O Dia da Bíblia está chegando! Prepare-se para celebrar com a gente!

Postado em
0

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119.105).

O segundo domingo de dezembro, para nós cristãos é considerado o Dia da Bíblia. Diante disso, com o objetivo de incentivar todas as nossas igrejas a celebrarem esta data, o Ministério Verbo da Vida criou uma programação especial para marcar este importante dia. O evento é de iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil e conta com o apoio várias igrejas espalhadas por todo território nacional. Em 2020, a temática desataca pela SBB é o Jovem e a Bíblia, baseada em 1 Samuel3.9, que diz: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.  Assim, prepare a sua igreja e junte-se a nós nesta grande corrente em prol do devido reconhecimento e propagação da Palavra da Fé.

Atenção pastores! Confira algumas sugestões das muitas formas de mobilizar sua igreja para participar:

  • Compartilhando nossos conteúdos: as artes comemorativas, os textos nos blogs sobre o assunto, vídeos postados, e tudo o mais que foi desenvolvido e publicado em nossas redes sociais;
  • Colocando o tema nos ensinamentos da Escola Dominical
  • Realizando um Culto de Celebração especial, no domingo, com pregação voltada para o assunto;
  • Promover a doação de Bíblias;
  • Desenvolver alguma ação em praças públicas, ao ar livre para alcançar as comunidades, entre muitas outras.

Aqui em Campina Grande (PB), para comemorar a data, será realizado o 2º Passeio Ciclístico da Família Cristã. O evento será promovido pela Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), em parceria com a União Missionária para a Evangelização da Paraíba (Umepa) e com o apoio do Centro de Treinamento Bíblico Rhema e da Editora Rhema Publicações.

A programação completa você confere clicando aqui!

POR QUE DEVEMOS NOS UNIR PARA CELEBRAR ESTA DATA?

Apesar de ser considerado o livro mais lido, traduzido e distribuído no mundo – visto que os últimos levantamentos apontam para mais de *2.500 traduções – infelizmente, em muitos lares brasileiros, a Bíblia não passa de um mero objeto de decoração, aberta quase sempre nos Salmos 91 ou 23, como se fosse uma espécie de amuleto, apenas.

No entanto, para aqueles que, como nós, a consideram como um importante e incontestável “manual de vida”, ela se constitui como o livro sagrado que dita as normas de condução de uma vida de fé. Nós cremos que a Bíblia é a Palavra viva e revelada, é a palavra Rhema, que vai muito além de uma compilação de livros escritos há mais de 1.600 anos.

Clique aqui e confira no infográfico como, segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, a Bíblia chegou até nós!

A LEI FEDERAL 

A lei federal responsável por instituir a celebração do Dia da Bíblia, sempre no segundo domingo de dezembro, em todo território nacional, foi a Lei nº 10.335, de 19.12.2001
O que diz a referida lei?

SETE CURIOSIDADES SOBRE AS ESCRITURAS

1. A palavra Bíblia – vem do grego e significa “papiro para escrever”.
2 . Capítulos e versículos –  Ela possui 1.189 capítulos (929 no AT e 260 no NT) e, dependendo da versão, cerca de 31.100 versículos.
3. Onde fica o meio da Bíblia – no Salmo 118.8, existem 594 capítulos antes e depois 
4. Qual o maior e o menor capítulo – o maior é o Salmo 119, com 176 versículos divididos em 22 seções de oito versos cada uma, e o menor é o Salmo 117, com dois versículos, apenas.
5. Qual o maior e o menor versículo – o maior é Ester 8:9, como 415 caracteres no original e o menor é Êxodo 20-13 com apenas 10 letras.
6. A ‘Bíblia’ dentro da Bíblia – com 66 capítulos o livro de  Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia. Os 39 primeiros trazem a história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
6. Livros com 1 capítulo – Filemon, II João, III João, Judas e Obadias. II João é o menor deles, possuindo só 13 versículos.
7. Formação do Novo Testamento – Tiago foi o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito, entre 45 e 48 d.C. De acordo com estudiosos, os Evangelhos foram escritos pelo menos 10 anos depois de Tiago. 

*Com informações do site: Gospel Prime.

PERFUMES CITADOS NA BÍBLIA

MIRRA – A mirra foi a primeira essência escolhida por Deus para produzir o azeite da santa unção no Tabernáculo de Moisés: “Tu, pois, toma para ti das principais especiarias: da mais pura mirra…”(Êxodo 30:23). Ester passou por um tratamento de beleza de doze meses, dos quais seis foram à base de mirra.

NARDO – Jesus foi ungido por Maria em Betânia com o precioso nardo (João 12.1-8). Conhecido como jatamansi, na Índia, o nardo ou spikanardo é um dos melhores óleos para acalmar os nervos. É a fragrância do perdão. Usado para ungir pessoas que precisam de um renovo espiritual.

ALOÉS – É da madeira de uma árvore preciosa e odorífera. A especiaria foi utilizada no sepultamento de Jesus, por José de Arimatéia e Nicodemos, descrito em João 19.39-40.

CINAMOMO – Supõem-se ser a canela. É mencionada em Êxodo 30.23, como uma das partes componentes do óleo da Santa unção, e em Provérbios 7.17, como um perfume para o leito e em Cantares 4:14, plantas do jardim que é a imagem da noiva.

ACÁCIA OU CÁSSIA – Casca aromática semelhante a canela. Tem a propriedade de limpeza e purificação como o álcool. Essência ou óleo sagrado para unção (Êxodo 30.24). “Todas as tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos palácios adornados de marfim ressoam os instrumentos de corda que te alegram” (Salmos 45.8).

BÁLSAMO – Usada como propriedade curativa (Jeremias 46.11).

CÁLAMO – Erva cicatrizante. Unguento utilizado para curar cortes e feridas. Representa a ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

LÍRIO DOS VALES – Os lírios foram usados para enfeitar o templo do Deus Altíssimo.

ROSA DE SAROM – Encontrada na Palestina (Cantares 2.1).

ÓLEO DA OLIVEIRA – Considerada uma árvore valiosa por causa do óleo, juntamente à vinha era a maior fonte de riqueza da nação de Israel. É considerada símbolo de beleza, força, bênção divina e prosperidade. A unção com óleo significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

AZEITE – Igual ao óleo da consagração.

*Com informações do Portal Rainha Ester

Bom, agora que você aprendeu um pouco mais sobre as sagradas escrituras que tal reservar um tempinho na sua agenda, e se desafiar para ler a Bíblia completa em 2021, desenvolvendo, assim, um relacionamento mais íntimo com o Senhor? 

Abaixo, separamos uma dica do Pr. Rozilon Lourenço para facilitar seu entendimento de como ler a Palavra da Fé e retirar o melhor proveito possível de seus ensinamentos. Confira:

Como ler a Bíblia:
– Comece pelo Novo Testamento lendo os capítulos de 1 João, 2 João e 3 João; 
– Em seguida, leia João;
– Depois siga para as leituras de Mateus, Marcos e Lucas;
– Cartas dos Romanos até Judas; 
– O livro de Atos
– Vá para o Velho Testamento, a partir de  Gênesis (22 diz Deus provou Abraão…) quando você ler isso, você vai se conectar a Jesus.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA