Verbo FM

Ele nos amou primeiro

por Luca Martini 
*Missionário e escritor

Cristo vive e porque Ele vive a gente vive também. Jesus ressuscita os mortos, isso é grandioso demais.

Você está aqui e entendeu o propósito do Senhor para salvar vidas, sim, eu sei que você passa por tantos dilemas e todos nós passamos. Precisamos lidar com os nossos sentimentos e devemos manter a chama acesa em nosso coração. Confie no Senhor!

Por muito tempo, talvez, você viu coisas como o medo, a vergonha, a insegurança, a tristeza, a depressão, a culpa… essas coisas são pequenas para pará-lo. Deus é maior do que tudo isso, é maior que o seu passado. Ele tem uma história a ser escrita para a sua vida.

O Senhor deseja salvar este mundo, e Ele fará coisas grandes em nós e através de nós. Sobre a motivação dos discípulos na pregação do Evangelho, lemos:

“E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera” (Atos 4. 18-21).

Os discípulos enxergavam o que faziam como obediência a Deus. Nesse período da história, a igreja estava nascendo, o Corpo de Cristo estava tomando forma. O Espírito Santo tinha descido, alguns tinham negado Jesus, depois voltaram para Ele. Imagina todas as inseguranças que passavam nos corações desses homens?

Fazer a obra de Deus é algo lindo, mas alguém continuar a Sua obra aqui é algo grandioso. Os discípulos estavam aprendendo a como fazer a obra de Jesus, eles estavam começando a ser perseguidos.

Quero ver o Evangelho ser pregado na terra, quero ser participante disso nos dias atuais. Mas o que esses homens tinham? A coragem deles, de ir até as últimas circunstâncias. O que motivava seus corações?

O que inspirou esses homens para considerar tudo como nada? Eu quero viver essas coisas. Nós estamos aqui para obedecer a Deus, e isso está sempre em jogo na nossa vida e nas nossas decisões. Nossa vida sempre seguirá em obediência a algum sentimento.

O que gerava essa obediência? Quem nunca obedeceu aos pais com medo de ficar de castigo, sem internet, sem poder sair no final de semana? Essa é a pergunta: por que tem muitos que obedecem a Deus, mas pelo motivo errado? essa obediência não vai te levar a lugar nenhum, ela vai acabar.

Tem pessoas que obedecem a Deus por culpa, e quantas pessoas estão servindo a Deus e obedecendo, mas por um sentimento errado, algumas por obrigação, por medo de ir para o inferno.

Alguns pensam que obedecer a Jesus é um escape para o inferno. Por que um homem que quis viver 40 anos sem Jesus quer viver com Ele na eternidade? Pessoas servem a Deus para não serem castigadas. O que motiva a sua obediência a Deus? Qual a sua motivação para a obediência? Ser aprovado pelos homens? Receber likes? Precisamos responder isso para que possamos permanecer obedecendo.

Se você perguntasse para os cristão hoje em dia qual é a maior virtude de um cristão, talvez a principal resposta fosse a santidade, mas eu acredito que se você perguntasse aos primeiros discípulos, a resposta seria: o amor. (C.S. Lewis)

Existem tantos amores hoje em dia. A bandeira do mundo é o amor, mas qual é o amor que nos move? O que move os nossos corações a obedecer a Deus?

Mas, de fato, sabemos o que é o amor? O amor do tipo de Deus. Alguns tem amor pelos pobres, mas o amor que deveria existir em nós é o amor a Deus. Se você dá tudo o que você tem aos pobres sem amar a Deus, de nada vale.

Existe o quase cristão que é um homem bom que paga as suas contas, cuida da família, não trai a sua esposa, mas não faz por amor a Deus.

O que movia os corações desses homens? O amor a Deus.

Você vai para o campo missionário e talvez será como um Jonas, que não gosta do povo, você vai a um lugar e vai ouvir o que não quer e, em último caso, você dirá: Deus salva esse povo? Não é o amor pela missão que vai mantê-lo na missão. O amor que o mantém ali é o amor por Deus. Porque você ama O ama, você vai pregar para essas pessoas.

Como amar a Deus? Não deixe as situações que surgem sufocarem seu amor por Ele. A Bíblia nos responde o que nos faz amar a Deus:

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (I João 4.19)

Nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro.

O que estabeleceu a vida desses homens não foi o que eles podiam fazer por Deus, mas o que Deus já havia feito por eles.

Foi o amor de Deus por esses homens que fez com que eles fossem até os confins da terra sem olhar para trás. Esse amor me alcançou e pode alcançar o mundo. É porque Deus te ama que você pode acreditar que isso é possível.

Este mundo será alcançado pelo Evangelho, porque Deus o amou. Se Deus nos ama, a quem convém obedecer

Esse amor não é como a onda do mar. Não! Ele não muda. Você está aqui hoje porque Ele o amou quanto você ainda era um pecador. Ele não te amou quando você estava evangelizando, mas quando você não merecia. Porque o amo d’Ele não muda, podemos voltar para Ele mais uma vez.

Se Deus me ama, eu vou até o fim! Nada vai parar o que Ele tem para fazer na minha vida.

Vá até o fim, foge das paixões da juventude. Existe uma coroa preparada para você. Nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro.

*Trechos da mensagem do dia 22 de julho de 2022, no JPN Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!