
“Te agradecemos, Senhor, com as mãos levantadas. Em espírito e em verdade. Nós te exaltamos, Senhor, por Tua Palavra, que está firmada em nossos corações”. Quem já participou de uma cerimônia de formatura do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, sabe o quanto é impossível ficar indiferente quando o hino oficial começa a tocar. A canção, que recebeu novo arranjo no último ano para deixar o momento ainda mais belo e solene, voltou a ecoar com força nas primeiras turmas de 2025, trazendo à memória gratidão e propósito.
Do Norte ao Sul do Brasil, lindas solenidades reuniram os graduandos de Marabá (PA), Macapá (AP), Teresina (PI), Maceió (AL), Arapiraca (AL), Paulo Afonso (BA), Brasília (DF), Sobradinho (DF), Sinop (MT), Juiz de Fora (MG), Bauru (SP), Nova Iguaçu (RJ), Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Caxias do Sul (RS) e Bento Gonçalves (RS).
Cada celebração marcou não apenas o encerramento de um ciclo, mas o início de uma nova etapa no chamado de pessoas que irão influenciar, servir e avançar com ousadia na Palavra da Fé.
MARABÁ (PA)

A formatura do Centro de Treinamento Bíblico Rhema Marabá (PA), realizada em 14 de novembro de 2025, na Igreja Verbo da Vida local, foi uma noite em que honra, fé e propósito se encontraram de maneira extraordinária.
A mesa diretiva reuniu o pastor Leonildo Pessoa, líder da Igreja em Marabá, Scheilla Kelly Guimarães, diretora do Rhema local, Edilson de Lira, paraninfo da turma, Lurdiene Campos, vice-diretora da unidade, e Fábio Romero, ministro auxiliar da igreja local, enquanto a tribuna de honra recebeu autoridades civis e professores que prestigiaram o momento.
Desde a entrada solene, conduzida pelo Exército Brasileiro e pelos formandos, trazendo as bandeiras dos Estados Unidos e de Israel, a atmosfera foi tomada por reverência e expectativa.

Em seguida, Edilson de Lira ministrou uma palavra marcante, exortando os alunos a avançarem sem medo, confiantes de que, após dois anos de preparo, estavam prontos para multiplicar a Palavra da Fé guiados pelo Espírito Santo.
Entre os momentos mais simbólicos da cerimônia, esteve a homenagem ao paraninfo, presenteado com um perfume árabe que representou o “bom perfume de Cristo”, profetizando sobre as nações que ainda serão alcançadas. A emoção se intensificou na entrega dos diplomas aos 39 formandos e na celebração dos 60 concluintes do primeiro ano, reconhecendo a perseverança de cada um.
O ponto alto da noite veio quando todos os formandos borrifaram aromatizadores, enchendo a igreja com um aroma que simbolizou sua missão de levar Cristo por onde caminharem. A celebração foi concluída com o hino oficial do Rhema, a tradicional virada do pêndulo e um ambiente tomado por gratidão, alegria e a certeza de que Deus selou cada detalhe daquela noite memorável.
NOVA IGUAÇU (RJ)

Já a formatura do Rhema Nova Iguaçu (RJ), foi um marco inesquecível para os 41 graduados do 2º ano e os 29 concluintes do 1º ano. A celebração também impactou a diretoria, equipes e toda a liderança da igreja local, que trabalharam unidas para preparar uma noite de honra e celebração. A solenidade aconteceu na igreja local e coroou a Turma Zoe com uma festa marcada pela excelência em cada detalhe.
Compuseram a mesa diretiva: Marcio Bernardino, pastor da igreja local e professor; Josiane Bernardino, diretora da unidade do Rhema e professora; e Isaac Silva, professor e paraninfo da turma. A Tribuna de Honra recebeu ainda os professores Adriano Canindé, Rogério Barros, Anthony Perrut, Joaquim Miranda e Rodrigo Cavalcante.

