Nossa história
“Eu creio que essa visão vai se expandir.
Eu quero implantar um Centro de Cura em outros estados,
nas capitais, pelo menos”
Kenneth E. Hagin nasceu com um coração deformado e uma doença sanguínea incurável. Ainda na adolescência, essas condições o deixaram paralisado e acamado. Seus familiares foram avisados para se prepararem para a morte dele. Mas, lendo e meditando diariamente na Palavra de Deus, recebeu uma divina revelação sobre o texto bíblico de Marcos 11. 23-24. Passou, então, a crer com o seu coração e declarar com a sua boca que era curado. Em 8 de agosto de 1934, Deus praticamente ressuscitou Kenneth, curando-o completamente e levantando-o daquele leito de enfermidade.
Naquele tempo, Deus gerou algo ainda maior em Kenneth Hagin: o desejo de ver os perdidos salvos e os doentes curados. Ele começou a pregar e ensinar a salvação e a cura divina onde quer que fosse. Embora ele não soubesse disso, na época, este foi o início do que viria a se tornar um ministério mundial. Seria um ministério fundamentado na oração e nas verdades de cura da Palavra de Deus. Mais de 40 anos depois, Deus começou a falar com Kenneth sobre uma mudança em seu ministério. Em 1979, poucos anos depois de ter fundado o Centro de Treinamento Bíblico Rhema, ele seguiu uma nova direção do Senhor, iniciando a Escola de Oração e de Cura em Broken Arrow-OK, nos Estados Unidos.
No início, Rev. Hagin ensinava tanto sobre oração quanto sobre cura na mesma sessão. Conforme o tempo passava, no entanto, viu a necessidade de separar os dois temas, para que ele pudesse ensinar mais sobre cada assunto. Daí, surgiu o Centro de Cura Rhema. Hoje, como no início, as pessoas que frequentam o Centro aprendem acerca do plano de Deus para sua vida, além de como receber e manter a sua cura, conquistada por Jesus Cristo.
Kenneth Hagin foi estar com o Senhor em 2003. Mas a unção só tem crescido e se fortalecido no campus Rhema. Ministros renomados como Craig Hagin, Patsy Cameneti, Doug Jones e tantos outros já lideraram e serviram como ministros de cura no Centro. Ao falar sobre essa obra, o irmão Hagin sempre repetia as mesmas palavras para os enfermos: “Venha e fique conosco até ter a sua fé edificada o suficiente para ficar curado. O Espírito de Deus está se movendo e a Palavra d’Ele sempre funciona!”
No Brasil
Em 1983, chegou ao Brasil um casal de missionários graduados do Rhema EUA, Bud e Jan Wright. Durante a década de 1980, serviram ao Senhor no estado de São Paulo, onde também iniciaram algumas igrejas e escolas bíblicas. O ministério de cura era visível através deles, confirmando o ensino e a pregação da Palavra da Fé.
No início da década de 1990, mudaram-se para o Nordeste do país, mais especificamente para Campina Grande-PB, onde estabeleceram a sede do Ministério Verbo da Vida e do Centro de Treinamento Bíblico que, em 2000, após oficializar parceria com o Ministério Kenneth Hagin, passou a se chamar Rhema Brasil.
As manifestações do Espírito sempre foram presentes no ministério do apóstolo Bud Wright. Muitas pessoas foram curadas através dos ensinos e da imposição de mãos. Seu coração sempre ardeu pelo desejo de ajudar as pessoas e libertá-las dos sofrimentos causados pelas doenças e enfermidades.
Após iniciar inúmeras igrejas, escolas bíblicas e treinar centenas de homens e mulheres para a obra de Deus, o Espírito Santo o direcionou ao que seria a última fase do seu ministério. “Deus está me chamando para ensinar sobre cura. Vou viver os meus últimos dias nesta terra curando pessoas”, dizia ele em várias de suas mensagens nos anos de 2010 e 2011.
Mas foi em 2012 que ele percebeu, definitivamente, o tempo de realizar um sonho que trazia em seu coração desde a sua chegada ao Brasil: iniciar um Centro de Cura, assim como o de Kenneth Hagin. Com o auxílio de alguns ministros de cura que vieram dos EUA para ministrar treinamentos e levantar uma equipe, nasceu, em novembro daquele ano, o primeiro Centro de Cura Rhema Brasil, em Campina Grande-PB.
Dezenas de homens e mulheres de Deus foram treinados e levantados como ministros de cura, para servir nesta grande obra. De segunda a sexta-feira, enfermos escutam a Palavra de Deus, entendendo que a vontade d’Ele é que vivam saudáveis, recebendo, assim, fé para tomar posse da sua cura e, ao final, também há imposição de mãos sobre cada paciente. Inúmeros têm sido os testemunhos de cura e salvação nesse lugar.
Mas, assim como foi com as igrejas, o desejo do Ap. Bud era também abrir unidades do Centro de Cura Rhema em todos os estados do Brasil. Para isso, ele chamou para perto e delegou autoridade ao casal Raphael e Manuelle Frota, promovendo-lhes a diretores nacionais do Centro. A visão foi expandida e dezenas de novas unidades estão sendo abertas não só no Brasil, mas até mesmo em outras nações.
O casal serviu fielmente ao Ap. Bud Wright, sendo pessoalmente treinados por ele. “Foi uma grande honra aprender com esse grande homem de Deus. Nossa vida foi marcada para sempre pela fé, o amor e a perseverança dele em cumprir a vontade do Senhor”, disse Raphael. E foi com essas qualidades e essa intensidade que o Ap. Bud estabeleceu a visão do Centro de Cura, pregando a Palavra da Fé até o seu último dia de vida nesta terra, literalmente.
Em 7 de novembro de 2013, poucos dias depois do Centro ter completado o seu primeiro ano de funcionamento, o Ap. Bud foi para o Senhor, tendo cumprido a sua carreira e a visão celestial. Na véspera da sua partida, ele ministrou a Palavra da Fé no Centro de Cura com muita ousadia, como lhe era peculiar.
Ele se foi, mas a visão permanece sendo cumprida. O Centro de Cura é um dos principais braços do Ministério Verbo da Vida, hoje presidido pelo Ap. Guto Emery. “Vamos continuar cumprindo o que o Senhor trouxe ao coração do Ap. Bud. Ele se focou nisso nos seus últimos dias, e é uma questão de honra nos focarmos também”, disse ele.
Juntamente aos diretores nacionais, Pr. Raphael e Manuelle e mais centenas de homens e mulheres de Deus — que estão sendo treinados como ministros de cura — estão, assim como o Ap. Bud e o irmão Hagin, não tendo a sua vida por preciosa, mas se importando em cumprir com alegria a carreira que lhes está proposta pelo Senhor. Como Jesus, eles têm ensinado, pregado e curado, fazendo o bem e desfazendo as obras do diabo, porque Deus é com eles.