A Igreja Verbo da Vida em Florianópolis (SC), junto ao Rhema e Alumni, reuniu mais de 110 pessoas nos dias 14 e 15 de fevereiro para o evento “Firmes na Verdade 2025”. Submissão e Autoridade foi o tema abordado no evento, que teve como objetivo proporcionar um aprofundamento nos princípios bíblicos de submissão e autoridade.
A programação não apenas transmitiu conhecimento teórico, mas também ofereceu ferramentas práticas e reflexões transformadoras sobre a importância da submissão e autoridade na vida cristã.

Os ministros convidados foram o pastor Perilo Borba, que ensina a matéria Submissão e autoridade nas Escolas Rhema, e Bia Martins, professora do Rhema.
No primeiro dia, Perilo Borba compartilhou uma mensagem esclarecedora sobre a submissão, termo frequentemente mal interpretado como passividade ou opressão. Ele explicou que, no original grego, “submissão” (upotasso) significa alinhar-se debaixo de uma missão, de um propósito maior que nós mesmos. Ele ainda enfatizou que a submissão a Deus é a base para o exercício de uma autoridade legítima e eficaz.
Já no segunda dia, Bia Martins trouxe uma reflexão desafiadora sobre como a rejeição à Palavra e o amor ao mundo são as principais causas da desordem na sociedade. Ela ressaltou como a verdadeira satisfação está pautada na renovação da mente pela Palavra de Deus.
Bia também enfatizou que a autoridade legítima é aquela estabelecida por Deus, servindo como um alicerce para a ordem e a justiça. Ela explicou que, quando a autoridade é exercida com base nos princípios bíblicos, ela promove crescimento, proteção e direção para os que estão sob sua influência. No entanto, a resistência à autoridade divina e a busca pelo próprio entendimento levam à desordem, tanto na igreja quanto na sociedade.
No encerramento do evento, o pastor Perilo desafiou os participantes a aplicarem os ensinamentos recebidos e se tornarem agentes de transformação em sua família, trabalho e comunidade. Ele citou Timóteo como exemplo de alguém que se dedicou a servir a Deus disposto a “perder para ganhar”, incentivando os presentes a seguirem esse modelo e a renunciarem o suprimento das suas próprias razões e vontades para buscar felicidade na obra que glorifica o Reino e sua justiça

No final do ultimo dia, participante enviaram perguntas e respostas aos palestrantes sobre temas como:
- Ética no trabalho;
- Dinâmica familiar;
- Posicionamento diante de controvérsias políticas e ideológicas.

Um dos aspectos essenciais da discussão foi a distinção entre confronto e afronta no contexto da submissão e autoridade, um princípio essencial para relacionamentos saudáveis e uma liderança servidora. Os professores do evento explicaram que confrontar com respeito e humildade é um ato de amor e edificação, enquanto afrontar reflete arrogância e rebeldia, comprometendo o crescimento espiritual.
Perilo ainda destacou que um cristão maduro aprende a controlar suas emoções e confiar na justiça de Deus, em vez de buscar vingança ou demonstrar que tem a razão. Já Bia Martins alertou que a afronta destrói relacionamentos e enfraquece o testemunho cristão. A discussão final reforçou princípios bíblicos sobre como responder a afrontas: não retribuir mal com mal (Romanos 12:17-21), responder com mansidão (Provérbios 15:1), seguir o exemplo de Cristo (1 Pedro 2:21-23), orar pelos que afrontam (Mateus 5:44) e saber quando o silêncio é a melhor resposta (Eclesiastes 3:1).
Os ensinamentos transmitidos ressoaram entre os participantes. Ari, um dos presentes, compartilhou sua experiência:“Como eu gostaria de ter recebido este conhecimento antes! Teria evitado muitas tribulações e conflitos que vivenciei nos últimos anos. Mas percebi que nunca é tarde para começar a aplicar o que aprendi aqui! Me matriculei no Rhema e estou animado para continuar o aprendizado e a aplicação prática da Palavra”.
No final do evento, os líderes da Igreja Verbo da Vida doaram uma matrícula para o sorteio e mais 6 pessoas foram generosas e doaram os valores das matrículas.






























3 Comentários
Parabenizamos a liderança da igreja por esse grande evento certamente a igreja foi grandemente abençoada
Glória a Deus firmes na verdade e um evento tremendo que traz maturidade e crescimento
Cada ministração nesse evento era uma chuva de revelações poderosas. Foi incrível!