Após a abertura, o paraninfo compartilhou uma mensagem inspirada por Deus. Sua ministração gerou fé e encorajamento em todos, exortando os formandos a permanecerem firmes na Palavra recebida durante os dois anos de treinamento, e incentivando os alunos do primeiro ano a continuarem avançando sem retroceder.
De acordo com ele, cada estudante carrega uma carreira e um ministério confiados pelo próprio Cristo. Por fim, Isaac declarou que aquilo que os formandos carregam é resposta para esta geração.
JUIZ DE FORA (MG)

Em Juiz de Fora (MG), a formatura ocorreu em 15 de novembro de 2025, marcando um momento especial tanto para a Escola, quanto para os alunos. Ao todo, 40 concluintes e 17 graduados celebraram a conclusão de sua jornada em uma cerimônia marcada por honra, unidade e unção.

O preletor e paraninfo da turma, Manoel Dias, ministrou uma mensagem impactante que ecoou no coração dos presentes. Entre suas palavras, destacou-se: “O cordão umbilical foi cortado! Nascemos de novo para uma nova etapa! O tempo de ignorância acabou. O Rhema não se encerra aqui, está apenas começando”.
Durante as homenagens, o Pr. Fabrício Rocha, líder da igreja local, expressou profunda gratidão ao paraninfo por sua presença e dedicação ao ensino, presenteando-o em nome de toda a equipe.
A cerimônia também contou com a participação emocionante do orador da turma, que agradeceu aos colegas pela caminhada dos últimos dois anos e testemunhou ter encontrado verdadeiros irmãos nessa jornada. Ele também compartilhou a alegria de ter incentivado um amigo a iniciar o Rhema, tornando o momento ainda mais especial.
A entrega dos diplomas foi um dos pontos altos da noite, celebrada com alegria, lágrimas e um senso de missão cumprida, selando um ciclo e abrindo portas para uma nova fase na vida de cada formando.
MACAPÁ (AP)

A cerimônia de formatura da terceira turma do Rhema Brasil em Macapá (AP), também foi realizada em 15 de novembro de 2025. A celebração evidenciou o compromisso da instituição com a excelência no ensino da Palavra de Deus, além de reconhecer a dedicação dos 19 formandos do 2º ano e dos 29 concluintes do 1º ano.
A presença de líderes ministeriais, familiares e convidados tornou a noite ainda mais especial, destacando o impacto transformador do conhecimento recebido ao longo do curso, e o papel dos formandos na expansão do Reino de Deus por meio de suas vidas e ministérios.
A mesa diretiva foi composta pela diretora e professora do Rhema, Célia Vila Nova; pela vice-diretora Nariany Marques; pelo pastor auxiliar da Igreja Verbo da Vida em Macapá e professor do Rhema, Wilson Marques; pelo líder local e professor do Rhema, Pr. Gilmar Pereira; e pelo pastor, supervisor do Ministério Verbo da Vida e professor do Rhema, João Roberto de Albuquerque.

Na ministração da noite, o paraninfo reforçou verdades que marcaram profundamente os presentes.
Entre suas declarações, destacou-se: “Deus quer todos os santos aperfeiçoados para realizar o serviço! Ele não nos deu só um pouquinho do conhecimento; Deus transborda conhecimento sobre cada um de nós!”.
VITÓRIA (ES)

A formatura do Rhema em Vitória (ES), realizada em 23 de novembro de 2025, no Centro de Convenções da cidade, reuniu 30 concluintes do 1º ano e 40 formandos do 2º ano. A solenidade teve a participação de Lucimar Bizoni, diretora da unidade e paraninfa da turma, e foi conduzida pela mestre de cerimônias Rumana Veras.
Desde os primeiros momentos, a solenidade evidenciou o impacto transformador das Escrituras na vida dos alunos e o propósito do Rhema em formar homens e mulheres conscientes de sua identidade em Cristo.

