
O Sistema Prisional Masculino de Campina Grande (PB) foi palco de exaltação ao Senhor com a entrega de certificados a 25 alunos do Curso de Introdução Bíblica Verbo da Vida, que celebraram a alegria de serem libertos espiritualmente por Jesus. A cerimônia contou com a presença de parte da Diretoria Executiva do Ministério Verbo da Vida (MVV) e na ocasião, também foram entregues os certificados para 44 alunos do Curso de Capacitação, iniciativa da ONG Ide Projetos Sociais.





Entre os membros da Diretoria do MVV, estavam presentes Guto Emery, presidente, Renato Gaudard, diretor executivo, João Roberto Albuquerque, vice-diretor executivo, Thiago Borba, segundo secretário executivo, e Arthur Marques, conselheiro. Além deles, prestigiaram o evento, Leni Sucupira, diretor da Unidade Prisional Raimundo Asfora, Juliana Borba, coordenadora das Escola Bíblicas e Rhema, Joel Lima, diretor do Curso de Introdução Bíblica Verbo da Vida, Sandra Lima, vice-diretora, Jairo Pacheco, presidente da ONG Ide Projetos Sociais, Valter Crericuzi, diretor do Rhema e do Curso de Introdução Bíblica no Presídio Masculino em Petrolina (PE), além de professores e monitores dos cursos.

Joel Lima, diretor do Curso de Introdução Bíblica, festejou a conclusão da etapa: “Deus sempre faz muito mais do que aquilo que pensamos. Hoje é um dia muito especial para todos nós. Chegamos lá. Somos convictos de que foi o Senhor que separou este tempo para podermos chegar aqui e sermos um instrumento d’Ele na vida de vocês. Esta Unidade não é mais a mesma. Que tenhamos uma cerimônia repleta de regozijo na presença do Senhor, porque Ele está nessa história”.
Livres em Jesus
Os concluintes do Curso estavam vestidos com uma beca especial e se mostraram bastante animados com a realização da cerimônia. O concluinte Rafael Borges da Silva representou a turma e expressou sua felicidade: “Quero expressar minha gratidão a Deus e também ao Ministério Verbo da Vida por proporcionar um projeto tão maravilhoso como esse dentro da comunidade penitenciária, onde podemos obter um melhor conhecimento de Deus para as nossas vidas”.

Rafael ainda lembrou que chegou ao sistema prisional sem esperança alguma, mas que, através do agir de Deus, pôde enxergar além do que seus olhos podiam ver. “Com todos os ensinamentos, pude obter o suficiente para ter uma vida correta e abençoada dentro dos padrões bíblicos. Quero sair deste lugar e compartilhar o aprendizado com minha família, vizinhos e amigos, para que eles também sejam impactados por esse tão grande amor de Deus. Creio que as portas vão se abrir e seremos capazes de sustentar as nossas famílias com dignidade e mostrar que existe um Deus capaz de transformar as nossas vidas”, comemorou.
Conselhos libertadores

O apóstolo Guto Emery ministrou a Palavra e manifestou a alegria de poder participar da cerimônia. Ele agradeceu a todos os envolvidos nos cursos e ao diretor, Sucupira, por abrir as portas do presídio para o ensino das Escrituras. Em seguida, se dirigiu aos alunos com algumas orientações: “Se você crê que Deus existe, você tem fé em seu coração. E isso é o suficiente para Deus começar a mudar o seu mundo. É necessário mudar o nosso interior, nossa maneira de crer e pensar. Quando pensamos corretamente, nós vamos falar e agir corretamente e ter um despertar de Deus para a nossa vida”.
Guto ainda aconselhou os concluintes, lembrando que o sofrimento do homem não se deve à ausência de Deus, mas a procurá-lO no lugar errado. “Nós podemos encontrar Deus e a solução para a nossa vida, quando procurarmos no lugar certo, que é na Sua Palavra. A Bíblia é a vontade d’Ele. Quando a obedecemos, ela trabalha por nós e Ele se manifesta para nos abençoar, nos enriquecer por dentro. Quando a declaramos, o ambiente muda. Ainda que vocês vivam neste lugar, ele pode ser mudado declarando a Palavra. Deixe ela gerar a confiança que faz com que Deus o conduza para endireitar todas as veredas da sua vida. Deus sabe como fazer”, finalizou.

Após a ministração, o diretor do Curso de Introdução Bíblica, Joel Lima, entregou os certificados para os concluintes, que foram ovacionados pelo público presente.
Capacitando para a vida
A cerimônia ainda seguiu com a entrega dos certificados para os 44 alunos do Curso de Capacitação, com foco nos treinamentos em Informática, Barbearia, Eletricidade Predial e Manutenção de Celular. Na oportunidade, o aluno Gabriel de Amorim Oliveira foi escolhido para representar os demais no recebimento dos certificados.

O diretor da Unidade Prisional, Leni Sucupira, estava radiante com a conquista dos alunos. Ele compartilhou sua trajetória profissional e observou o quanto Deus agiu em seu favor e aconselhou os presentes: “Vocês estão tendo a oportunidade de viver essa história. Tenho certeza que cada um que está aqui tem pessoas que estão orgulhosas esperando vocês saírem daqui. Meu “salário moral” é ver vocês, quando estiverem na rua, me chamar e dizer que estão trabalhando e que estão na Palavra. Parabéns a todos!”.
O Pr. Jairo Pacheco, por sua vez, afirmou que o chamado do Senhor é para transformar lugares e vidas. Segundo ele, enquanto as pessoas olham para o passado, Deus olha para o futuro. “Minha expectativa é de que a minha vida e o meu trabalho estejam sempre voltados para que pessoas tenham a oportunidade de ter as suas vidas transformadas através dos cursos. Vocês pediram e aproveitei essa oportunidade. Estamos com mais convicção de que, em breve, nós iremos nos encontrar lá fora”.

O pastor também fez questão de acrescentar que Deus se envolve com as aspirações das pessoas. “Eu creio que o nosso trabalho gera novas expectativas. O ser humano precisa de uma mão estendida, de alguém que acredite nele. É muito positivo ver a sua alegria. Não tem como não enxergar Deus através de atitudes simples como essa”, finalizou.





Quem também estava na cerimônia e se alegrou bastante foi Phelipe Costa, instrutor de barbearia. Ex-aluno da ONG Ide no mesmo curso, hoje ele é professor e dono do próprio salão. Durante a cerimônia, compartilhou sua experiência. “Quando o Pr. Jairo me chamou para dar aula aqui, fiquei um pouco receoso. Mas, quando cheguei, vi que os alunos têm um bom comportamento. É uma galera bem respeitosa. Alguns já viraram até amigos”, enfatizou.
3 Comentários
Louvamos ao senhor por esses 25 alunos que se exporam a palavra para mudar suas vidas, estamos convictos de que a palavra não volta vazia e eles serão testemunho de vidas em todos os lugares . Louvamos ao senhor porque eles não serão mais os mesmos. Também nós alegramos pelos quarenta e quatros homens que receberam a capacitação para fazerem parte da sociedade e fazerem a diferença. Para nós que fazemos parte da família da fé regozijamos por esse trabalho tão tremendo que resultará em grandes frutos . Vamos esvaziar as cadeias vamos mudar destino vamos fechar a cova vamos mudar sentença de morte.e vamos virar cativeiro .Oh glória
Glória a Deus ver a nossa diretoria, realizando a convocação de Jesus quando mim viste preso não mim visitaste. E a igreja tem saído das quatros paredes para levar a resposta para os.presidios e proclamar a libertação e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará . Essa a visão de Deus e de reino
Glória a Deus esse e o ano aceitável do senhor o senhor ungiu a igreja para por em liberdade os oprimidos e a por em liberdade os algemados e apregoar o ano aceitável do senhor.Louvamos ao senhor por esses sessenta e nove homens libertos , eles saírao deste lugar para mudar o mundo ao seu redor. Somos gratos ao senhor pelo ministério verbo da vida que tem abençoado e alcançado aqueles que estão atrás das grades e quem já estão libertos por dentro, através do conhecimento da palavra