olena, por sua vez, disse: “Em um momento tão difícil para nós, quero agradecer a Deus pela equipe que nos recebeu e tem cuidado de nós e nos dado um amparo de amor. Aqui conseguimos ter um ambiente favorável, conseguimos voltar a sorrir até brincar, com piadas, com alegria. Graças a Deus por essa equipe que nos permitiu a voltar a ter um ambiente assim positivo”.
A nova tradutora Nastia, de apenas 16 anos, foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da noite, quando falou da situação de seu país e a sua fé. “Eu acredito que a primeira coisa que a Ucrânia precisa, e podemos orar por isso, é de Deus e da proteção sobrenatural d’Ele sobre o nosso país. Eu quero agradecer e encorajar você que está nos assistindo a continuar orando pelo nosso país, porque eu sei que a Ucrânia é um país abençoado e cheio da graça e da paz de Deus”, disse a ucraniana.
“Temos visto muitos testemunhos da proteção sobrenatural de Deus, guardando e protegendo o nosso país. Nós somos testemunhos vivos da bondade de Deus.”
Nastia disse ainda que o nosso Deus é todo-poderoso e ninguém pode vencer a sua força. Ela falou que eles têm se mantido firme na Palavra de Deus, pois ela tem sido força para sustentá-los. “Continuamos tranquilos e crendo, porque sabemos que, se tem alguém que não é culpado por essa guerra, esse alguém é Deus. Sabemos que, de alguma maneira, essa guerra é obra do diabo, mas como ele é perdedor, Deus vai nos fazer triunfar e, assim, continuamos firmes e acreditando n’Ele. Deus tem sido tão fiel. Ele tem nos protegido e vai continuar nos protegendo”, afirmou.
Após esse testemunho lindo de Nastia, o Ap. Guto não se conteve e foi às lágrimas. “A história dessa menina de 16 anos, que faz o Rhema, mostra que nada é sem propósito. Deus tem um propósito para a vida de cada um de nós. Podemos ver nesses momentos de crise, quando se levanta uma pessoa que tem a Palavra da Fé e como ela pode socorrer pessoas. Nastia está disposta a permanecer o tempo necessário em que essa missão permanecer na Polônia. É tão gratificante ver pessoas que são levantadas por Deus para aliviar o sofrimento de outras pessoas”, falou o apóstolo.
Barry e Adrianne Jensen, fundadores do Rhema em Kiev, na Ucrânia, também participaram da live através de um vídeo. “Somos muito gratos pelo relacionamento que temos com os nossos amigos do Rhema Brasil e da Família do Verbo da Vida. Nós também somos muito gratos por enviarem Suellen e seu time para ajudar os refugiados que estão partindo da Ucrânia”, disse Barry. “Nós somos mesmo gratos pela equipe de Suellen que, ontem mesmo, recebeu duas das nossas alunas. E puderam prover abrigo para elas e cuidaram delas. Elas encontraram abrigo e segurança. Obrigado, Rhema Brasil. Obrigado, Verbo da Vida”, completou Adrianne.
Após os depoimentos, houve um grande mover de intercessão pelo projeto e pelos países envolvidos na guerra e toda a população que está sofrendo com toda a situação.
Juntos nessa missão
O Ap. Guto Emery disse que é bem importante a participação de todos nesse trabalho que o Ministério está fazendo. “Nós precisamos do seu apoio financeiro. Que você, de alguma forma possa contribuir. Temos a meta de atingirmos 100 mil reais para enviarmos para a Polônia, para sanar todas as contas dessa missão e contamos com a sua ajuda, com o seu apoio e o seu coração disponível ao Senhor para ajudar essas pessoas”.
Para quem deseja contribuir com o projeto Paz em Meio à Guerra, seguem os dados para o envio de Pix ou transferência bancária:
Jovens para as nações européias
Durante a Verbo Live, também foi divulgado o JPN Europe, que já começa nesta sexta-feira, 15 de abril. O evento vai contar com as ministrações de Augusto e Thaís Bandeira, da Escócia, Arthur e Daniele Matos, da Suíça, Jourdel Lord, da Inglaterra, Luciana Ramos, de Portugal, e Fernando Boria, da França. Será um tempo de crescimento, avanço e comunhão para os jovens de muitas nações.
Gleison e Marina Cabral também participaram através de vídeo, reforçando o convite para a participação da galera no evento. “A primeira versão do JPN aqui na Europa está chegando. Estamos muito animados. Vamos ter jovens de diversas partes do continente e até de fora dele. Estamos preparando uma festa maravilhosa. Uma festa santa com mais de 300 jovens. O evento vai ser transmitido. Então, você que não pode vir não perca, vai ser transmitido também para o Brasil”, disse Gleison.
Durante toda a live, foram muitos comentários de pessoas emocionadas por tudo o que foi apresentado na missão à Polônia. Confira mais alguns deles:
“Revigorante ver a força daquela moça.” (Cristiano Torres)
“Obrigado pela oportunidade de contribuir, não somente em oração, mas com recursos financeiros também.” (Abimael Albuquerque)
“Obrigado, Apóstolo Guto, por nos dar a oportunidade de participar dessa visão de crescimento e avanço.” (Cláudio Pedro de Souza)
Veja, a seguir, a live na íntegra.
Confira as fotos da Verbo Live: