Verbo FM

EUROPA: Igrejas em Portugal e Suíça reabrem para os cultos presenciais

A bênção de voltar a congregar já é real para os irmãos em algumas igrejas Verbo da Vida na Europa. Mesmo seguindo as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) igrejas de Portugal e Suíça puderam retornar com os cultos presencias, após meses de espera e restrições devido ao isolamento social.

Em Lisboa, o retorno ocorreu no último domingo de maio (31). Antes da reabertura, toda a estrutura do templo foi adaptada às regras e orientações de saúde, assim como, os diáconos foram devidamente orientados, em como proceder para conservar o distanciamento entre as pessoas, estipulado pela lei, e higienização de equipamentos.

Para tanto, foram distribuídos folhetos com instruções para as pessoas, feita a sinalização vermelha para marcação do piso e a utilização de máscaras de proteção por todas as pessoas. Observadas as orientações, o culto foi iniciado com a ministração do louvor através de canções que inspiram a igreja fé. Após, a igreja assistiu um vídeo com instruções para o cumprimento das regras de convivência e saúde.

Durante o culto, além de festejar a reabertura, a igreja celebrou também a renovação da estrutura do templo. Pinturas, mudanças no gabinete pastoral, nas salas onde ficam os professores Rhema e na cantina, foram algumas das obras realizadas, além de outras novidades como: a oferta de uma geladeira. 

Debaixo da inspiração do Espírito Santo, o Pastor Wanderlei iniciou a sua ministração declarando que o Senhor, “abre portas, ainda que lá fora a situação pareça difícil, nós temos um Deus que opera milagres em nossas vidas”. Assim, Deus falou ao coração do dele, o trazendo à memória, acerca da trajetória de grandes homens de Deus na Bíblia que prosperaram em tempos de crise.

“Este é um tempo propício para o Senhor operar milagres em nossas vidas”.

Ele ainda reforçou que este é um tempo de crescimento em meio ao deserto. “Empresas podem estar fechando, mas a igreja terá provisão. Se para Cristo nada faltou, para a igreja nada faltará”, declarou o ministro. 

Crendo nessa convicção, mesmo diante destes desafios a igreja não parou. Os irmãos foram alimentados com ministrações diárias, o “alimento da fé”, como também através de reuniões on-line. Logo, envoltos nesta atmosfera de inspiração e palavras proféticas liberadas, o Verbo de Lisboa celebrou ao Senhor perseverando em fé e alegria.

PORTO – PORTUGAL

O tempo de isolamento social para os líderes e membros da Igreja Verbo da Vida, em Porto, também não foi fácil. Eles foram pegos de surpresa e as vidas nunca mais foram as mesmas. Foi preciso se reinventar em meio a crise, mas passou.

No último fim de semana, os cultos presenciais também retornaram, obedecendo todas as direções das autoridades portuguesas. Dessa forma, mesmo com a capacidade de ocupação reduzida, a reabertura foi muito emocionante.

Toda a preparação e higienização foi realizada, durante a semana, para receber os irmãos com segurança, inclusive os próprios membros fizeram a marcação prévia para participar dos cultos ocorridos, às 10 e 19 horas, ambos com 40 pessoas presentes.

O retorno dos cultos presenciais no Verbo do Porto marcou o início de uma nova estação que se apresenta como inspiradora de algo glorioso que Deus tem preparado para toda a sua igreja na Europa.

LEIRIA – PORTUGAL

O Verbo da Vida em Leiria iniciou os cultos no dia 8 de março e no dia 15 de março aconteceu a inauguração, contando com a presença do casal Gleison e Marina Cabral, supervisores do Ministério Verbo da Vida na Europa, prestigiando o evento. Porém, logo depois, após ter realizado apenas dois cultos, houve o fechamento de todas igrejas devido ao COVID-19.

No entanto, quase 3 meses depois, no dia 7 junho, aconteceu o retorno dos cultos, respeitando as regras impostas pelo governo local, seguindo as normas que permitem o máximo de 21 pessoas presentes.

Na oportunidade, o líder do Verbo em Leiria, pastor Marlon de Paula, trouxe a mensagem com o tema “Quando a fé encontra a unção”. Ele fortaleceu a igreja a permanecer firme na fé, confiante de que a Palavra de Deus é poderosa e nunca falha.

Foi um tempo maravilhoso de reencontro, matar a saudade e ter comunhão com os irmãos que há tanto tempo não se viam.

WINTERTHUR (ZURICH) – SUIÇA

No mesmo fim de semana, a igreja Verbo da Vida Winterthur – Zürich, na Suíça alemã, pôde com grande alegria realizar seu culto presencial. Em função disso, todas as medidas de segurança foram respeitadas, bem como o uso de máscaras e antibactericida disponibilizados pela igreja, para assepsia das mãos, logo na entrada.

Na oportunidade, estiveram presentes irmãos suíços e brasileiros. Os demais irmãos que residem nas proximidades da parte da Áustria, cuja fronteiras não foram abertas, assistiram o culto por transmissão on-line. O pastor Michel Häberli foi quem ministrou trazendo uma palavra poderosa fazendo com que os presentes ficassem muito animados e com muita alegria por esse tempo.

A exemplo de outras igrejas, durante o período de afastamento a Palavra não parou. A liderança encontrou meios de continuar forte e unida mesmo distante fisicamente, estavam todos em um só coração e um só espírito. Depois do culto a igreja desfrutou de um momento de comunhão, em que os irmãos trouxeram lanches devidamente separados e higienizados para servir, individualmente, para que não houvesse nenhuma possibilidade de contaminação. 

Após vivenciar esse período sem congregar, ficou notório que igreja está mais forte mesmo tendo passado por tão grande desafio, pois a consciência de ser Igreja está mais viva em todos!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!