Ao longo da noite, testemunhos, expressões de alegria e a presença de familiares, ministros e convidados reforçaram o caráter especial da celebração.
Entre os destaques, a mensagem da paraninfa inspirou os presentes. Ela enfatizou o poder da Palavra em transformar vidas, a importância da perseverança e da coragem segundo Josué 1:7, e o chamado para permanecer olhando firmemente para Jesus, conforme Hebreus 12.
“A Palavra é a fonte de tudo que precisamos. Meditar nela, declarar fé e permanecer firmes no que cremos, nos impulsiona a avançar rumo ao propósito divino”, declarou.
Sua exortação encerrou a noite convocando os formandos a viverem com propósito, firmeza e fidelidade, levando adiante tudo o que receberam durante sua jornada no Rhema Vitória.
CURITIBA (PR)

Na capital paranaense, a formatura foi realizada no dia 22 de novembro de 2025. A solenidade celebrou a conclusão de 39 alunos do 1º ano e a graduação de 29 formandos do 2º ano. A cerimônia, repleta de emoção e gratidão, contou com a presença do paraninfo Ap. Guto Emery e do supervisor da Região Sul, pastor e professor Manassés Guerra.
De fato, a celebração refletiu a bondade e o amor de Deus, que sustentaram e cercaram os alunos durante os últimos dois anos. A alegria e a gratidão ao Pai ficaram evidentes no brilho do rosto de cada formando, na dedicação dos voluntários e em todos os detalhes preparados com tanto zelo.

Em sua mensagem, o Ap. Guto lembrou que “quando estamos envolvidos com Deus, Ele sempre tem uma palavra para o nosso coração”. Suas palavras inspiraram os presentes a demonstrar ao mundo que o Senhor é real e Se manifesta por meio da Sua Palavra.
Ao falar sobre a importância das Escrituras, destacou: “Precisamos ter esse amor pela Bíblia, esse desejo intenso que faz com que nos submetamos a ela nos momentos mais difíceis. Se você tiver a Bíblia na mente, no coração e na boca, você vence!”.
Em seguida, o orador da turma, Rogério da Silva, expressou gratidão e compartilhou seu testemunho sobre a transformação vivida em sala de aula: muitos anos de dúvidas, incredulidade e religiosidade foram deixados para trás.
Após a virada dos pêndulos, a celebração foi encerrada com dança e alegria. A turma dançou pelo que viveu e pelo ano extraordinário que ainda irá experimentar, enxergando pela fé tudo o que Deus fará no Rhema Curitiba.
SOBRADINHO (DF)

O Rhema em Brasília, unidade Sobradinho (DF), celebrou no dia 24 de novembro, a conclusão dos 52 alunos do 1º ano e a graduação dos 29 alunos do 2º ano. A cerimônia reuniu aproximadamente 420 pessoas, que prestigiaram formandos e concluintes.
Na preleção, o Supervisor Regional do Ministério Verbo da Vida no Distrito Federal, Pr. Joselito Barbosa, foi o paraninfo da turma e destacou a necessidade de alinhar o pensamento à perspectiva de Deus.

Segundo ele, muitos cristãos ainda enfrentam sofrimento por permanecerem presos a pensamentos errados, e somente a Palavra tem poder para renovar a mente. O pastor relembrou a instrução do apóstolo Paulo para que a Bíblia “habite ricamente” em cada crente.
Em um momento pessoal, Joselito compartilhou experiências vividas ao longo de seus 33 anos caminhando na Palavra da Fé, testemunhando como o Senhor o surpreendeu. Ele afirmou que Deus tem uma agenda específica para cada pessoa, sempre maior do que se pode imaginar.
Ao citar Hebreus 2:1 e Hebreus 4:1-2, o paraninfo enfatizou que é necessário segurar firmemente as verdades da fé, lembrando que as Escrituras só produzem resultados quando acompanhadas de fé.
Ele encerrou sua mensagem com uma exortação direta: “Permaneça firme na Palavra. Não permita que nada roube o que Deus plantou no seu coração. Se Ele falou, vai acontecer!”.
PAULO AFONSO (BA)

No dia 29 de novembro de 2025, a unidade Paulo Afonso (BA) realizou uma formatura histórica, celebrando não apenas a conclusão de mais uma turma, mas também os 10 anos ininterruptos de atuação, marcados pela transformação de vidas por meio da Palavra de Deus.
Micheline Paiva, diretora da unidade, conduziu a abertura da noite de celebração. A mesa diretiva contou com a presença da representante da Supervisão regional, ministra Zuleica Messias; da diretora e da vice-diretora Alane Teixeira; do líder da igreja local, Pr. Valdeilson Paiva; além do paraninfo da turma, Arthur Marques.

Na Tribuna de Honra estiveram o pastor presidente da Igreja Nova Aliança e anfitrião da celebração, Manfrede Fonseca, bem como os professores do Rhema: Alexsander Oliveira, André Luiz, Andrey Oliveira e Rafael Willian.
Conduzidos pelo mestre de cerimônias, Pr. Heli Lucas, de Aracaju (SE), os formandos e os alunos do primeiro ano celebraram com entusiasmo cada momento da noite.
A ministração do paraninfo destacou a importância de decidir pelo que é certo e experimentar o extraordinário de Deus. Arthur lembrou que, após dois anos de dedicação, estudo e semeadura, chegou o tempo de colher os frutos.
SINOP (MT)

A formatura do Rhema Sinop (MT), realizada em 22 de novembro de 2025, celebrou a conclusão de 22 alunos do primeiro ano e a graduação de 37 formandos, marcando mais um avanço na expansão da Palavra da Fé na região.

A preleção foi da paraninfa da turma, Suellen Emery, que ministrou uma mensagem de convicção e propósito.
Em sua fala, ela destacou que “nós entendemos que só seremos libertos em nossa vida por meio do conhecimento da Palavra de Deus. Fale a Palavra, pois, quando você declara aquilo que está em concordância com a Bíblia, é a Palavra Rhema, a Palavra falada de Deus sendo declarada, e as coisas acontecerão em sua vida”.
Com gratidão e propósito renovado, a formatura reafirmou o compromisso de cada aluno em viver e compartilhar a transformação que a Palavra de Deus produz.
CAXIAS DO SUL (RS)

No dia 21 de novembro de 2025, a unidade em Caxias do Sul (RS) realizou sua cerimônia de formatura, reunindo familiares e amigos para celebrar os 107 concluintes do primeiro ano e os 62 graduados do segundo ano.
A programação contou com a presença de Carlos Júnior, paraninfo da turma, que ministrou uma mensagem sobre a vida em Cristo e sobre a responsabilidade espiritual que cada formado carrega. Ele enfatizou que a jornada cristã exige compromisso diário e autenticidade, apresentando três princípios essenciais para os novos graduados.

Em seguida, alertou os formandos a não adotarem uma postura de “crentes profissionais”, presos à formalidade e à aparência e incentivou-os a não perderem a sensibilidade espiritual, evitando se tornarem “crentes sem lágrimas”.
Além das homenagens, a noite marcou a celebração dos 10 anos do Rhema em Caxias do Sul, uma década dedicada a capacitar homens e mulheres na Palavra e fortalecer a fé na região.
TERESINA (PI)

A Formatura do Rhema, realizada em 29 de novembro de 2025, celebrou a conclusão de mais um ciclo de crescimento espiritual e dedicação à Palavra na unidade Aeroporto, em Teresina (PI). Ao todo, 41 alunos finalizaram o primeiro ano e 28 graduaram-se no segundo ano.
O paraninfo da noite, Thiago Freitas, ministrou uma mensagem inspiradora, declarando que “essa é uma nova estação onde você vai viver intensamente tudo aquilo que o Senhor projetou para você”, encorajando os formandos a avançarem com fé e propósito.
Durante a solenidade, cada formando foi encorajado a seguir com convicção, vivendo a fé de maneira prática e revelando, por onde passar, a vida abundante que recebeu em Cristo.
BAURU (SP)

