
A manhã de sexta-feira começou de uma forma surpeendente e arrebatadora, com o lançamento do novo EP do cantor e pastor Stephen Bell. Ele foi honrado pelo Ap. Guto Emery, que também intercedeu, junto à igreja, pela Igreja Verbo da Vida em Zumbi (PB), onde o ministro pastoreia. Stephen falou da sua alegria e privilégio, além de encorajar os pastores e diretores presentes a permanecerem firmes no cumprimento do chamado. “Deus é tão bom e eu sou muito grato, levanto o nome d’Ele porque Ele é digno de todo louvor”.

Em seguida, Stephen cantou as músicas que estão sendo lançadas na Reunião de Pastores. Confira a versão completa de uma das canções, já disponível no canal do Ministério Verbo da Vida, no YouTube:
Mover espiritual
O Pr. Humberto Albuquerque pediu para falar com os ministros presentes sobre uma direção que recebeu do Espírito Santo. Todos que estivessem passando por algum problema de alergia foram chamados à frente. O pastor disse que o Espírito tem um ministério no corpo de cada um. Os que foram receberam a oração de fé e foram declarados curados e sarados no Nome de Jesus.

Em outra inspiração divina, o Pr. Darren Wray chamou o Ap. Guto e expressou o quanto ele tem um chamado de paternidade. “Achei Davi, homem segundo o meu coração”. Segundo ele, Deus achou Guto, homem segundo o Seu coração. “O seu coração, a sua humildade, o seu amor nos constrange, nos inspira. Somos ministros melhores e mais próximos de Deus por causa da sua vida e sua dedicação. O seu legado vai ser muito grande porque a sua impressão digital está sendo deixada em várias nações deste mundo”. Depois, Darren falou o quanto ama e agradece pela vida do apóstolo, assim como ele acreditava estar sendo um porta-voz de todos os que estavam na reunião. E todos oraram, em seguida, pela vida de Guto.
Panorama administrativo


O dirigente da manhã foi o pastor Agnaldo Marques, que apresentou o próximo momento: “Esta é uma manhã que vamos estar levando o nosso ‘carro’ para a oficina e vamos chamar os primeiros mecânicos: Renato, Cleanto e Raphael”.
Renato Gaudard, integrante da Diretoria do MVV, e Cleanto Silveira, coordenador da Secretaria das Igrejas, além de Rafael William, coordenador financeiro, apresentaram informações sobre o diagnóstico da supervisão, com o acompanhamento do status financeiro e contábil das igrejas. Thiago Garcia, coordenador jurídico do MVV, falou sobre a importância de manter os processos administrativos das igrejas dentro das leis específicas.

Em seguida, Rachel Bichusky, coordenadora da Associação Ministerial Verbo da Vida e da Associação Alumni Rhema, apresentou as novidades da área para licenciamento e ordenação de ministros e os benefícios de ser um associado. Entre as novidades, está o acesso ao aplicativo Alumni pelo computador e pela Smart TV.
Thiago Garcia, junto aos colaboradores Jorge Leal e Carolline Montenegro, integrantes da coordenação jurídica, trouxeram esclarecimentos sobre os diversos tipos de contratações realizadas pelas igrejas. O objetivo foi instruir os pastores a serem prudentes e atentos às leis relacionadas a esses processos.
Um tema novo que foi abordado também pela Coordenação Jurídica foi o Direito de Imagem. Quem participou desse momento foi Thiago Garcia, Landsteiner Ventura, da Coordenação Jurídica, e Perilo Borba, coordenador de Comunicação do MVV. A dúvida apresentada foi: como proceder com o direito de imagem durante os cultos?. “Devemos ter cuidado com o que é exibido para fora!”, orientou Perilo. Alguns cuidados indicados com relação ao direito de imagem são: ter um cartaz orientando os participantes do culto na entrada da igreja, priorizar a coletividade e evitar transmitir situações constrangedoras, no mover do Espírito ou no momento de dízimos e ofertas.


A liturgia de culto também foi abordada nesta manhã. Desta vez, foi o Pr. Thiago Borba quem deu as instruções. “Culto tem que ter hora para começar e hora para acabar”, disse inicialmente o pastor. Ele também falou outros pontos a considerar: o dirigente deve ser prático e objetivo; o ministro que vai pregar deve sempre ser apresentado; os apelos de novo nascimento, batismo no Espírito Santo e cura devem ser sempre feitos;
Thiago Garcia, Landsteiner Ventura e Rubens Nascimento, também integrante da Coordenação Jurídica, falaram sobre os princípios da boa administração de recursos. Nesse tema, eles detalharam a importância de ter decisões seguras e responsáveis, estabelecimento de contratações seguras e prudência na análise de orçamentos.

Por fim, Juliana Borba, coordenadora das Escolas Rhema, tratou de alguns temas, como os Treinamentos por Supervisão. Juliana apresentou o resultado dos treinamentos realizados em todo o Brasil, com 781 pessoas treinadas. Ela também abordou o comprometimento das saídas com base nas entradas, além das unidades do Rhema Prisional e os Cursos de Introdução Bíblica Verbo da Vida. “Temos colhido frutos incríveis. E o avivamento dentro dos presídios é uma realidade”, festejou a ministra. Juliana ainda falou sobre casamento e união estável e que o aluno precisa regularizar a sua situação de relacionamento para poder passar para o segundo ano.

Após esse tempo rico de instruções, os participantes da Reunião de Pastores foram liberados, recheados de conhecimento e alegria para mais um período poderoso.