Homens autênticos

Postado em
0

por Darren Wray
*Supervisor do Ministério

Deus diz em sua Palavra para sermos homens de coragem ou homens de verdade. Todo homem deve ser “cabra macho” em suas atitudes e no modo de viver. Mas o que define este homem? Encontramos na Palavra de Deus essa definição.

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes” (I Coríntios 16.13).

Infelizmente hoje, no âmbito cristão existem homens “bananas” que deixam que suas esposas mandem neles. Existem também homens mimados que possuem sentimentos demais, tudo agride, tudo chateia e que ainda não largaram laços de suas mães. Outra categoria de homens são aqueles que são afeminados, parecendo com o sexo feminino nas ações, posturas, falas, etc.

Sempre que olharem para nós não deve existir dúvidas se somos “machos” de verdade, com ações de homens, andando como homens, vivendo como homem!

Homem solteiro
Precisamos também entender quais são os parâmetros de homens bíblicos, pois nem sempre os padrões de homem se encaixam nisso. Quantidade de mulheres, ser virgem ou não, não qualificam homem como homem, apenas um homem de verdade é capaz de fugir nas horas das tentações.

Sobre o casamento, não deseje casar com a melhor do mundo se não estamos dispostos a ser o melhor homem do mundo, não cobre o que você não pode dar. O homem de verdade se preserva, se prepara, aprende para que possa ter uma família bem estruturada, porém, o homem já casado, sua principal característica é ser cabeça.

Homem casado
Os homens precisam ser aqueles que não descumprem o que Deus instituiu como correto. Quando fazemos isso, saímos das bênçãos de Deus. Não podemos ser homens “valentões” que oprimem e dominam as mulheres de forma erroneamente, precisamos ser cabeça nas responsabilidades e decisões, e não ser cabeça para oprimir as esposas.

O homem de verdade ama sua esposa, afinal o amor se expressa com atitudes e ações de carinho. Se a única coisa que damos a nossas esposas são vassouras é questão de tempo para que ela vire bruxas, homens de verdade cuidam de suas famílias.

“Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: ‘Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera'” (Provérbios 31.28-29).

Todo homem quer que sua esposa seja a mulher de Provérbios 31, porém, não entendem a sua responsabilidade de tornar ela assim. Precisamos incentivar, cuidar e superar todos os elogios externos, devemos ser os maiores incentivadores e elogiadores de nossas esposas.

 

*Trechos da mensagem na Conferência de Homens em outubro de 2021.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA