
O trabalho das Secretarias de Missões aproxima as igrejas Verbo da Vida dos missionários e fortalece a visão do MVV. Para apoiar essa atuação, a Agência de Missões Verbo da Vida trabalha na implantação, capacitação e desenvolvimento dessas equipes.
Por meio de treinamentos, orienta as secretarias sobre temas como cuidado missionário, levantamento de ofertas e organização das atividades. Além disso, promove ações como o Dia Verbo da Vida de Missões (DVVM), criado com o propósito de manter acesa a chama missionária e fortalecer a consciência da Igreja sobre sua responsabilidade na expansão do Evangelho.
PARCERIA COM A AGÊNCIA DE MISSÕES
Nos últimos anos, a Agência também aprimorou sua estrutura para oferecer um suporte mais estratégico às igrejas e aos missionários. A equipe passou a atuar em áreas específicas, com frentes dedicadas ao relacionamento com as Secretarias de Missões e ao acompanhamento dos enviados ao campo.
Entre as iniciativas desenvolvidas estão a inclusão de profissionais de psicologia no cuidado integral dos missionários e a realização de viagens ao campo para capacitar líderes das Secretarias e ampliar a visão missionária do MVV. Atualmente, a Agência acompanha 82 missionários e mais de 200 Secretarias de Missões implantadas nas igrejas Verbo da Vida.
BASTIDORES DO DIA VERBO DA VIDA DE MISSÕES
É por meio dessas equipes que essa visão também ganha expressão nas igrejas locais. Para honrar o legado missionário do Pr. Bud e Jan Wright, o Dia Verbo da Vida de Missões será realizado neste ano, no dia 16 de agosto.
Para a realização do evento, a Agência de Missões orienta as igrejas com materiais e diretrizes para a programação. As Secretarias de Missões assumem um papel importante nesse processo, cuidando da divulgação, decoração e preparação do culto.
A programação inclui louvor, o memorial sobre a chegada de Bud e Jan ao Brasil, ministração da Palavra e oferta missionária, mobilizando a Igreja a se envolver na obra por meio da oração, contribuição e envio.
É nesse contexto que o trabalho das equipes ganha forma nos bastidores. Elas se dedicam à oração, aos ensaios e à organização do cronograma do culto. Conheça, a seguir, os preparativos de duas delas.
CAMPINA GRANDE (PB)
Os líderes da Secretaria de Missões da Igreja Sede, Ítalo e Jessica Lima, estão super animados com a preparação desse dia. Entre decoração, entrada de bandeiras, teatro e oração, os integrantes da equipe se uniram a outros departamentos para realizar uma grande festa em dois cultos.

Ítalo Lima destacou a expectativa da equipe para a celebração e explicou que os preparativos começaram assim que o tema foi divulgado. A partir disso, a Secretaria definiu pessoas-chave para liderar diferentes áreas.
“Dividimos essa equipe em algumas frentes: especial (teatro), decoração, comunicação, venda de camisas e escalas”, contou.
Daniel e Beatriz Lopes ficaram responsáveis pelas vendas das camisetas do DVVM 2026 e também ajudaram a equipe de decoração na produção de algumas artes.
Para Beatriz, participar da organização foi uma experiência leve e tranquila, especialmente pela colaboração de todos os envolvidos. “É muito bom poder fazer parte disso e realmente poder contar com a ajuda de todo mundo. Todos pegaram junto nas escalas e nas vendas das camisas, e foi um sucesso!”, destacou.




Mais do que contribuir com a organização, ela ressaltou que a mobilização tem um propósito maior: abençoar os missionários que estão em lugares onde eles não podem estar presencialmente. “A gente está muito, muito feliz de poder, de alguma forma, abençoar a vida dos missionários que estão onde a gente não pode estar”, afirmou.
PARCERIA E NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO




O envolvimento, porém, não se limita à Secretaria de Missões. Outros departamentos da Igreja Sede também participam da programação, como DI, louvor, comunicação e adolescentes. Segundo Ítalo, mais de 30 pessoas da Secretaria de Missões estão diretamente envolvidas nas atividades relacionadas aos cultos.
Enquanto os preparativos avançam, a equipe também tem se dedicado à oração. Os integrantes têm participado de momentos de oração e alinhamentos para definir as atividades da celebração. Além disso, os líderes têm se reunido com o Pr. Perilo e Stephani Borba para receber orientações e repassá-las à equipe.
Essa preparação também reflete uma mudança na forma de conduzir um dos momentos da programação. Tradicionalmente, a Igreja Sede realiza uma peça teatral com menor participação do público. Desta vez, a proposta é envolver toda a congregação na experiência. “A Igreja não vai ser apenas espectadora, mas vamos instruir e incentivar todos a serem participantes, já que o tema é sobre oração”, afirmou Ítalo.
A participação da Igreja também será incentivada durante o momento de intercessão pelas nações. Os irmãos serão convidados a orar pelos países onde há missionários do Ministério, pelos que já estão no campo e por aqueles que ainda serão enviados.
SANTO ANDRÉ (SP)
No interior paulista, a mobilização da equipe também já está a todo vapor. Os 16 integrantes estão envolvidos em um propósito de oração pelo dia, além de desenvolverem uma decoração especial relacionada ao tema do evento.

Eles vão criar um cantinho de oração, no qual haverá um painel com fotos que retratam a realidade de países perseguidos. Nesse espaço, os participantes poderão escrever pedidos de oração. Logo após a celebração, cada integrante da Secretaria de Missões local ficará responsável por interceder, durante uma semana, pelos pedidos dos irmãos.
O pastor Wellington Clementino, líder da Verbo em Santo André (SP), destacou a expectativa da igreja para o Dia Verbo da Vida de Missões. De acordo com ele, a mobilização tem alcançado igrejas em todo o mundo e representa uma oportunidade de celebrar e fortalecer a visão missionária.
Na mesma direção, Marta Clementino também ressaltou a importância da oração como fundamento para o avanço missionário. “Com certeza, estamos com muita expectativa, porque a missão começa e continua com oração. Estaremos aqui em muita festa e alegria, participando desse tempo tão poderoso que é o Dia Verbo da Vida de Missões”, declarou.
Para Sônia Almeida, líder da Secretaria local, a data representa uma oportunidade de relembrar a história do Ministério e incentivar a Igreja a permanecer conectada à obra missionária.
Entre os demais integrantes, a expectativa também é de um tempo especial de celebração. Kauã Henrique, ao lado de sua mãe, Michelly Antunes, e da irmã, Sophia Antunes, que também integram a equipe, compartilhou a animação pela chegada do Dia Verbo da Vida de Missões.
Wilavaldo Afonso também destacou que o evento será uma oportunidade de fortalecer a visão missionária na igreja local.
ENVOLVA-SE COM A OBRA MISSIONÁRIA

Nos bastidores do Dia Verbo da Vida de Missões, existem pessoas que oram, contribuem, mobilizam e trabalham para manter viva a visão missionária do Ministério. Em cada igreja local, esse compromisso ganha forma por meio de equipes que entendem que missões não se resumem a uma data no calendário, mas fazem parte da identidade do Verbo da Vida e de sua responsabilidade na Grande Comissão.
