A Formatura do Rhema Bauru (SP) reuniu familiares, autoridades e a comunidade local em uma noite marcada por honra, alegria e celebração, na qual 33 alunos concluíram o segundo ano do curso.
A cerimônia teve início com a fala da diretora, Cidinha Correia, que expressou gratidão pela trajetória da turma e pelo que Deus tem realizado por meio da escola.
Durante a solenidade, o paraninfo da turma, Marcelo Barros, ministrou uma mensagem inspiradora e cheia de unção e declarou: “Hoje celebramos muito mais do que a conclusão de um ciclo acadêmico. É um marco no Reino do Espírito”.

Na sequência, o pastor da igreja local, Eli Parreira, prestou uma homenagem ao paraninfo, destacando sua vida, seu serviço e sua dedicação ao corpo de Cristo e ao Rhema.
A cerimônia também contou com a presença da prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, homenageada pela diretora por sua parceria e apoio ao desenvolvimento da cidade.
Após os pronunciamentos, ocorreu o momento mais aguardado da noite: a entrega dos canudos e a tradicional virada do pêndulo de graduação, símbolo do encerramento de uma etapa e da abertura de uma nova estação para cada formando.
ARAPIRACA (AL)

A Formatura do Rhema Arapiraca (AL) reuniu familiares, amigos, ministros e a comunidade local para homenagear os 28 graduados do 2º ano e 21 concluintes do 1º ano.
A mesa diretiva foi composta pelo pastor João Roberto, paraninfo da formatura; Suerlânia Ventura, diretora da unidade; pastor Landsteiner Ventura, líder da igreja local; Raquel Santos, vice-diretora; e pastor Manoel Claudino, representante do corpo docente.
Durante a cerimônia, foram homenageados os professores Monique Cabral, Landsteiner Ventura Filho e Lucas Kevin, reconhecidos pela dedicação e excelência no ensino.

Na ministração, Pr. João Roberto destacou o papel dos cinco dons ministeriais para o aperfeiçoamento dos santos e a compreensão de que a redenção não se limita ao resgate, mas à restituição da humanidade ao propósito original de Deus.
Aos formandos, ele reforçou que há uma unção de influência sobre cada um deles e que essa unção deve ser usada para impactar vidas, famílias e cidades.
Representando os graduandos, o orador da turma, Gabriel Erick, destacou que estar no Rhema significou mais do que frequentar aulas: foi viver transformação.
“Cada aula trouxe algo novo: às vezes uma resposta esperada, outras vezes o confronto necessário. O processo exige constância, mas a recompensa é profunda. Saímos daqui não só com conhecimento, mas com convicção. Não apenas informados, mas transformados”, declarou.
FLORIANÓPOLIS (SC)

Já em Florianópolis (SC), a solenidade ocorreu em 29 de novembro de 2025 e reuniu 32 concluintes do primeiro ano e 26 graduados do segundo ano.
A noite contou com a ministração do preletor, pastor André Martins, líder da igreja local, que marcou o evento com uma mensagem impactante.
Ele destacou que “por meio do Evangelho, nos é revelada a nossa posição, e essa posição nos inspira a viver uma realidade que nunca experimentamos, mas para a qual fomos destinados”. O paraninfo acrescentou que o Evangelho confronta a forma de viver, pensar e compreender a vida.
A celebração transcorreu em um ambiente de alegria e gratidão, e encerrou-se com a convicção de que cada formando segue fortalecido para viver seu propósito e expressar, com maturidade e ousadia, a vida que Deus o chamou para experimentar.
BRASÍLIA (DF)

Na Asa Sul de Brasília (DF), a formatura realizada em 15 de novembro de 2025 reuniu 25 concluintes e 36 graduados. A solenidade teve como preletora a diretora local, Jussane Ferreira.
Ela destacou em sua ministração: “A Palavra nos fez mais que vencedores. Nós somos cheios do Espírito de Deus, e é com essa consciência, viva e poderosa dentro de nós, que avançamos”.

Entre os momentos mais especiais da cerimônia, destacou-se a participação de Luiz Walter, concluinte do primeiro ano, que superou limitações físicas para entrar pelo tapete vermelho acompanhado pelos monitores.
Representando sua turma, ele recebeu o certificado de conclusão do primeiro ano do Rhema e emocionou a todos com sua coragem e determinação.
Seu testemunho reforçou ainda mais o clima de fé que marcou a celebração: “Eu não venho de berço evangélico, mas me senti acolhido por todas as pessoas neste 1° ano. Recebi palavras de confiança e encorajamento de toda a equipe. Hoje me deram um diagnóstico de ataxia espinocerebelar nível 3, mas tenho convicção de que já sou curado em nome de Cristo, o Ungido. Quando fecho os olhos carnais e abro os espirituais, não me vejo parado. Eu me vejo correndo, pulando, com as mãos erguidas, glorificando e dando graças ao Altíssimo, pois tudo é por Ele e todas as coisas são para Ele”.
BENTO GONÇALVES (RS)

A formatura do Rhema em Bento Gonçalves (RS) teve um público superior a 300 pessoas, que participou da coroação dos 27 formandos e dos 36 concluintes do primeiro ano.
O paraninfo da turma, pastor João Roberto, ministrou uma Palavra impactante sobre identidade e o poder transformador das Escrituras. Ele ressaltou que a principal estratégia do inimigo é cegar os olhos do entendimento, mas encorajou os presentes ao afirmar: “Você não é comum. Deus o vê como alguém vocacionado com um plano. Você é tão bom naquilo pelo qual Deus o chamou, que para alguém substituí-lo haverá muito trabalho”.

A diretora Inalda Domingos prestou uma homenagem ao paraninfo, reconhecendo sua vida e ministério. A emoção se intensificou quando uma família de formandos compartilhou seu testemunho, afirmando que “o Rhema muda as nossas vidas”, enquanto a filha incentivava todos os presentes a conhecerem e viverem essa experiência.
A cerimônia encerrou-se com a convicção de que a Palavra da Fé continua transformando e capacitando a Serra Gaúcha para grandes obras.
MACEIÓ (AL)

No último sábado (29), a unidade Antares, em Maceió (AL) reuniu 47 concluintes e 44 formandos na solenidade de formatura, que destacou o impacto transformador da Palavra na trajetória dos 91 alunos que completaram dois anos de treinamento bíblico. O preletor da cerimônia foi o paraninfo Carlos Júnior.
O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônias Thiago Rafael, e a diretora da unidade, Grace Anne, abriu oficialmente a programação. Na sequência, a banda Presença e Glória conduziu um momento de louvor intenso, preparando o ambiente para a ministração.

A mensagem de Carlos Júnior com o tema Um crente com fogo, profundidade e lágrimas inspirou os presentes. Ele fez um chamado ao despertar espiritual, alertando para o risco de uma fé mecânica. Durante a preleção, destacou três pilares fundamentais para uma vida cristã consistente.
Após a ministração, a solenidade seguiu com a homenagem da diretora ao paraninfo, o discurso emocionante do orador da turma, Wellington Basílio, a entrega dos diplomas e a tradicional virada do pêndulo, que simbolizou a conclusão dessa jornada.
As cerimônias marcaram o início de uma nova estação para mais de mil pessoas que decidiram viver a Palavra de forma prática. Continue acompanhando as próximas matérias da cobertura das formaturas 2025.















